Teoria e Prática da Metodologia da Pesquisa Histórica: Reflexões sobre uma Experiência Didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Prof. Dr. Pedro Spinola Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Teoria da História
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28628
Resumo: O objetivo deste artigo consiste em discutir a relevância da metodologia na história. Por meio do conceito da concepção de Jörn Rüsen de unidade metodológica (como demonstrado em seu trabalho Reconstrução do Passado), é possível elaborar todo um curso de metodologia. Com o fito de provar tanto a legitimidade teórica quanto o uso prático da metodologia, este artigo dá o exemplo da hermenêutica – não só como elaboração de dados, mas também como caminho para a descoberta das profundas implicações do pesquisadores com o próprio processo de conhecimento.
id UFG-10_260597b0930f2968fd1f4eca5a32bff6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28628
network_acronym_str UFG-10
network_name_str Revista de Teoria da História
repository_id_str
spelling Teoria e Prática da Metodologia da Pesquisa Histórica: Reflexões sobre uma Experiência DidáticaMetodologia – Jörn Rüsen – HermenêuticaO objetivo deste artigo consiste em discutir a relevância da metodologia na história. Por meio do conceito da concepção de Jörn Rüsen de unidade metodológica (como demonstrado em seu trabalho Reconstrução do Passado), é possível elaborar todo um curso de metodologia. Com o fito de provar tanto a legitimidade teórica quanto o uso prático da metodologia, este artigo dá o exemplo da hermenêutica – não só como elaboração de dados, mas também como caminho para a descoberta das profundas implicações do pesquisadores com o próprio processo de conhecimento.Universidade Federal de Goiás2014-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28628Revista de Teoria da História; Vol. 3 No. 1 (2010); 6-19Revista de Teoria da História; v. 3 n. 1 (2010); 6-192175-5892reponame:Revista de Teoria da Históriainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28628/16069Caldas, Prof. Dr. Pedro Spinola Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T06:46:03Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/28628Revistahttps://revistas.ufg.br/teoria/PUBhttps://revistas.ufg.br/teoria/oai||revistateoriadahistoria@hotmail.com2175-58922175-5892opendoar:2020-12-11T06:46:03Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Metodologia da Pesquisa Histórica: Reflexões sobre uma Experiência Didática
title Teoria e Prática da Metodologia da Pesquisa Histórica: Reflexões sobre uma Experiência Didática
spellingShingle Teoria e Prática da Metodologia da Pesquisa Histórica: Reflexões sobre uma Experiência Didática
Caldas, Prof. Dr. Pedro Spinola Pereira
Metodologia – Jörn Rüsen – Hermenêutica
title_short Teoria e Prática da Metodologia da Pesquisa Histórica: Reflexões sobre uma Experiência Didática
title_full Teoria e Prática da Metodologia da Pesquisa Histórica: Reflexões sobre uma Experiência Didática
title_fullStr Teoria e Prática da Metodologia da Pesquisa Histórica: Reflexões sobre uma Experiência Didática
title_full_unstemmed Teoria e Prática da Metodologia da Pesquisa Histórica: Reflexões sobre uma Experiência Didática
title_sort Teoria e Prática da Metodologia da Pesquisa Histórica: Reflexões sobre uma Experiência Didática
author Caldas, Prof. Dr. Pedro Spinola Pereira
author_facet Caldas, Prof. Dr. Pedro Spinola Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Prof. Dr. Pedro Spinola Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia – Jörn Rüsen – Hermenêutica
topic Metodologia – Jörn Rüsen – Hermenêutica
description O objetivo deste artigo consiste em discutir a relevância da metodologia na história. Por meio do conceito da concepção de Jörn Rüsen de unidade metodológica (como demonstrado em seu trabalho Reconstrução do Passado), é possível elaborar todo um curso de metodologia. Com o fito de provar tanto a legitimidade teórica quanto o uso prático da metodologia, este artigo dá o exemplo da hermenêutica – não só como elaboração de dados, mas também como caminho para a descoberta das profundas implicações do pesquisadores com o próprio processo de conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28628
url https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28628/16069
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Teoria da História; Vol. 3 No. 1 (2010); 6-19
Revista de Teoria da História; v. 3 n. 1 (2010); 6-19
2175-5892
reponame:Revista de Teoria da História
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Revista de Teoria da História
collection Revista de Teoria da História
repository.name.fl_str_mv Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistateoriadahistoria@hotmail.com
_version_ 1809730281153757185