FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem (Catalão. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57502 |
Resumo: | Com base em Vygotsky (1930, 1934) e em pesquisadores atuais que discutem a organização colaborativo-crítica dos contextos de formação contínua na escola, este artigo discute a relação entre colaboração, contradição e os contextos de formação contínua como lócus de inserção de transformações na escola. Entende a formação de formadores como um coletivo que, por meio de relações mútuas e dialéticas entre todos os participantes do contexto escolar (professores, gestores, alunos) e fora dele (pesquisadores), juntos discutem a realidade específica da escola em relação às mudanças socioculturais e políticas do mundo e colaborativamente agem para a transformação da escola e da sociedade. |
id |
UFG-11_b6f7bfacf223d9b2d8853fcd92d63ccd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/57502 |
network_acronym_str |
UFG-11 |
network_name_str |
Linguagem (Catalão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃOCom base em Vygotsky (1930, 1934) e em pesquisadores atuais que discutem a organização colaborativo-crítica dos contextos de formação contínua na escola, este artigo discute a relação entre colaboração, contradição e os contextos de formação contínua como lócus de inserção de transformações na escola. Entende a formação de formadores como um coletivo que, por meio de relações mútuas e dialéticas entre todos os participantes do contexto escolar (professores, gestores, alunos) e fora dele (pesquisadores), juntos discutem a realidade específica da escola em relação às mudanças socioculturais e políticas do mundo e colaborativamente agem para a transformação da escola e da sociedade.Universidade Federal de Catalão2019-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/5750210.5216/lep.v22i2.57502Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 2 (2018)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57502/32745Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMAGALHÃES, Maria Cecília Camargo2019-03-26T21:32:44Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/57502Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2019-03-26T21:32:44Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO |
title |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo |
title_short |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO |
title_full |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO |
author |
MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo |
author_facet |
MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo |
description |
Com base em Vygotsky (1930, 1934) e em pesquisadores atuais que discutem a organização colaborativo-crítica dos contextos de formação contínua na escola, este artigo discute a relação entre colaboração, contradição e os contextos de formação contínua como lócus de inserção de transformações na escola. Entende a formação de formadores como um coletivo que, por meio de relações mútuas e dialéticas entre todos os participantes do contexto escolar (professores, gestores, alunos) e fora dele (pesquisadores), juntos discutem a realidade específica da escola em relação às mudanças socioculturais e políticas do mundo e colaborativamente agem para a transformação da escola e da sociedade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57502 10.5216/lep.v22i2.57502 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57502 |
identifier_str_mv |
10.5216/lep.v22i2.57502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57502/32745 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 2 (2018) 2358-1042 reponame:Linguagem (Catalão. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Linguagem (Catalão. Online) |
collection |
Linguagem (Catalão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistalinguagem@gmail.com |
_version_ |
1798328448008060928 |