FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57502
Resumo: Com base em Vygotsky (1930, 1934) e em pesquisadores atuais que discutem a organização colaborativo-crítica dos contextos de formação contínua na escola, este artigo discute a relação entre colaboração, contradição e os contextos de formação contínua como lócus de inserção de transformações na escola. Entende a formação de formadores como um coletivo que, por meio de relações mútuas e dialéticas entre todos os participantes do contexto escolar (professores, gestores, alunos) e fora dele (pesquisadores), juntos discutem a realidade específica da escola em relação às mudanças socioculturais e políticas do mundo e colaborativamente agem para a transformação da escola e da sociedade.
id UFG-11_b6f7bfacf223d9b2d8853fcd92d63ccd
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/57502
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃOCom base em Vygotsky (1930, 1934) e em pesquisadores atuais que discutem a organização colaborativo-crítica dos contextos de formação contínua na escola, este artigo discute a relação entre colaboração, contradição e os contextos de formação contínua como lócus de inserção de transformações na escola. Entende a formação de formadores como um coletivo que, por meio de relações mútuas e dialéticas entre todos os participantes do contexto escolar (professores, gestores, alunos) e fora dele (pesquisadores), juntos discutem a realidade específica da escola em relação às mudanças socioculturais e políticas do mundo e colaborativamente agem para a transformação da escola e da sociedade.Universidade Federal de Catalão2019-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/5750210.5216/lep.v22i2.57502Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 2 (2018)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57502/32745Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMAGALHÃES, Maria Cecília Camargo2019-03-26T21:32:44Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/57502Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2019-03-26T21:32:44Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO
title FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO
spellingShingle FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO
MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo
title_short FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO
title_full FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO
title_fullStr FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO
title_sort FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO
author MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo
author_facet MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo
description Com base em Vygotsky (1930, 1934) e em pesquisadores atuais que discutem a organização colaborativo-crítica dos contextos de formação contínua na escola, este artigo discute a relação entre colaboração, contradição e os contextos de formação contínua como lócus de inserção de transformações na escola. Entende a formação de formadores como um coletivo que, por meio de relações mútuas e dialéticas entre todos os participantes do contexto escolar (professores, gestores, alunos) e fora dele (pesquisadores), juntos discutem a realidade específica da escola em relação às mudanças socioculturais e políticas do mundo e colaborativamente agem para a transformação da escola e da sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57502
10.5216/lep.v22i2.57502
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57502
identifier_str_mv 10.5216/lep.v22i2.57502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57502/32745
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 2 (2018)
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328448008060928