CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MUNIZ DA SILVA, Edna Cristina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/41251
Resumo: Ao longo de três décadas, pesquisadores da chamada Escola de Sydney, das áreas de linguagem e educação, têm descrito a estrutura dos gêneros e desenvolvido uma pedagogia de gêneros para o ensino da leitura e da produção de textos (que se encontra agora em sua terceira geração), fundamentados na abordagem sistêmico-funcional da linguagem (Painter 1986; Rothery 1996; Martin 1999; Christie 1999; Macken-Horarik 2002; Coffin 2006; Martin e Rose 2008). O atual programa de letramento baseado em gêneros é conhecido como Reading to Learn (Rose e Martin 2012; Rose 2013). É uma metodologia de ensino que integra o ensino da leitura e da escrita aos conteúdos curriculares da escola no ensino básico e superior. O objetivo é ensinar habilidades de leitura e escrita que capacitem os estudantes a serem bem-sucedidos na leitura e produção textual dos gêneros curriculares das famílias das estórias, das histórias, dos argumentos, da interpretação e dos procedimentos, cujos propósitos sociais são entreter, informar e avaliar. O ciclo de ensino-aprendizagem baseado em gêneros requer a troca de responsabilidade entre professores e estudantes, pois o professor fornece todo o suporte de que os estudantes precisam para se aproximarem e se apropriarem dos gêneros, e os estudantes também assumem responsabilidade por sua própria aprendizagem. Neste artigo, apresentarei o programa Reading to Learn, o ciclo de aprendizagem baseado no ensino de gêneros e a descrição das famílias de gêneros, suas etapas e fases.
id UFG-11_bdb0a3dfa85f7b9fbe5a818bdc0841b9
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/41251
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROSAo longo de três décadas, pesquisadores da chamada Escola de Sydney, das áreas de linguagem e educação, têm descrito a estrutura dos gêneros e desenvolvido uma pedagogia de gêneros para o ensino da leitura e da produção de textos (que se encontra agora em sua terceira geração), fundamentados na abordagem sistêmico-funcional da linguagem (Painter 1986; Rothery 1996; Martin 1999; Christie 1999; Macken-Horarik 2002; Coffin 2006; Martin e Rose 2008). O atual programa de letramento baseado em gêneros é conhecido como Reading to Learn (Rose e Martin 2012; Rose 2013). É uma metodologia de ensino que integra o ensino da leitura e da escrita aos conteúdos curriculares da escola no ensino básico e superior. O objetivo é ensinar habilidades de leitura e escrita que capacitem os estudantes a serem bem-sucedidos na leitura e produção textual dos gêneros curriculares das famílias das estórias, das histórias, dos argumentos, da interpretação e dos procedimentos, cujos propósitos sociais são entreter, informar e avaliar. O ciclo de ensino-aprendizagem baseado em gêneros requer a troca de responsabilidade entre professores e estudantes, pois o professor fornece todo o suporte de que os estudantes precisam para se aproximarem e se apropriarem dos gêneros, e os estudantes também assumem responsabilidade por sua própria aprendizagem. Neste artigo, apresentarei o programa Reading to Learn, o ciclo de aprendizagem baseado no ensino de gêneros e a descrição das famílias de gêneros, suas etapas e fases.Universidade Federal de Catalão2016-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/4125110.5216/lep.v19i2.41251Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 19 n. 2 (2015)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/41251/21092Copyright (c) 2016 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMUNIZ DA SILVA, Edna Cristina2016-06-06T08:36:51Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/41251Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2016-06-06T08:36:51Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROS
title CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROS
spellingShingle CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROS
MUNIZ DA SILVA, Edna Cristina
title_short CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROS
title_full CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROS
title_fullStr CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROS
title_full_unstemmed CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROS
title_sort CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROS
author MUNIZ DA SILVA, Edna Cristina
author_facet MUNIZ DA SILVA, Edna Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MUNIZ DA SILVA, Edna Cristina
description Ao longo de três décadas, pesquisadores da chamada Escola de Sydney, das áreas de linguagem e educação, têm descrito a estrutura dos gêneros e desenvolvido uma pedagogia de gêneros para o ensino da leitura e da produção de textos (que se encontra agora em sua terceira geração), fundamentados na abordagem sistêmico-funcional da linguagem (Painter 1986; Rothery 1996; Martin 1999; Christie 1999; Macken-Horarik 2002; Coffin 2006; Martin e Rose 2008). O atual programa de letramento baseado em gêneros é conhecido como Reading to Learn (Rose e Martin 2012; Rose 2013). É uma metodologia de ensino que integra o ensino da leitura e da escrita aos conteúdos curriculares da escola no ensino básico e superior. O objetivo é ensinar habilidades de leitura e escrita que capacitem os estudantes a serem bem-sucedidos na leitura e produção textual dos gêneros curriculares das famílias das estórias, das histórias, dos argumentos, da interpretação e dos procedimentos, cujos propósitos sociais são entreter, informar e avaliar. O ciclo de ensino-aprendizagem baseado em gêneros requer a troca de responsabilidade entre professores e estudantes, pois o professor fornece todo o suporte de que os estudantes precisam para se aproximarem e se apropriarem dos gêneros, e os estudantes também assumem responsabilidade por sua própria aprendizagem. Neste artigo, apresentarei o programa Reading to Learn, o ciclo de aprendizagem baseado no ensino de gêneros e a descrição das famílias de gêneros, suas etapas e fases.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/41251
10.5216/lep.v19i2.41251
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/41251
identifier_str_mv 10.5216/lep.v19i2.41251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/41251/21092
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 19 n. 2 (2015)
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328447585484800