A posthumanist perspective on an english course at a private language school
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12705 |
Resumo: | Esta tese de doutorado tem como foco principal a discussão de uma experiência de educação linguística de inglês a partir de uma perspectiva pós-humanista. Este estudo foi feito com um grupo de seis alunas/os em uma escola particular de idiomas, localizada em Goiânia, Goiás, Brasil, em 2019. Além de ser a pessoa que conduziu o estudo, fui também a professora deste grupo. Nesta investigação, apoiada em argumentos do Pós-humanismo, alinhados à Linguística Aplicada Crítica, busco promover uma desconstrução de entendimentos sobre o que significa ser humano, juntamente com o questionamento do que é língua/linguagem e do que ela envolve, e a problematização das relações entre entidades humanas e não humanas. Nesse sentido, materialidade e discurso são concebidos como entrelaçados. Este trabalho está fundamentado em reflexões das perspectivas pós-qualitativa e pós-fundacional; mais especificamente, caracteriza-se como um estudo pós-humanista. Para a geração do material empírico, que ocorreu de agosto a dezembro (ou seja, durante um semestre), os aparatos que se tornaram parte do estudo foram os seguintes: a) um questionário inicial; b) intra-ações em sala de aula com as/os alunas/os, as quais foram filmadas, gravadas em áudio e transcritas; c) atividades das/os estudantes realizadas ao longo do semestre; d) notas de campo reflexivas e difrativas; e e) intravistas. A discussão do material empírico está dividida em dois eixos principais: a sociomaterialidade dos corpos (humanos) e ideologias material-discursivas de língua e educação linguística. Como as/os estudiosas/os pós-humanistas têm pontuado, de modo geral, as/os acadêmicas/os envolvidas/os nas ciências humanas e sociais frequentemente negligenciam aspectos materiais quando se trata do discurso, e, por conseguinte, meu objetivo é problematizar não apenas aspectos sociais (como tem sido o foco da Linguística Aplicada Crítica), mas sociomateriais, com base nos eventos que ocorreram ao longo do estudo. Como desdobramentos desta experiência, as reflexões sobre corpos, questões de identidade, especialmente de classe, de raça e etnia, de gênero e de idade apresentadas neste trabalho oferecem um olhar pós-antropocêntrico a partir de eventos que as/os alunas/os e eu vivenciamos. Em relação à língua/linguagem e à educação linguística, discuto as percepções, atitudes e ações das/os aprendizes, bem como as minhas, como práticas material-discursivas, com foco nas nossas intra-ações com a paisagem da sala de aula e as tecnologias, a avaliação e as provas e seus projetos de aprendizagem de língua. Com base nas perspectivas supracitadas, busco mostrar como a matéria importou nesta experiência de educação linguística. |
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Nesta investigação, apoiada em argumentos do Pós-humanismo, alinhados à Linguística Aplicada Crítica, busco promover uma desconstrução de entendimentos sobre o que significa ser humano, juntamente com o questionamento do que é língua/linguagem e do que ela envolve, e a problematização das relações entre entidades humanas e não humanas. Nesse sentido, materialidade e discurso são concebidos como entrelaçados. Este trabalho está fundamentado em reflexões das perspectivas pós-qualitativa e pós-fundacional; mais especificamente, caracteriza-se como um estudo pós-humanista. Para a geração do material empírico, que ocorreu de agosto a dezembro (ou seja, durante um semestre), os aparatos que se tornaram parte do estudo foram os seguintes: a) um questionário inicial; b) intra-ações em sala de aula com as/os alunas/os, as quais foram filmadas, gravadas em áudio e transcritas; c) atividades das/os estudantes realizadas ao longo do semestre; d) notas de campo reflexivas e difrativas; e e) intravistas. A discussão do material empírico está dividida em dois eixos principais: a sociomaterialidade dos corpos (humanos) e ideologias material-discursivas de língua e educação linguística. Como as/os estudiosas/os pós-humanistas têm pontuado, de modo geral, as/os acadêmicas/os envolvidas/os nas ciências humanas e sociais frequentemente negligenciam aspectos materiais quando se trata do discurso, e, por conseguinte, meu objetivo é problematizar não apenas aspectos sociais (como tem sido o foco da Linguística Aplicada Crítica), mas sociomateriais, com base nos eventos que ocorreram ao longo do estudo. Como desdobramentos desta experiência, as reflexões sobre corpos, questões de identidade, especialmente de classe, de raça e etnia, de gênero e de idade apresentadas neste trabalho oferecem um olhar pós-antropocêntrico a partir de eventos que as/os alunas/os e eu vivenciamos. Em relação à língua/linguagem e à educação linguística, discuto as percepções, atitudes e ações das/os aprendizes, bem como as minhas, como práticas material-discursivas, com foco nas nossas intra-ações com a paisagem da sala de aula e as tecnologias, a avaliação e as provas e seus projetos de aprendizagem de língua. Com base nas perspectivas supracitadas, busco mostrar como a matéria importou nesta experiência de educação linguística.This doctoral dissertation has as its main focus the discussion of an English language education experience from a posthumanist perspective. This study was done with a group of six students at a private language school located in Goiânia, in the state of Goiás, in the Central West region of Brazil, in 2019. In addition to being the inquirer, I was also the teacher of that group. In this investigation, supported by arguments from posthumanism aligned with critical applied linguistics, I seek to promote a deconstruction of understandings of what it means to be human, along with the questioning of what language is and what it involves, and the problematization of relations between human and nonhuman entities. In this regard, materiality and discourse are conceived as intertwined. This undertaking is grounded in reflections from postqualitative inquiry and postfoundational frameworks; more specifically, it is characterized as a posthumanist study. For the generation of empirical material, which occurred from August to December (i.e., during one semester), the apparatuses that became part of the study were the following: a) an initial questionnaire; b) classroom intra-actions with the learners, which were filmed, audio recorded, and transcribed; c) students’ activities done throughout the semester; d) reflective and diffractive field notes; and e) intraviews. The discussion of the empirical material is divided into two main topics: sociomateriality of (human) bodies and material-discursive ideologies of language and language education. As posthumanist scholars have pointed out, by and large, academics involved in the humanities and social sciences have often neglected material aspects when it comes to discourse, and because of that my objective is to problematize not simply social aspects (as it has been the focus of critical applied linguistics), but rather sociomaterial ones, based on the events that occurred throughout the study. As unfoldings of this experience, the reflections on bodies, issues of identity, especially class, race and ethnicity, gender, and age presented in this work offer a post-anthropocentric viewpoint from events that the students and I experienced. Regarding language and language education, I discuss the learners’ perceptions, attitudes, and actions as well as my own as material-discursive practices, with a focus on our intra-actions with the classroomscape and technologies, the assessment and tests, and their language learning projects. As I draw on the aforementioned perspectives, I aim to show how matter mattered in this language education experience.Submitted by Marlene Santos (marlene.bc.ufg@gmail.com) on 2023-03-30T20:09:32Z No. of bitstreams: 2 Tese - Laryssa Paulino de Queiroz Sousa - 2022.pdf: 8338856 bytes, checksum: 26cba17d100f99370269c6e4e554d90a (MD5) license_rdf: 805 bytes, checksum: 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 (MD5)Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2023-04-03T12:46:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese - Laryssa Paulino de Queiroz Sousa - 2022.pdf: 8338856 bytes, checksum: 26cba17d100f99370269c6e4e554d90a (MD5) license_rdf: 805 bytes, checksum: 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-03T12:46:27Z (GMT). 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