ESCOLA ESPECIAL, ESCOLA INCLUSIVA: O ESTATUTO DA NORMALIDADE SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Branco, Rita Francis Gonzalez
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3068
Resumo: Este texto pretende ser polêmico e transformador. Seu objetivo não é outro senão incomodar. Tento aqui refletir sobre algumas questões a respeito de representações sociais e educação, saúde e normalidade, escola especial e inclusiva. Desses pensamentos, uma análise inquietante surgiu – a construção social do estatuto da normalidade. Decidi elaborar este artigo que, sei, é angustiante para todos nós que nos acreditamos “normais”. A inquietação que pretendo remeter a cada leitor não deixa de ser uma sedução para que possamos, quem sabe, juntos, construir uma nova realidade social.
id UFG-3_00a0c4a0e92d0488b04d078401571e12
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/3068
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling ESCOLA ESPECIAL, ESCOLA INCLUSIVA: O ESTATUTO DA NORMALIDADE SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕESEste texto pretende ser polêmico e transformador. Seu objetivo não é outro senão incomodar. Tento aqui refletir sobre algumas questões a respeito de representações sociais e educação, saúde e normalidade, escola especial e inclusiva. Desses pensamentos, uma análise inquietante surgiu – a construção social do estatuto da normalidade. Decidi elaborar este artigo que, sei, é angustiante para todos nós que nos acreditamos “normais”. A inquietação que pretendo remeter a cada leitor não deixa de ser uma sedução para que possamos, quem sabe, juntos, construir uma nova realidade social.Faculdade de Educação (UFG)2007-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/306810.5216/ia.v32i2.3068Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 2 (2007): História da educação; 381-390Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 2 (2007): História da educação; 381-390Revista Inter-Ação; v. 32 n. 2 (2007): História da educação; 381-3901981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3068/3547Rodrigues Branco, Rita Francis Gonzalezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:03:08Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/3068Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:21.587773Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv ESCOLA ESPECIAL, ESCOLA INCLUSIVA: O ESTATUTO DA NORMALIDADE SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES
title ESCOLA ESPECIAL, ESCOLA INCLUSIVA: O ESTATUTO DA NORMALIDADE SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES
spellingShingle ESCOLA ESPECIAL, ESCOLA INCLUSIVA: O ESTATUTO DA NORMALIDADE SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES
Rodrigues Branco, Rita Francis Gonzalez
title_short ESCOLA ESPECIAL, ESCOLA INCLUSIVA: O ESTATUTO DA NORMALIDADE SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES
title_full ESCOLA ESPECIAL, ESCOLA INCLUSIVA: O ESTATUTO DA NORMALIDADE SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES
title_fullStr ESCOLA ESPECIAL, ESCOLA INCLUSIVA: O ESTATUTO DA NORMALIDADE SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES
title_full_unstemmed ESCOLA ESPECIAL, ESCOLA INCLUSIVA: O ESTATUTO DA NORMALIDADE SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES
title_sort ESCOLA ESPECIAL, ESCOLA INCLUSIVA: O ESTATUTO DA NORMALIDADE SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES
author Rodrigues Branco, Rita Francis Gonzalez
author_facet Rodrigues Branco, Rita Francis Gonzalez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Branco, Rita Francis Gonzalez
description Este texto pretende ser polêmico e transformador. Seu objetivo não é outro senão incomodar. Tento aqui refletir sobre algumas questões a respeito de representações sociais e educação, saúde e normalidade, escola especial e inclusiva. Desses pensamentos, uma análise inquietante surgiu – a construção social do estatuto da normalidade. Decidi elaborar este artigo que, sei, é angustiante para todos nós que nos acreditamos “normais”. A inquietação que pretendo remeter a cada leitor não deixa de ser uma sedução para que possamos, quem sabe, juntos, construir uma nova realidade social.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3068
10.5216/ia.v32i2.3068
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3068
identifier_str_mv 10.5216/ia.v32i2.3068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3068/3547
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 2 (2007): História da educação; 381-390
Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 2 (2007): História da educação; 381-390
Revista Inter-Ação; v. 32 n. 2 (2007): História da educação; 381-390
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874761488072704