O EXERCÍCIO DOCENTE NA SUA RELAÇÃO COM A REFORMA UNIVERSITÁRIA DECORRENTE DO PROCESSO DE BOLONHA: O QUE DIZEM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO PORTO
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28578 |
Resumo: | Foi no cenário do final do século XX, e em consequência do Processo de Bolonha, que se começaram a sentir efeitos do discurso advindo de um movimento que reclamou uma reformulação dos processos curriculares e o reconhecimento de que o trabalho docente no ensino superior exige um conhecimento pedagógico-didático para além do conhecimento específico do campo das disciplinas em que atua cada professor. No quadro desta situação, este texto tem como objetivo analisar esse discurso e suas implicações no exercício docente. Para isso, dá conta de um estudo realizado na Universidade do Porto, que recolheu opiniões de professores através de um questionário, e que permitiu constatar a existência de tensões paradigmáticas que refletem dilemas para reconfigurações da docência universitária. |
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O EXERCÍCIO DOCENTE NA SUA RELAÇÃO COM A REFORMA UNIVERSITÁRIA DECORRENTE DO PROCESSO DE BOLONHA: O QUE DIZEM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO PORTOReforma universitáriaDocência universitáriaDesenvolvimento profissional docenteProcesso de Bolonha.Foi no cenário do final do século XX, e em consequência do Processo de Bolonha, que se começaram a sentir efeitos do discurso advindo de um movimento que reclamou uma reformulação dos processos curriculares e o reconhecimento de que o trabalho docente no ensino superior exige um conhecimento pedagógico-didático para além do conhecimento específico do campo das disciplinas em que atua cada professor. No quadro desta situação, este texto tem como objetivo analisar esse discurso e suas implicações no exercício docente. Para isso, dá conta de um estudo realizado na Universidade do Porto, que recolheu opiniões de professores através de um questionário, e que permitiu constatar a existência de tensões paradigmáticas que refletem dilemas para reconfigurações da docência universitária.Faculdade de Educação (UFG)2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2857810.5216/ia.v39i3.28578Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 593-609Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 593-609Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 593-6091981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28578/17726Leite, CarlindaRamos, Kátia Maria da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-24T16:24:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/28578Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:35.530313Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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