A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DOS ALUNOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Edinaldo Medeiros
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza Rocha, Winne Katharine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41838
Resumo: Esta investigação teve como foco os saberes produzidos pelos licenciados em Ciências Biológicas durante o estágio supervisionado. Ao utilizar como fonte de dados os relatórios de estágio, esta pesquisa examinou em especial as contribuições das disciplinas da Prática de Ensino para a construção dos saberes docentes, sem desconsiderar as dificuldades encontradas pelos estagiários. Os resultados apontam para o fato de que a inserção do licenciado em situações reais de ensino no espaço escolar permite a retradução dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. Portanto, as atividades do estágio contribuem para o desenvolvimento profissional dos estudantes de licenciatura, pois lhes permitem vivenciar, apoiados em reflexões advindas da sua formação, as suas primeiras tentativas de construção dos saberes docentes em contextos de ensino.
id UFG-3_3d8e7153c2aa2ad93c1d00038a0461b9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41838
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DOS ALUNOSEstágio supervisionado. Formação de professores. Prática de Ensino. Saberes docentes.Esta investigação teve como foco os saberes produzidos pelos licenciados em Ciências Biológicas durante o estágio supervisionado. Ao utilizar como fonte de dados os relatórios de estágio, esta pesquisa examinou em especial as contribuições das disciplinas da Prática de Ensino para a construção dos saberes docentes, sem desconsiderar as dificuldades encontradas pelos estagiários. Os resultados apontam para o fato de que a inserção do licenciado em situações reais de ensino no espaço escolar permite a retradução dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. Portanto, as atividades do estágio contribuem para o desenvolvimento profissional dos estudantes de licenciatura, pois lhes permitem vivenciar, apoiados em reflexões advindas da sua formação, as suas primeiras tentativas de construção dos saberes docentes em contextos de ensino.Faculdade de Educação (UFG)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4183810.5216/ia.v41i3.41838Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 725-742Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 725-742Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 725-7421981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41838/22073Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarmo, Edinaldo MedeirosSouza Rocha, Winne Katharine2016-12-20T12:49:22Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41838Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:43.032904Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DOS ALUNOS
title A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DOS ALUNOS
spellingShingle A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DOS ALUNOS
Carmo, Edinaldo Medeiros
Estágio supervisionado. Formação de professores. Prática de Ensino. Saberes docentes.
title_short A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DOS ALUNOS
title_full A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DOS ALUNOS
title_fullStr A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DOS ALUNOS
title_full_unstemmed A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DOS ALUNOS
title_sort A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DOS ALUNOS
author Carmo, Edinaldo Medeiros
author_facet Carmo, Edinaldo Medeiros
Souza Rocha, Winne Katharine
author_role author
author2 Souza Rocha, Winne Katharine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Edinaldo Medeiros
Souza Rocha, Winne Katharine
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado. Formação de professores. Prática de Ensino. Saberes docentes.
topic Estágio supervisionado. Formação de professores. Prática de Ensino. Saberes docentes.
description Esta investigação teve como foco os saberes produzidos pelos licenciados em Ciências Biológicas durante o estágio supervisionado. Ao utilizar como fonte de dados os relatórios de estágio, esta pesquisa examinou em especial as contribuições das disciplinas da Prática de Ensino para a construção dos saberes docentes, sem desconsiderar as dificuldades encontradas pelos estagiários. Os resultados apontam para o fato de que a inserção do licenciado em situações reais de ensino no espaço escolar permite a retradução dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. Portanto, as atividades do estágio contribuem para o desenvolvimento profissional dos estudantes de licenciatura, pois lhes permitem vivenciar, apoiados em reflexões advindas da sua formação, as suas primeiras tentativas de construção dos saberes docentes em contextos de ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41838
10.5216/ia.v41i3.41838
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41838
identifier_str_mv 10.5216/ia.v41i3.41838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41838/22073
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 725-742
Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 725-742
Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 725-742
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763015847936