AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64965 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos transtornos do neurodesenvolvimento caracterizado também por comportamentosexcessivamente repetitivos, interesses restritos e insistência na mesma coisa, alémdos déficits de comunicação e interação social. O presente artigo apresenta umaanálise das ações e estratégias propostas para a inclusão de alunos com TEA noensino básico do município de Jataí-GO. Para isso, identificou-se a meta 04, doPlano Municipal de Educação do município de Jataí-GO, relacionada ao assunto, eselecionou-se somente as estratégias que de algum modo atendem àsnecessidades do aluno com TEA. Posteriormente, analisou-se também o Relatóriode Atividades (biênio 2015-2017) para verificar se essas estratégias já estavam emexecução. Após a análise, observou-se que as estratégias abordam de maneiragenérica o TEA e as práticas educativas pedagógicas a serem adotadas, sendo maisevidente apenas a criação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) emcontraturno. |
id |
UFG-3_6aad8ec4f283923b8891dacdfd0443b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/64965 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos transtornos do neurodesenvolvimento caracterizado também por comportamentosexcessivamente repetitivos, interesses restritos e insistência na mesma coisa, alémdos déficits de comunicação e interação social. O presente artigo apresenta umaanálise das ações e estratégias propostas para a inclusão de alunos com TEA noensino básico do município de Jataí-GO. Para isso, identificou-se a meta 04, doPlano Municipal de Educação do município de Jataí-GO, relacionada ao assunto, eselecionou-se somente as estratégias que de algum modo atendem àsnecessidades do aluno com TEA. Posteriormente, analisou-se também o Relatóriode Atividades (biênio 2015-2017) para verificar se essas estratégias já estavam emexecução. Após a análise, observou-se que as estratégias abordam de maneiragenérica o TEA e as práticas educativas pedagógicas a serem adotadas, sendo maisevidente apenas a criação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) emcontraturno. Faculdade de Educação (UFG)2021-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6496510.5216/ia.v46i1.64965Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 17-33Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 17-33Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 17-331981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64965/36540Copyright (c) 2021 Lays Monezi Montel, Rita Rodrigues de Souza, Laísse Silva Lemos info:eu-repo/semantics/openAccessMontel, Lays Monezi Souza, Rita Rodrigues deLemos, Laísse Silva 2021-05-27T20:40:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/64965Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:58.940068Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
title |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
spellingShingle |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Montel, Lays Monezi |
title_short |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
title_full |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
title_fullStr |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
title_full_unstemmed |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
title_sort |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
author |
Montel, Lays Monezi |
author_facet |
Montel, Lays Monezi Souza, Rita Rodrigues de Lemos, Laísse Silva |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Rita Rodrigues de Lemos, Laísse Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montel, Lays Monezi Souza, Rita Rodrigues de Lemos, Laísse Silva |
description |
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos transtornos do neurodesenvolvimento caracterizado também por comportamentosexcessivamente repetitivos, interesses restritos e insistência na mesma coisa, alémdos déficits de comunicação e interação social. O presente artigo apresenta umaanálise das ações e estratégias propostas para a inclusão de alunos com TEA noensino básico do município de Jataí-GO. Para isso, identificou-se a meta 04, doPlano Municipal de Educação do município de Jataí-GO, relacionada ao assunto, eselecionou-se somente as estratégias que de algum modo atendem àsnecessidades do aluno com TEA. Posteriormente, analisou-se também o Relatóriode Atividades (biênio 2015-2017) para verificar se essas estratégias já estavam emexecução. Após a análise, observou-se que as estratégias abordam de maneiragenérica o TEA e as práticas educativas pedagógicas a serem adotadas, sendo maisevidente apenas a criação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) emcontraturno. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64965 10.5216/ia.v46i1.64965 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64965 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v46i1.64965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64965/36540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lays Monezi Montel, Rita Rodrigues de Souza, Laísse Silva Lemos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lays Monezi Montel, Rita Rodrigues de Souza, Laísse Silva Lemos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 17-33 Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 17-33 Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 17-33 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874764136775680 |