AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montel, Lays Monezi
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Rita Rodrigues de, Lemos, Laísse Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64965
Resumo:  O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos transtornos do neurodesenvolvimento caracterizado também por comportamentosexcessivamente repetitivos, interesses restritos e insistência na mesma coisa, alémdos déficits de comunicação e interação social. O presente artigo apresenta umaanálise das ações e estratégias propostas para a inclusão de alunos com TEA noensino básico do município de Jataí-GO. Para isso, identificou-se a meta 04, doPlano Municipal de Educação do município de Jataí-GO, relacionada ao assunto, eselecionou-se somente as estratégias que de algum modo atendem àsnecessidades do aluno com TEA. Posteriormente, analisou-se também o Relatóriode Atividades (biênio 2015-2017) para verificar se essas estratégias já estavam emexecução. Após a análise, observou-se que as estratégias abordam de maneiragenérica o TEA e as práticas educativas pedagógicas a serem adotadas, sendo maisevidente apenas a criação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) emcontraturno.
id UFG-3_6aad8ec4f283923b8891dacdfd0443b5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/64965
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos transtornos do neurodesenvolvimento caracterizado também por comportamentosexcessivamente repetitivos, interesses restritos e insistência na mesma coisa, alémdos déficits de comunicação e interação social. O presente artigo apresenta umaanálise das ações e estratégias propostas para a inclusão de alunos com TEA noensino básico do município de Jataí-GO. Para isso, identificou-se a meta 04, doPlano Municipal de Educação do município de Jataí-GO, relacionada ao assunto, eselecionou-se somente as estratégias que de algum modo atendem àsnecessidades do aluno com TEA. Posteriormente, analisou-se também o Relatóriode Atividades (biênio 2015-2017) para verificar se essas estratégias já estavam emexecução. Após a análise, observou-se que as estratégias abordam de maneiragenérica o TEA e as práticas educativas pedagógicas a serem adotadas, sendo maisevidente apenas a criação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) emcontraturno. Faculdade de Educação (UFG)2021-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6496510.5216/ia.v46i1.64965Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 17-33Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 17-33Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 17-331981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64965/36540Copyright (c) 2021 Lays Monezi Montel, Rita Rodrigues de Souza, Laísse Silva Lemos info:eu-repo/semantics/openAccessMontel, Lays Monezi Souza, Rita Rodrigues deLemos, Laísse Silva 2021-05-27T20:40:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/64965Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:58.940068Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
title AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
spellingShingle AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Montel, Lays Monezi
title_short AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
title_full AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
title_fullStr AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
title_full_unstemmed AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
title_sort AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
author Montel, Lays Monezi
author_facet Montel, Lays Monezi
Souza, Rita Rodrigues de
Lemos, Laísse Silva
author_role author
author2 Souza, Rita Rodrigues de
Lemos, Laísse Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montel, Lays Monezi
Souza, Rita Rodrigues de
Lemos, Laísse Silva
description  O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos transtornos do neurodesenvolvimento caracterizado também por comportamentosexcessivamente repetitivos, interesses restritos e insistência na mesma coisa, alémdos déficits de comunicação e interação social. O presente artigo apresenta umaanálise das ações e estratégias propostas para a inclusão de alunos com TEA noensino básico do município de Jataí-GO. Para isso, identificou-se a meta 04, doPlano Municipal de Educação do município de Jataí-GO, relacionada ao assunto, eselecionou-se somente as estratégias que de algum modo atendem àsnecessidades do aluno com TEA. Posteriormente, analisou-se também o Relatóriode Atividades (biênio 2015-2017) para verificar se essas estratégias já estavam emexecução. Após a análise, observou-se que as estratégias abordam de maneiragenérica o TEA e as práticas educativas pedagógicas a serem adotadas, sendo maisevidente apenas a criação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) emcontraturno.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64965
10.5216/ia.v46i1.64965
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64965
identifier_str_mv 10.5216/ia.v46i1.64965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64965/36540
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Lays Monezi Montel, Rita Rodrigues de Souza, Laísse Silva Lemos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Lays Monezi Montel, Rita Rodrigues de Souza, Laísse Silva Lemos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 17-33
Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 17-33
Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 17-33
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874764136775680