CELULAR NA ESCOLA: POLÍTICAS, USOS E DESAFIOS PEDAGÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martin, Lívia da Silva Neiva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Toschi, Mirza Seabra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28786
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral identificar e analisar quem e quais são os atores escolares que usam o celular na escola. Buscou, ainda, identificar quais mudanças ocorreram e ocorrem com o uso do celular na escola na perspectiva de conhecer as alterações provocadas nas atividades pedagógicas de escolas municipais e estaduais de uma cidade de médio porte. Com abordagem qualitativa, foram realizadas observações de diferentes situações de uso do celular na escola, relatos espontâneos dos pesquisados, anotados em protocolos de registro, e aplicação de questionário para os estudantes. Os celulares estão na escola e discutir formas de incorporação e de usos intencionais para este contexto é importante, pois é parte da cultura dos sujeitos que ali freqüentam, no entanto, para que se transformem em elementos concretos de compromisso profissional, cultural, social e político precisam de gestores capacitados, professores bem formados e escolas em condições adequadas.
id UFG-3_a27fb9a23712e04284f15aebd6701e80
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28786
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling CELULAR NA ESCOLA: POLÍTICAS, USOS E DESAFIOS PEDAGÓGICOSEscola e celular. Celular e educação.Este estudo teve como objetivo geral identificar e analisar quem e quais são os atores escolares que usam o celular na escola. Buscou, ainda, identificar quais mudanças ocorreram e ocorrem com o uso do celular na escola na perspectiva de conhecer as alterações provocadas nas atividades pedagógicas de escolas municipais e estaduais de uma cidade de médio porte. Com abordagem qualitativa, foram realizadas observações de diferentes situações de uso do celular na escola, relatos espontâneos dos pesquisados, anotados em protocolos de registro, e aplicação de questionário para os estudantes. Os celulares estão na escola e discutir formas de incorporação e de usos intencionais para este contexto é importante, pois é parte da cultura dos sujeitos que ali freqüentam, no entanto, para que se transformem em elementos concretos de compromisso profissional, cultural, social e político precisam de gestores capacitados, professores bem formados e escolas em condições adequadas.Faculdade de Educação (UFG)2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2878610.5216/ia.v39i3.28786Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 557-574Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 557-574Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 557-5741981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28786/17724Martin, Lívia da Silva NeivaToschi, Mirza Seabrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-24T16:24:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/28786Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:36.227969Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv CELULAR NA ESCOLA: POLÍTICAS, USOS E DESAFIOS PEDAGÓGICOS
title CELULAR NA ESCOLA: POLÍTICAS, USOS E DESAFIOS PEDAGÓGICOS
spellingShingle CELULAR NA ESCOLA: POLÍTICAS, USOS E DESAFIOS PEDAGÓGICOS
Martin, Lívia da Silva Neiva
Escola e celular. Celular e educação.
title_short CELULAR NA ESCOLA: POLÍTICAS, USOS E DESAFIOS PEDAGÓGICOS
title_full CELULAR NA ESCOLA: POLÍTICAS, USOS E DESAFIOS PEDAGÓGICOS
title_fullStr CELULAR NA ESCOLA: POLÍTICAS, USOS E DESAFIOS PEDAGÓGICOS
title_full_unstemmed CELULAR NA ESCOLA: POLÍTICAS, USOS E DESAFIOS PEDAGÓGICOS
title_sort CELULAR NA ESCOLA: POLÍTICAS, USOS E DESAFIOS PEDAGÓGICOS
author Martin, Lívia da Silva Neiva
author_facet Martin, Lívia da Silva Neiva
Toschi, Mirza Seabra
author_role author
author2 Toschi, Mirza Seabra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martin, Lívia da Silva Neiva
Toschi, Mirza Seabra
dc.subject.por.fl_str_mv Escola e celular. Celular e educação.
topic Escola e celular. Celular e educação.
description Este estudo teve como objetivo geral identificar e analisar quem e quais são os atores escolares que usam o celular na escola. Buscou, ainda, identificar quais mudanças ocorreram e ocorrem com o uso do celular na escola na perspectiva de conhecer as alterações provocadas nas atividades pedagógicas de escolas municipais e estaduais de uma cidade de médio porte. Com abordagem qualitativa, foram realizadas observações de diferentes situações de uso do celular na escola, relatos espontâneos dos pesquisados, anotados em protocolos de registro, e aplicação de questionário para os estudantes. Os celulares estão na escola e discutir formas de incorporação e de usos intencionais para este contexto é importante, pois é parte da cultura dos sujeitos que ali freqüentam, no entanto, para que se transformem em elementos concretos de compromisso profissional, cultural, social e político precisam de gestores capacitados, professores bem formados e escolas em condições adequadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28786
10.5216/ia.v39i3.28786
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28786
identifier_str_mv 10.5216/ia.v39i3.28786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28786/17724
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 557-574
Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 557-574
Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 557-574
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762616340480