ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Silva, Reijane Pinheiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36351
Resumo: Como parte dos resultados de uma pesquisa realizada com os alunos indígenas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2011, apresentamos neste artigo algumas reflexões acerca da forma como os alunos indígenas Akwen-Xerente, matriculados na Universidade Federal do Tocantins (UFT), vêem os conhecimentos com os quais passam a lidar ao ingressarem na Universidade, como os comparam ao saber da sua sociedade, por eles denominado de “tradicional e natural”, e como escapam criticamente ao cientificismo ainda persistente em muitos setores da academia. Tendo em vista elementos característicos das formas Akwen de ver e interpretar o mundo, problematizamos a falta de abertura da universidade para a tradição espistemológica por eles representada.    
id UFG-3_c61dc3ac4df8c4ab4fc9edc73665b03a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/36351
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINSAlunos indígenas Akwen-Xerente. Conhecimento acadêmico. Saberes tradicionais.Como parte dos resultados de uma pesquisa realizada com os alunos indígenas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2011, apresentamos neste artigo algumas reflexões acerca da forma como os alunos indígenas Akwen-Xerente, matriculados na Universidade Federal do Tocantins (UFT), vêem os conhecimentos com os quais passam a lidar ao ingressarem na Universidade, como os comparam ao saber da sua sociedade, por eles denominado de “tradicional e natural”, e como escapam criticamente ao cientificismo ainda persistente em muitos setores da academia. Tendo em vista elementos característicos das formas Akwen de ver e interpretar o mundo, problematizamos a falta de abertura da universidade para a tradição espistemológica por eles representada.    Faculdade de Educação (UFG)2015-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3635110.5216/ia.v40i3.36351Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 537-556Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 537-556Revista Inter-Ação; v. 40 n. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 537-5561981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36351/19871Da Silva, Reijane Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-09T20:00:11Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36351Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:40.679579Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
title ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
spellingShingle ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Da Silva, Reijane Pinheiro
Alunos indígenas Akwen-Xerente. Conhecimento acadêmico. Saberes tradicionais.
title_short ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
title_full ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
title_fullStr ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
title_full_unstemmed ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
title_sort ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
author Da Silva, Reijane Pinheiro
author_facet Da Silva, Reijane Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Silva, Reijane Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos indígenas Akwen-Xerente. Conhecimento acadêmico. Saberes tradicionais.
topic Alunos indígenas Akwen-Xerente. Conhecimento acadêmico. Saberes tradicionais.
description Como parte dos resultados de uma pesquisa realizada com os alunos indígenas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2011, apresentamos neste artigo algumas reflexões acerca da forma como os alunos indígenas Akwen-Xerente, matriculados na Universidade Federal do Tocantins (UFT), vêem os conhecimentos com os quais passam a lidar ao ingressarem na Universidade, como os comparam ao saber da sua sociedade, por eles denominado de “tradicional e natural”, e como escapam criticamente ao cientificismo ainda persistente em muitos setores da academia. Tendo em vista elementos característicos das formas Akwen de ver e interpretar o mundo, problematizamos a falta de abertura da universidade para a tradição espistemológica por eles representada.    
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36351
10.5216/ia.v40i3.36351
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36351
identifier_str_mv 10.5216/ia.v40i3.36351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36351/19871
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 537-556
Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 537-556
Revista Inter-Ação; v. 40 n. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 537-556
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762701275136