ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36351 |
Resumo: | Como parte dos resultados de uma pesquisa realizada com os alunos indígenas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2011, apresentamos neste artigo algumas reflexões acerca da forma como os alunos indígenas Akwen-Xerente, matriculados na Universidade Federal do Tocantins (UFT), vêem os conhecimentos com os quais passam a lidar ao ingressarem na Universidade, como os comparam ao saber da sua sociedade, por eles denominado de “tradicional e natural”, e como escapam criticamente ao cientificismo ainda persistente em muitos setores da academia. Tendo em vista elementos característicos das formas Akwen de ver e interpretar o mundo, problematizamos a falta de abertura da universidade para a tradição espistemológica por eles representada. |
id |
UFG-3_c61dc3ac4df8c4ab4fc9edc73665b03a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/36351 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINSAlunos indígenas Akwen-Xerente. Conhecimento acadêmico. Saberes tradicionais.Como parte dos resultados de uma pesquisa realizada com os alunos indígenas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2011, apresentamos neste artigo algumas reflexões acerca da forma como os alunos indígenas Akwen-Xerente, matriculados na Universidade Federal do Tocantins (UFT), vêem os conhecimentos com os quais passam a lidar ao ingressarem na Universidade, como os comparam ao saber da sua sociedade, por eles denominado de “tradicional e natural”, e como escapam criticamente ao cientificismo ainda persistente em muitos setores da academia. Tendo em vista elementos característicos das formas Akwen de ver e interpretar o mundo, problematizamos a falta de abertura da universidade para a tradição espistemológica por eles representada. Faculdade de Educação (UFG)2015-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3635110.5216/ia.v40i3.36351Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 537-556Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 537-556Revista Inter-Ação; v. 40 n. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 537-5561981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36351/19871Da Silva, Reijane Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-09T20:00:11Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36351Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:40.679579Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS |
title |
ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS |
spellingShingle |
ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Da Silva, Reijane Pinheiro Alunos indígenas Akwen-Xerente. Conhecimento acadêmico. Saberes tradicionais. |
title_short |
ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS |
title_full |
ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS |
title_fullStr |
ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS |
title_full_unstemmed |
ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS |
title_sort |
ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS |
author |
Da Silva, Reijane Pinheiro |
author_facet |
Da Silva, Reijane Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Silva, Reijane Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos indígenas Akwen-Xerente. Conhecimento acadêmico. Saberes tradicionais. |
topic |
Alunos indígenas Akwen-Xerente. Conhecimento acadêmico. Saberes tradicionais. |
description |
Como parte dos resultados de uma pesquisa realizada com os alunos indígenas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2011, apresentamos neste artigo algumas reflexões acerca da forma como os alunos indígenas Akwen-Xerente, matriculados na Universidade Federal do Tocantins (UFT), vêem os conhecimentos com os quais passam a lidar ao ingressarem na Universidade, como os comparam ao saber da sua sociedade, por eles denominado de “tradicional e natural”, e como escapam criticamente ao cientificismo ainda persistente em muitos setores da academia. Tendo em vista elementos característicos das formas Akwen de ver e interpretar o mundo, problematizamos a falta de abertura da universidade para a tradição espistemológica por eles representada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36351 10.5216/ia.v40i3.36351 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36351 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v40i3.36351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36351/19871 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 537-556 Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 537-556 Revista Inter-Ação; v. 40 n. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 537-556 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762701275136 |