PROJOVEM URBANO: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA REDUÇÃO DA POBREZA NOS GOVERNOS LULA DA SILVA E DILMA ROUSSEF?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55689 |
Resumo: | O artigo visa analisar o alinhamento das ações comunitárias estimuladas no ProJovem Urbano (PJU), ao papel atribuído à educação no novo milênio, o de produzir capital social como estratégia para redução da pobreza e das desigualdades sociais. A pesquisa documental-empírica foi desenvolvida no município de Mesquita/RJ e fundamentada no pensamento histórico-crítico. Com base na análise dos relatórios das agências multilaterais, observação das aulas e entrevistas realizadas com professores, conclui-se que o PJU se configura como estratégia de governabilidade, a serviço da “administração” da pobreza. Sem muito explorar politicamente as ações comunitárias, os professores acabam por fortalecer a “união dos esforços” para que os problemas sociais se mantenham no patamar sustentável e não atrapalhem os interesses do grande capital. |
id |
UFG-3_df4d98af321299bf44d404122fdb8ce4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55689 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJOVEM URBANO: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA REDUÇÃO DA POBREZA NOS GOVERNOS LULA DA SILVA E DILMA ROUSSEF?O artigo visa analisar o alinhamento das ações comunitárias estimuladas no ProJovem Urbano (PJU), ao papel atribuído à educação no novo milênio, o de produzir capital social como estratégia para redução da pobreza e das desigualdades sociais. A pesquisa documental-empírica foi desenvolvida no município de Mesquita/RJ e fundamentada no pensamento histórico-crítico. Com base na análise dos relatórios das agências multilaterais, observação das aulas e entrevistas realizadas com professores, conclui-se que o PJU se configura como estratégia de governabilidade, a serviço da “administração” da pobreza. Sem muito explorar politicamente as ações comunitárias, os professores acabam por fortalecer a “união dos esforços” para que os problemas sociais se mantenham no patamar sustentável e não atrapalhem os interesses do grande capital.Faculdade de Educação (UFG)2019-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5568910.5216/ia.v44i2.55689Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 499-514Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 499-514Revista Inter-Ação; v. 44 n. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 499-5141981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55689/33497Copyright (c) 2019 CARLOS SOARES BARBOSAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBARBOSA, CARLOS SOARES2020-03-01T15:46:34Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/55689Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:53.108788Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJOVEM URBANO: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA REDUÇÃO DA POBREZA NOS GOVERNOS LULA DA SILVA E DILMA ROUSSEF? |
title |
PROJOVEM URBANO: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA REDUÇÃO DA POBREZA NOS GOVERNOS LULA DA SILVA E DILMA ROUSSEF? |
spellingShingle |
PROJOVEM URBANO: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA REDUÇÃO DA POBREZA NOS GOVERNOS LULA DA SILVA E DILMA ROUSSEF? BARBOSA, CARLOS SOARES |
title_short |
PROJOVEM URBANO: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA REDUÇÃO DA POBREZA NOS GOVERNOS LULA DA SILVA E DILMA ROUSSEF? |
title_full |
PROJOVEM URBANO: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA REDUÇÃO DA POBREZA NOS GOVERNOS LULA DA SILVA E DILMA ROUSSEF? |
title_fullStr |
PROJOVEM URBANO: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA REDUÇÃO DA POBREZA NOS GOVERNOS LULA DA SILVA E DILMA ROUSSEF? |
title_full_unstemmed |
PROJOVEM URBANO: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA REDUÇÃO DA POBREZA NOS GOVERNOS LULA DA SILVA E DILMA ROUSSEF? |
title_sort |
PROJOVEM URBANO: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA REDUÇÃO DA POBREZA NOS GOVERNOS LULA DA SILVA E DILMA ROUSSEF? |
author |
BARBOSA, CARLOS SOARES |
author_facet |
BARBOSA, CARLOS SOARES |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOSA, CARLOS SOARES |
description |
O artigo visa analisar o alinhamento das ações comunitárias estimuladas no ProJovem Urbano (PJU), ao papel atribuído à educação no novo milênio, o de produzir capital social como estratégia para redução da pobreza e das desigualdades sociais. A pesquisa documental-empírica foi desenvolvida no município de Mesquita/RJ e fundamentada no pensamento histórico-crítico. Com base na análise dos relatórios das agências multilaterais, observação das aulas e entrevistas realizadas com professores, conclui-se que o PJU se configura como estratégia de governabilidade, a serviço da “administração” da pobreza. Sem muito explorar politicamente as ações comunitárias, os professores acabam por fortalecer a “união dos esforços” para que os problemas sociais se mantenham no patamar sustentável e não atrapalhem os interesses do grande capital. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55689 10.5216/ia.v44i2.55689 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55689 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v44i2.55689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55689/33497 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 CARLOS SOARES BARBOSA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 CARLOS SOARES BARBOSA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 499-514 Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 499-514 Revista Inter-Ação; v. 44 n. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 499-514 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763539087360 |