A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35869 |
Resumo: | Este artigo reúne perspectivas conceituais diversas para discutir o caráter que identifica a natureza científica da Pedagogia. O texto se organiza em duas sessões que compreendem a análise crítica do contexto de significação epistemológica da Pedagogia, focalizando circunstâncias que deram lugar à emergência de diferentes formas de reconhecimento de sua natureza, e apontamentos que evidenciam o estatuto epistemológico da Ciência da Educação. Infere-se que o lugar da Pedagogia entre o passado e a contemporaneidade será determinado pelo enfrentamento epistemológico quanto a sua problemática identitária e que as circunstâncias da educação na sociedade atual revelam a demanda por um sistema de saberes e fazeres educativos que exprimem a necessidade de ressignificação dessa Ciência. |
id |
UFG-3_e217b332bd6a825febd91d99ef908a1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/35869 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICAPedagogia. Ciência da Educação. Epistemologia. Conhecimento pedagógico.Este artigo reúne perspectivas conceituais diversas para discutir o caráter que identifica a natureza científica da Pedagogia. O texto se organiza em duas sessões que compreendem a análise crítica do contexto de significação epistemológica da Pedagogia, focalizando circunstâncias que deram lugar à emergência de diferentes formas de reconhecimento de sua natureza, e apontamentos que evidenciam o estatuto epistemológico da Ciência da Educação. Infere-se que o lugar da Pedagogia entre o passado e a contemporaneidade será determinado pelo enfrentamento epistemológico quanto a sua problemática identitária e que as circunstâncias da educação na sociedade atual revelam a demanda por um sistema de saberes e fazeres educativos que exprimem a necessidade de ressignificação dessa Ciência. Faculdade de Educação (UFG)2015-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3586910.5216/ia.v40i3.35869Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 477-492Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 477-492Revista Inter-Ação; v. 40 n. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 477-4921981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35869/19868Severo, José Leonardo Rolim de LimaPimenta, Selma Garridoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-09T20:00:11Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/35869Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2016-03-09T20:00:11Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA |
title |
A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA |
spellingShingle |
A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA Severo, José Leonardo Rolim de Lima Pedagogia. Ciência da Educação. Epistemologia. Conhecimento pedagógico. |
title_short |
A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA |
title_full |
A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA |
title_fullStr |
A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA |
title_full_unstemmed |
A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA |
title_sort |
A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA |
author |
Severo, José Leonardo Rolim de Lima |
author_facet |
Severo, José Leonardo Rolim de Lima Pimenta, Selma Garrido |
author_role |
author |
author2 |
Pimenta, Selma Garrido |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Severo, José Leonardo Rolim de Lima Pimenta, Selma Garrido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia. Ciência da Educação. Epistemologia. Conhecimento pedagógico. |
topic |
Pedagogia. Ciência da Educação. Epistemologia. Conhecimento pedagógico. |
description |
Este artigo reúne perspectivas conceituais diversas para discutir o caráter que identifica a natureza científica da Pedagogia. O texto se organiza em duas sessões que compreendem a análise crítica do contexto de significação epistemológica da Pedagogia, focalizando circunstâncias que deram lugar à emergência de diferentes formas de reconhecimento de sua natureza, e apontamentos que evidenciam o estatuto epistemológico da Ciência da Educação. Infere-se que o lugar da Pedagogia entre o passado e a contemporaneidade será determinado pelo enfrentamento epistemológico quanto a sua problemática identitária e que as circunstâncias da educação na sociedade atual revelam a demanda por um sistema de saberes e fazeres educativos que exprimem a necessidade de ressignificação dessa Ciência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35869 10.5216/ia.v40i3.35869 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35869 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v40i3.35869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35869/19868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 477-492 Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 477-492 Revista Inter-Ação; v. 40 n. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 477-492 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1789440196108877824 |