FORMAÇÃO SUPERIOR EM DANÇA NO BRASIL: PANORAMA HISTÓRICO-CRÍTICO DA CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE SABER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26443 |
Resumo: | Este artigo apresenta um panorama histórico-crítico da constituição da dança como um campo de saber acadêmico no Brasil. Analisa as injunções entre arte, história e educação na formação superior em dança no país. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica. Title: Academic Training/Teaching in Dance in Brazil: overview of a field of knowledge Abstract: The following article presents an overview of constitution of dance as a field of academic knowledge in Brazil, from a historical and critical point of view. Analyzes the relationship between art, history and education in the education of dance in Brazil. It consists in a documental and bibliographical research. Keywords: art education, dance, higher education, epistemology |
id |
UFG-3_ef44d02d883e812932e96cff20366a38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/26443 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO SUPERIOR EM DANÇA NO BRASIL: PANORAMA HISTÓRICO-CRÍTICO DA CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE SABERensino da artedançaformação superiorepistemologia.Este artigo apresenta um panorama histórico-crítico da constituição da dança como um campo de saber acadêmico no Brasil. Analisa as injunções entre arte, história e educação na formação superior em dança no país. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica. Title: Academic Training/Teaching in Dance in Brazil: overview of a field of knowledge Abstract: The following article presents an overview of constitution of dance as a field of academic knowledge in Brazil, from a historical and critical point of view. Analyzes the relationship between art, history and education in the education of dance in Brazil. It consists in a documental and bibliographical research. Keywords: art education, dance, higher education, epistemologyFaculdade de Educação (UFG)2014-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2644310.5216/ia.v39i1.26443Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 1 (2014): Arte e educação; 19-38Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 1 (2014): Arte e educação; 19-38Revista Inter-Ação; v. 39 n. 1 (2014): Arte e educação; 19-381981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26443/16366Pereira, Marcelo de AndradeSouza, João Batista Lima deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-30T23:34:59Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/26443Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:34.822232Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO SUPERIOR EM DANÇA NO BRASIL: PANORAMA HISTÓRICO-CRÍTICO DA CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE SABER |
title |
FORMAÇÃO SUPERIOR EM DANÇA NO BRASIL: PANORAMA HISTÓRICO-CRÍTICO DA CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE SABER |
spellingShingle |
FORMAÇÃO SUPERIOR EM DANÇA NO BRASIL: PANORAMA HISTÓRICO-CRÍTICO DA CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE SABER Pereira, Marcelo de Andrade ensino da arte dança formação superior epistemologia. |
title_short |
FORMAÇÃO SUPERIOR EM DANÇA NO BRASIL: PANORAMA HISTÓRICO-CRÍTICO DA CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE SABER |
title_full |
FORMAÇÃO SUPERIOR EM DANÇA NO BRASIL: PANORAMA HISTÓRICO-CRÍTICO DA CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE SABER |
title_fullStr |
FORMAÇÃO SUPERIOR EM DANÇA NO BRASIL: PANORAMA HISTÓRICO-CRÍTICO DA CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE SABER |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO SUPERIOR EM DANÇA NO BRASIL: PANORAMA HISTÓRICO-CRÍTICO DA CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE SABER |
title_sort |
FORMAÇÃO SUPERIOR EM DANÇA NO BRASIL: PANORAMA HISTÓRICO-CRÍTICO DA CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE SABER |
author |
Pereira, Marcelo de Andrade |
author_facet |
Pereira, Marcelo de Andrade Souza, João Batista Lima de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, João Batista Lima de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marcelo de Andrade Souza, João Batista Lima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino da arte dança formação superior epistemologia. |
topic |
ensino da arte dança formação superior epistemologia. |
description |
Este artigo apresenta um panorama histórico-crítico da constituição da dança como um campo de saber acadêmico no Brasil. Analisa as injunções entre arte, história e educação na formação superior em dança no país. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica. Title: Academic Training/Teaching in Dance in Brazil: overview of a field of knowledge Abstract: The following article presents an overview of constitution of dance as a field of academic knowledge in Brazil, from a historical and critical point of view. Analyzes the relationship between art, history and education in the education of dance in Brazil. It consists in a documental and bibliographical research. Keywords: art education, dance, higher education, epistemology |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26443 10.5216/ia.v39i1.26443 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26443 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v39i1.26443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26443/16366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 1 (2014): Arte e educação; 19-38 Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 1 (2014): Arte e educação; 19-38 Revista Inter-Ação; v. 39 n. 1 (2014): Arte e educação; 19-38 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762335322113 |