PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balbino, Solange Izabel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Urt, Sônia da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50511
Resumo: Este estudo busca entender o olhar do professor de Educação Física para sua prática pedagógica e o desenvolvimento do trabalho docente em uma escola de tempo integral. O objetivo é compreender o lugar da Educação Física nas escolas de educação integral em tempo integral. A coleta de dados foi realizada por meio da entrevista-narrativa e, em seguida, passamos à uma análise microgenética sob a perspectiva da Teoria Histórico-cultural. Quanto ao tema, compreendemos que a prática do professor está comprometida com a formação integral do aluno e com a qualidade do tempo ampliado na escola. Contudo, entendemos que, ainda, falta aos sistemas de gestão escolar uma concepção ubíqua da educação integral e da ampliação da jornada diária dos alunos. 
id UFG-4_143540c207571c44e54a50b997e46974
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50511
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRALEducação FísicaProfessorEscolaEducação FísicaEste estudo busca entender o olhar do professor de Educação Física para sua prática pedagógica e o desenvolvimento do trabalho docente em uma escola de tempo integral. O objetivo é compreender o lugar da Educação Física nas escolas de educação integral em tempo integral. A coleta de dados foi realizada por meio da entrevista-narrativa e, em seguida, passamos à uma análise microgenética sob a perspectiva da Teoria Histórico-cultural. Quanto ao tema, compreendemos que a prática do professor está comprometida com a formação integral do aluno e com a qualidade do tempo ampliado na escola. Contudo, entendemos que, ainda, falta aos sistemas de gestão escolar uma concepção ubíqua da educação integral e da ampliação da jornada diária dos alunos. Universidade Federal de Goiás2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5051110.5216/rpp.v21i4.50511Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/50511/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBalbino, Solange IzabelUrt, Sônia da Cunha2018-12-27T23:00:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/50511Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:21.478903Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
title PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
spellingShingle PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
Balbino, Solange Izabel
Educação Física
Professor
Escola
Educação Física
title_short PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
title_full PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
title_fullStr PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
title_full_unstemmed PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
title_sort PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
author Balbino, Solange Izabel
author_facet Balbino, Solange Izabel
Urt, Sônia da Cunha
author_role author
author2 Urt, Sônia da Cunha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balbino, Solange Izabel
Urt, Sônia da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Professor
Escola
Educação Física
topic Educação Física
Professor
Escola
Educação Física
description Este estudo busca entender o olhar do professor de Educação Física para sua prática pedagógica e o desenvolvimento do trabalho docente em uma escola de tempo integral. O objetivo é compreender o lugar da Educação Física nas escolas de educação integral em tempo integral. A coleta de dados foi realizada por meio da entrevista-narrativa e, em seguida, passamos à uma análise microgenética sob a perspectiva da Teoria Histórico-cultural. Quanto ao tema, compreendemos que a prática do professor está comprometida com a formação integral do aluno e com a qualidade do tempo ampliado na escola. Contudo, entendemos que, ainda, falta aos sistemas de gestão escolar uma concepção ubíqua da educação integral e da ampliação da jornada diária dos alunos. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50511
10.5216/rpp.v21i4.50511
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50511
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v21i4.50511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50511/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)
Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858877714432