PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50511 |
Resumo: | Este estudo busca entender o olhar do professor de Educação Física para sua prática pedagógica e o desenvolvimento do trabalho docente em uma escola de tempo integral. O objetivo é compreender o lugar da Educação Física nas escolas de educação integral em tempo integral. A coleta de dados foi realizada por meio da entrevista-narrativa e, em seguida, passamos à uma análise microgenética sob a perspectiva da Teoria Histórico-cultural. Quanto ao tema, compreendemos que a prática do professor está comprometida com a formação integral do aluno e com a qualidade do tempo ampliado na escola. Contudo, entendemos que, ainda, falta aos sistemas de gestão escolar uma concepção ubíqua da educação integral e da ampliação da jornada diária dos alunos. |
id |
UFG-4_143540c207571c44e54a50b997e46974 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50511 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRALEducação FísicaProfessorEscolaEducação FísicaEste estudo busca entender o olhar do professor de Educação Física para sua prática pedagógica e o desenvolvimento do trabalho docente em uma escola de tempo integral. O objetivo é compreender o lugar da Educação Física nas escolas de educação integral em tempo integral. A coleta de dados foi realizada por meio da entrevista-narrativa e, em seguida, passamos à uma análise microgenética sob a perspectiva da Teoria Histórico-cultural. Quanto ao tema, compreendemos que a prática do professor está comprometida com a formação integral do aluno e com a qualidade do tempo ampliado na escola. Contudo, entendemos que, ainda, falta aos sistemas de gestão escolar uma concepção ubíqua da educação integral e da ampliação da jornada diária dos alunos. Universidade Federal de Goiás2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5051110.5216/rpp.v21i4.50511Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/50511/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBalbino, Solange IzabelUrt, Sônia da Cunha2018-12-27T23:00:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/50511Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:21.478903Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL |
title |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL |
spellingShingle |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL Balbino, Solange Izabel Educação Física Professor Escola Educação Física |
title_short |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL |
title_full |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL |
title_fullStr |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL |
title_sort |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL |
author |
Balbino, Solange Izabel |
author_facet |
Balbino, Solange Izabel Urt, Sônia da Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Urt, Sônia da Cunha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balbino, Solange Izabel Urt, Sônia da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Professor Escola Educação Física |
topic |
Educação Física Professor Escola Educação Física |
description |
Este estudo busca entender o olhar do professor de Educação Física para sua prática pedagógica e o desenvolvimento do trabalho docente em uma escola de tempo integral. O objetivo é compreender o lugar da Educação Física nas escolas de educação integral em tempo integral. A coleta de dados foi realizada por meio da entrevista-narrativa e, em seguida, passamos à uma análise microgenética sob a perspectiva da Teoria Histórico-cultural. Quanto ao tema, compreendemos que a prática do professor está comprometida com a formação integral do aluno e com a qualidade do tempo ampliado na escola. Contudo, entendemos que, ainda, falta aos sistemas de gestão escolar uma concepção ubíqua da educação integral e da ampliação da jornada diária dos alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50511 10.5216/rpp.v21i4.50511 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50511 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i4.50511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50511/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858877714432 |