Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69108 |
Resumo: | O estudo objetivou analisar as contribuições interculturais do ensino dos jogos chineses para a formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo participante, onde para a coleta dos dados foram utilizados as filmagens e a observação-participante, e para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos indicaram que ensinar os jogos chineses nas aulas de Educação Física, contribuiu significativamente para que os estudantes reconhecessem outra cultura e desenvolvem-se competências através da sua prática. Assim, concluímos que a sua presença no ambiente escolar favorece a formação intercultural de um sujeito crítico e conhecedor de outros contextos que transcendem a sua própria realidade. |
id |
UFG-4_2147c84eca3171911ee72eb88ff2ee62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/69108 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação físicaEducação Física; Jogos Chineses; Prática Pedagógica.O estudo objetivou analisar as contribuições interculturais do ensino dos jogos chineses para a formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo participante, onde para a coleta dos dados foram utilizados as filmagens e a observação-participante, e para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos indicaram que ensinar os jogos chineses nas aulas de Educação Física, contribuiu significativamente para que os estudantes reconhecessem outra cultura e desenvolvem-se competências através da sua prática. Assim, concluímos que a sua presença no ambiente escolar favorece a formação intercultural de um sujeito crítico e conhecedor de outros contextos que transcendem a sua própria realidade.Universidade Federal de Goiás2021-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/6910810.5216/rpp.v24.69108Pensar a Prática; Vol. 24 (2021)Pensar a Prática; v. 24 (2021)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/69108/37461Copyright (c) 2021 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFú, Ho Shin Silva, Pedro Henrique Bezerra daBrasileiro, Lívia Tenorio Oliveira, Rodrigo Falcão Cabral de Melo, Marcelo Soares Tavares de 2022-03-10T13:29:19Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/69108Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:38.525380Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física |
title |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física |
spellingShingle |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física Fú, Ho Shin Educação Física; Jogos Chineses; Prática Pedagógica. |
title_short |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física |
title_full |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física |
title_fullStr |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física |
title_sort |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física |
author |
Fú, Ho Shin |
author_facet |
Fú, Ho Shin Silva, Pedro Henrique Bezerra da Brasileiro, Lívia Tenorio Oliveira, Rodrigo Falcão Cabral de Melo, Marcelo Soares Tavares de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Pedro Henrique Bezerra da Brasileiro, Lívia Tenorio Oliveira, Rodrigo Falcão Cabral de Melo, Marcelo Soares Tavares de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fú, Ho Shin Silva, Pedro Henrique Bezerra da Brasileiro, Lívia Tenorio Oliveira, Rodrigo Falcão Cabral de Melo, Marcelo Soares Tavares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física; Jogos Chineses; Prática Pedagógica. |
topic |
Educação Física; Jogos Chineses; Prática Pedagógica. |
description |
O estudo objetivou analisar as contribuições interculturais do ensino dos jogos chineses para a formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo participante, onde para a coleta dos dados foram utilizados as filmagens e a observação-participante, e para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos indicaram que ensinar os jogos chineses nas aulas de Educação Física, contribuiu significativamente para que os estudantes reconhecessem outra cultura e desenvolvem-se competências através da sua prática. Assim, concluímos que a sua presença no ambiente escolar favorece a formação intercultural de um sujeito crítico e conhecedor de outros contextos que transcendem a sua própria realidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69108 10.5216/rpp.v24.69108 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69108 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v24.69108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69108/37461 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 24 (2021) Pensar a Prática; v. 24 (2021) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874860164317184 |