FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Heitor Luiz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Naman, Maíra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26504
Resumo: O presente trabalho insere-se no âmbito de estudos sobre a formação do pesquisador em educação física com objetivo de analisar as matrizes epistemológicas que fundamentam a formação do pesquisador em Educação Física, tomando-se a estrutura curricular dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física avaliados com conceito 5. A pesquisa caracteriza-se como documental com caráter qualitativo. Os resultados apontaram de maneira geral, que os programas fundamentam-se em dimensões nos quais predominam o estudo de questões relativas às ciências naturais; ciências humanas; e fundamentos da ciência. E especificamente da identidade de cada programa por sua vez, observou-se que estes apresentam diferenças nas matrizes epistemológicas em relação à formação do pesquisador.
id UFG-4_216c5a519d8b7d9a717a9edd6bea5181
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/26504
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICASEducação de Pós-GraduaçãoEducação FísicaPesquisadoresEpistemologiaO presente trabalho insere-se no âmbito de estudos sobre a formação do pesquisador em educação física com objetivo de analisar as matrizes epistemológicas que fundamentam a formação do pesquisador em Educação Física, tomando-se a estrutura curricular dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física avaliados com conceito 5. A pesquisa caracteriza-se como documental com caráter qualitativo. Os resultados apontaram de maneira geral, que os programas fundamentam-se em dimensões nos quais predominam o estudo de questões relativas às ciências naturais; ciências humanas; e fundamentos da ciência. E especificamente da identidade de cada programa por sua vez, observou-se que estes apresentam diferenças nas matrizes epistemológicas em relação à formação do pesquisador.Universidade Federal de Goiás2014-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa documentalapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2650410.5216/rpp.v17i3.26504Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/26504/17109Furtado, Heitor LuizNaman, Maírainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:27:43Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/26504Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:57.658492Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS
title FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS
spellingShingle FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS
Furtado, Heitor Luiz
Educação de Pós-Graduação
Educação Física
Pesquisadores
Epistemologia
title_short FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS
title_full FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS
title_fullStr FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS
title_sort FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS
author Furtado, Heitor Luiz
author_facet Furtado, Heitor Luiz
Naman, Maíra
author_role author
author2 Naman, Maíra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Heitor Luiz
Naman, Maíra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Pós-Graduação
Educação Física
Pesquisadores
Epistemologia
topic Educação de Pós-Graduação
Educação Física
Pesquisadores
Epistemologia
description O presente trabalho insere-se no âmbito de estudos sobre a formação do pesquisador em educação física com objetivo de analisar as matrizes epistemológicas que fundamentam a formação do pesquisador em Educação Física, tomando-se a estrutura curricular dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física avaliados com conceito 5. A pesquisa caracteriza-se como documental com caráter qualitativo. Os resultados apontaram de maneira geral, que os programas fundamentam-se em dimensões nos quais predominam o estudo de questões relativas às ciências naturais; ciências humanas; e fundamentos da ciência. E especificamente da identidade de cada programa por sua vez, observou-se que estes apresentam diferenças nas matrizes epistemológicas em relação à formação do pesquisador.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26504
10.5216/rpp.v17i3.26504
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26504
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i3.26504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26504/17109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857512468480