FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26504 |
Resumo: | O presente trabalho insere-se no âmbito de estudos sobre a formação do pesquisador em educação física com objetivo de analisar as matrizes epistemológicas que fundamentam a formação do pesquisador em Educação Física, tomando-se a estrutura curricular dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física avaliados com conceito 5. A pesquisa caracteriza-se como documental com caráter qualitativo. Os resultados apontaram de maneira geral, que os programas fundamentam-se em dimensões nos quais predominam o estudo de questões relativas às ciências naturais; ciências humanas; e fundamentos da ciência. E especificamente da identidade de cada programa por sua vez, observou-se que estes apresentam diferenças nas matrizes epistemológicas em relação à formação do pesquisador. |
id |
UFG-4_216c5a519d8b7d9a717a9edd6bea5181 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/26504 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICASEducação de Pós-GraduaçãoEducação FísicaPesquisadoresEpistemologiaO presente trabalho insere-se no âmbito de estudos sobre a formação do pesquisador em educação física com objetivo de analisar as matrizes epistemológicas que fundamentam a formação do pesquisador em Educação Física, tomando-se a estrutura curricular dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física avaliados com conceito 5. A pesquisa caracteriza-se como documental com caráter qualitativo. Os resultados apontaram de maneira geral, que os programas fundamentam-se em dimensões nos quais predominam o estudo de questões relativas às ciências naturais; ciências humanas; e fundamentos da ciência. E especificamente da identidade de cada programa por sua vez, observou-se que estes apresentam diferenças nas matrizes epistemológicas em relação à formação do pesquisador.Universidade Federal de Goiás2014-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa documentalapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2650410.5216/rpp.v17i3.26504Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/26504/17109Furtado, Heitor LuizNaman, Maírainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:27:43Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/26504Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:57.658492Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS |
title |
FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS Furtado, Heitor Luiz Educação de Pós-Graduação Educação Física Pesquisadores Epistemologia |
title_short |
FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS |
title_full |
FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS |
title_sort |
FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS |
author |
Furtado, Heitor Luiz |
author_facet |
Furtado, Heitor Luiz Naman, Maíra |
author_role |
author |
author2 |
Naman, Maíra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Heitor Luiz Naman, Maíra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Pós-Graduação Educação Física Pesquisadores Epistemologia |
topic |
Educação de Pós-Graduação Educação Física Pesquisadores Epistemologia |
description |
O presente trabalho insere-se no âmbito de estudos sobre a formação do pesquisador em educação física com objetivo de analisar as matrizes epistemológicas que fundamentam a formação do pesquisador em Educação Física, tomando-se a estrutura curricular dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física avaliados com conceito 5. A pesquisa caracteriza-se como documental com caráter qualitativo. Os resultados apontaram de maneira geral, que os programas fundamentam-se em dimensões nos quais predominam o estudo de questões relativas às ciências naturais; ciências humanas; e fundamentos da ciência. E especificamente da identidade de cada programa por sua vez, observou-se que estes apresentam diferenças nas matrizes epistemológicas em relação à formação do pesquisador. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26504 10.5216/rpp.v17i3.26504 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26504 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v17i3.26504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26504/17109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014) Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857512468480 |