Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54766 |
Resumo: | O presente artigo trata da interpretação dos aspectos simbólicos produzidos sobre as violências envolvidas na cultura particular de duas escolas da Rede Pública de um município do Rio Grande do Sul a partir da perspectiva teórico-metodológico da etnografia, pautada pela descrição em profundidade. A etnografia foi realizada nos anos de 2013, 2014 e 2015. Foi possível interpretar que o fenômeno do tráfico de drogas e o desfavorecimento social são marcadores significativos do que é compartilhado no interior das escolas, produzindo implicações também no trato com as manifestações da cultura corporal de movimento no cotidiano da Educação Física escolar singular. |
id |
UFG-4_426e5a28c8fa777956955b108c8682bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54766 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia.Educação Física escolar. Violências. Escola. Etnografia.O presente artigo trata da interpretação dos aspectos simbólicos produzidos sobre as violências envolvidas na cultura particular de duas escolas da Rede Pública de um município do Rio Grande do Sul a partir da perspectiva teórico-metodológico da etnografia, pautada pela descrição em profundidade. A etnografia foi realizada nos anos de 2013, 2014 e 2015. Foi possível interpretar que o fenômeno do tráfico de drogas e o desfavorecimento social são marcadores significativos do que é compartilhado no interior das escolas, produzindo implicações também no trato com as manifestações da cultura corporal de movimento no cotidiano da Educação Física escolar singular.Universidade Federal de Goiás2019-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5476610.5216/rpp.v22.54766Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/54766/33887Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGoularte, Gabriel GulesBossle, FabianoMedeiros, Tiago NunesRocha, Leandro Oliveira2020-02-28T13:34:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54766Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:27.366884Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia. |
title |
Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia. |
spellingShingle |
Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia. Goularte, Gabriel Gules Educação Física escolar. Violências. Escola. Etnografia. |
title_short |
Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia. |
title_full |
Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia. |
title_fullStr |
Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia. |
title_full_unstemmed |
Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia. |
title_sort |
Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia. |
author |
Goularte, Gabriel Gules |
author_facet |
Goularte, Gabriel Gules Bossle, Fabiano Medeiros, Tiago Nunes Rocha, Leandro Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Bossle, Fabiano Medeiros, Tiago Nunes Rocha, Leandro Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goularte, Gabriel Gules Bossle, Fabiano Medeiros, Tiago Nunes Rocha, Leandro Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar. Violências. Escola. Etnografia. |
topic |
Educação Física escolar. Violências. Escola. Etnografia. |
description |
O presente artigo trata da interpretação dos aspectos simbólicos produzidos sobre as violências envolvidas na cultura particular de duas escolas da Rede Pública de um município do Rio Grande do Sul a partir da perspectiva teórico-metodológico da etnografia, pautada pela descrição em profundidade. A etnografia foi realizada nos anos de 2013, 2014 e 2015. Foi possível interpretar que o fenômeno do tráfico de drogas e o desfavorecimento social são marcadores significativos do que é compartilhado no interior das escolas, produzindo implicações também no trato com as manifestações da cultura corporal de movimento no cotidiano da Educação Física escolar singular. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54766 10.5216/rpp.v22.54766 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54766 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.54766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54766/33887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859259396096 |