Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goularte, Gabriel Gules
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bossle, Fabiano, Medeiros, Tiago Nunes, Rocha, Leandro Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54766
Resumo: O presente artigo trata da interpretação dos aspectos simbólicos produzidos sobre as violências envolvidas na cultura particular de duas escolas da Rede Pública de um município do Rio Grande do Sul a partir da perspectiva teórico-metodológico da etnografia, pautada pela descrição em profundidade.  A etnografia foi realizada nos anos de 2013, 2014 e 2015. Foi possível interpretar que o fenômeno do tráfico de drogas e o desfavorecimento social são marcadores significativos do que é compartilhado no interior das escolas, produzindo implicações também no trato com as manifestações da cultura corporal de movimento no cotidiano da Educação Física escolar singular.
id UFG-4_426e5a28c8fa777956955b108c8682bc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54766
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia.Educação Física escolar. Violências. Escola. Etnografia.O presente artigo trata da interpretação dos aspectos simbólicos produzidos sobre as violências envolvidas na cultura particular de duas escolas da Rede Pública de um município do Rio Grande do Sul a partir da perspectiva teórico-metodológico da etnografia, pautada pela descrição em profundidade.  A etnografia foi realizada nos anos de 2013, 2014 e 2015. Foi possível interpretar que o fenômeno do tráfico de drogas e o desfavorecimento social são marcadores significativos do que é compartilhado no interior das escolas, produzindo implicações também no trato com as manifestações da cultura corporal de movimento no cotidiano da Educação Física escolar singular.Universidade Federal de Goiás2019-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5476610.5216/rpp.v22.54766Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/54766/33887Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGoularte, Gabriel GulesBossle, FabianoMedeiros, Tiago NunesRocha, Leandro Oliveira2020-02-28T13:34:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54766Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:27.366884Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia.
title Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia.
spellingShingle Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia.
Goularte, Gabriel Gules
Educação Física escolar. Violências. Escola. Etnografia.
title_short Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia.
title_full Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia.
title_fullStr Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia.
title_full_unstemmed Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia.
title_sort Interpretando o lugar da Educação Física Escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia.
author Goularte, Gabriel Gules
author_facet Goularte, Gabriel Gules
Bossle, Fabiano
Medeiros, Tiago Nunes
Rocha, Leandro Oliveira
author_role author
author2 Bossle, Fabiano
Medeiros, Tiago Nunes
Rocha, Leandro Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goularte, Gabriel Gules
Bossle, Fabiano
Medeiros, Tiago Nunes
Rocha, Leandro Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar. Violências. Escola. Etnografia.
topic Educação Física escolar. Violências. Escola. Etnografia.
description O presente artigo trata da interpretação dos aspectos simbólicos produzidos sobre as violências envolvidas na cultura particular de duas escolas da Rede Pública de um município do Rio Grande do Sul a partir da perspectiva teórico-metodológico da etnografia, pautada pela descrição em profundidade.  A etnografia foi realizada nos anos de 2013, 2014 e 2015. Foi possível interpretar que o fenômeno do tráfico de drogas e o desfavorecimento social são marcadores significativos do que é compartilhado no interior das escolas, produzindo implicações também no trato com as manifestações da cultura corporal de movimento no cotidiano da Educação Física escolar singular.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54766
10.5216/rpp.v22.54766
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54766
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.54766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54766/33887
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859259396096