MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28881 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre mídia e esporte no processo de popularização do MMA na sociedade, num contexto que têm como ordem econômico-social, o capitalismo. Inicialmente, buscou-se estabelecer uma discussão com a literatura, no sentido de compreender o fenômeno esportivo e como ele se configura na sociedade contemporânea. Essa etapa, eminentemente teórica, forneceu subsídios para elucidar alguns questionamentos que permeiam o veemente crescimento do fenômeno MMA e sua constante evidência nos meios de comunicação de massa. Como resultado, verificou-se que a popularização do MMA na sociedade, está atrelada à persuasão da mídia, mediante o processo de mercadorização esportiva. |
id |
UFG-4_42aff6f514c2908e5bc1fff47b7aa375 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28881 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMAMídia. MMA. Mercadorização esportiva. Popularização.Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre mídia e esporte no processo de popularização do MMA na sociedade, num contexto que têm como ordem econômico-social, o capitalismo. Inicialmente, buscou-se estabelecer uma discussão com a literatura, no sentido de compreender o fenômeno esportivo e como ele se configura na sociedade contemporânea. Essa etapa, eminentemente teórica, forneceu subsídios para elucidar alguns questionamentos que permeiam o veemente crescimento do fenômeno MMA e sua constante evidência nos meios de comunicação de massa. Como resultado, verificou-se que a popularização do MMA na sociedade, está atrelada à persuasão da mídia, mediante o processo de mercadorização esportiva.Universidade Federal de Goiás2014-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2888110.5216/rpp.v17i3.28881Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/28881/17116Miranda Filho, Vamberto Ferreirados Santos, Igor Sampaio Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:27:59Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/28881Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:59.594710Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA |
title |
MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA |
spellingShingle |
MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA Miranda Filho, Vamberto Ferreira Mídia. MMA. Mercadorização esportiva. Popularização. |
title_short |
MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA |
title_full |
MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA |
title_fullStr |
MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA |
title_full_unstemmed |
MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA |
title_sort |
MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA |
author |
Miranda Filho, Vamberto Ferreira |
author_facet |
Miranda Filho, Vamberto Ferreira dos Santos, Igor Sampaio Pinho |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Igor Sampaio Pinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda Filho, Vamberto Ferreira dos Santos, Igor Sampaio Pinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia. MMA. Mercadorização esportiva. Popularização. |
topic |
Mídia. MMA. Mercadorização esportiva. Popularização. |
description |
Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre mídia e esporte no processo de popularização do MMA na sociedade, num contexto que têm como ordem econômico-social, o capitalismo. Inicialmente, buscou-se estabelecer uma discussão com a literatura, no sentido de compreender o fenômeno esportivo e como ele se configura na sociedade contemporânea. Essa etapa, eminentemente teórica, forneceu subsídios para elucidar alguns questionamentos que permeiam o veemente crescimento do fenômeno MMA e sua constante evidência nos meios de comunicação de massa. Como resultado, verificou-se que a popularização do MMA na sociedade, está atrelada à persuasão da mídia, mediante o processo de mercadorização esportiva. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28881 10.5216/rpp.v17i3.28881 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28881 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v17i3.28881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28881/17116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014) Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857550217216 |