MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda Filho, Vamberto Ferreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: dos Santos, Igor Sampaio Pinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28881
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre mídia e esporte no processo de popularização do MMA na sociedade, num contexto que têm como ordem econômico-social, o capitalismo. Inicialmente, buscou-se estabelecer uma discussão com a literatura, no sentido de compreender o fenômeno esportivo e como ele se configura na sociedade contemporânea. Essa etapa, eminentemente teórica, forneceu subsídios para elucidar alguns questionamentos que permeiam o veemente crescimento do fenômeno MMA e sua constante evidência nos meios de comunicação de massa. Como resultado, verificou-se que a popularização do MMA na sociedade, está atrelada à persuasão da mídia, mediante o processo de mercadorização esportiva.
id UFG-4_42aff6f514c2908e5bc1fff47b7aa375
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28881
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMAMídia. MMA. Mercadorização esportiva. Popularização.Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre mídia e esporte no processo de popularização do MMA na sociedade, num contexto que têm como ordem econômico-social, o capitalismo. Inicialmente, buscou-se estabelecer uma discussão com a literatura, no sentido de compreender o fenômeno esportivo e como ele se configura na sociedade contemporânea. Essa etapa, eminentemente teórica, forneceu subsídios para elucidar alguns questionamentos que permeiam o veemente crescimento do fenômeno MMA e sua constante evidência nos meios de comunicação de massa. Como resultado, verificou-se que a popularização do MMA na sociedade, está atrelada à persuasão da mídia, mediante o processo de mercadorização esportiva.Universidade Federal de Goiás2014-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2888110.5216/rpp.v17i3.28881Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/28881/17116Miranda Filho, Vamberto Ferreirados Santos, Igor Sampaio Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:27:59Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/28881Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:59.594710Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA
title MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA
spellingShingle MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA
Miranda Filho, Vamberto Ferreira
Mídia. MMA. Mercadorização esportiva. Popularização.
title_short MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA
title_full MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA
title_fullStr MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA
title_full_unstemmed MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA
title_sort MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA
author Miranda Filho, Vamberto Ferreira
author_facet Miranda Filho, Vamberto Ferreira
dos Santos, Igor Sampaio Pinho
author_role author
author2 dos Santos, Igor Sampaio Pinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda Filho, Vamberto Ferreira
dos Santos, Igor Sampaio Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia. MMA. Mercadorização esportiva. Popularização.
topic Mídia. MMA. Mercadorização esportiva. Popularização.
description Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre mídia e esporte no processo de popularização do MMA na sociedade, num contexto que têm como ordem econômico-social, o capitalismo. Inicialmente, buscou-se estabelecer uma discussão com a literatura, no sentido de compreender o fenômeno esportivo e como ele se configura na sociedade contemporânea. Essa etapa, eminentemente teórica, forneceu subsídios para elucidar alguns questionamentos que permeiam o veemente crescimento do fenômeno MMA e sua constante evidência nos meios de comunicação de massa. Como resultado, verificou-se que a popularização do MMA na sociedade, está atrelada à persuasão da mídia, mediante o processo de mercadorização esportiva.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28881
10.5216/rpp.v17i3.28881
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28881
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i3.28881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28881/17116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857550217216