Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasquali, Dennia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fantin, Monica, Lazzarotti Filho, Ari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74297
Resumo: This article aim is to understand the appropriations of media by Physical Education teachers by through the methodological, critical and expressive-productive dimensions of media education. It was applied a whole questionnaire conjoined with a semi-structured review to basic education teachers. Media are enough used as a strong instrumental role, mainly in class planning. The work highlights that critical approach, as well as ethical and aesthetic aspects concerning media content crafting are not well explored, and ultimately suggests the signification for guiding these issues with respect teaching practice.
id UFG-4_550dd39fa1b9d16e04e094f411fe283e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/74297
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questãoSchool. Physical education. Media-education.Escola. Educação Física. Mídia-Educação.This article aim is to understand the appropriations of media by Physical Education teachers by through the methodological, critical and expressive-productive dimensions of media education. It was applied a whole questionnaire conjoined with a semi-structured review to basic education teachers. Media are enough used as a strong instrumental role, mainly in class planning. The work highlights that critical approach, as well as ethical and aesthetic aspects concerning media content crafting are not well explored, and ultimately suggests the signification for guiding these issues with respect teaching practice.Este artículo tiene el objetivo de arrojar luz sobre el incorporación de dichos medios en relación con los docentes de Educación Física a través de un ámbito metodológico-crítico y expresivo-productivo da educación mediática. Se aplicó un cuestionario completo junto con una revisión semiestructurada a los docentes de educación básica. Los medios se utilizan suficientemente como un papel instrumental fuerte, principalmente en la planificación de clases. El enfoque crítico, así como los aspectos éticos y estéticos relacionados con la elaboración de contenidos mediáticos, no están bien explorados y, sugiere el significado de orientar estos temas con respeto a la práctica docente.O artigo teve como objetivo compreender as apropriações das mídias pelos professores de Educação Física por meio das dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva da Mídia-Educação. A etapa empírica envolveu a aplicação de um questionário e a realização de entrevista semiestruturada com professores da educação básica. Constatou que as mídias são usadas com um forte caráter instrumental, principalmente no planejamento das aulas. A abordagem crítica e os aspectos éticos e estéticos em relação à criação de conteúdos midiáticos são pouco explorados e sugere a importância de pautar estas questões na formação docente.Universidade Federal de Goiás2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/7429710.5216/rpp.v26.74297Pensar a Prática; Vol. 26 (2023)Pensar a Prática; v. 26 (2023)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/74297/40182Copyright (c) 2023 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPasquali, DenniaFantin, MonicaLazzarotti Filho, Ari2023-08-31T14:14:26Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/74297Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:43.110635Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão
title Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão
spellingShingle Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão
Pasquali, Dennia
School. Physical education. Media-education.
Escola. Educação Física. Mídia-Educação.
title_short Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão
title_full Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão
title_fullStr Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão
title_full_unstemmed Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão
title_sort Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão
author Pasquali, Dennia
author_facet Pasquali, Dennia
Fantin, Monica
Lazzarotti Filho, Ari
author_role author
author2 Fantin, Monica
Lazzarotti Filho, Ari
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasquali, Dennia
Fantin, Monica
Lazzarotti Filho, Ari
dc.subject.por.fl_str_mv School. Physical education. Media-education.
Escola. Educação Física. Mídia-Educação.
topic School. Physical education. Media-education.
Escola. Educação Física. Mídia-Educação.
description This article aim is to understand the appropriations of media by Physical Education teachers by through the methodological, critical and expressive-productive dimensions of media education. It was applied a whole questionnaire conjoined with a semi-structured review to basic education teachers. Media are enough used as a strong instrumental role, mainly in class planning. The work highlights that critical approach, as well as ethical and aesthetic aspects concerning media content crafting are not well explored, and ultimately suggests the signification for guiding these issues with respect teaching practice.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74297
10.5216/rpp.v26.74297
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74297
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v26.74297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74297/40182
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 26 (2023)
Pensar a Prática; v. 26 (2023)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874860433801216