Multiplicação e convergência das mídias: desafios para a educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Betti, Mauro [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2010n34p122
http://hdl.handle.net/11449/134432
Resumo: This article presents pedagogical reflections on the relationship between media and physical education, a scenario in which digital technologies facilitate and expand access to media. Then there is the need to approach physical education to the media, given its importance in symbolic representation and behavior of students within the movement body culture. The primary intentions of the media are not necessarily compatible with the purposes of school. This apparent contradiction leads us to wonder, in dialogue with the area of media education, which would be the potential of media as a strategy for pedagogical action.
id UNSP_4c00e09041f5ef8d037d71a59ec2385e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134432
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Multiplicação e convergência das mídias: desafios para a educação física escolarMediaSchoolPhysical educationMedia-educationMídiasEscolaEducação FísicaMídia-educaçãoThis article presents pedagogical reflections on the relationship between media and physical education, a scenario in which digital technologies facilitate and expand access to media. Then there is the need to approach physical education to the media, given its importance in symbolic representation and behavior of students within the movement body culture. The primary intentions of the media are not necessarily compatible with the purposes of school. This apparent contradiction leads us to wonder, in dialogue with the area of media education, which would be the potential of media as a strategy for pedagogical action.Este artigo apresenta reflexões pedagógicas sobre as relações entre as mídias e Educação Física escolar, num cenário em que as tecnologias digitais facilitam e ampliam o acesso aos meios de informação e comunicação. Há então necessidade de aproximação da Educação Física às mídias, em face de sua importância nas representações simbólicas e no comportamento dos alunos no âmbito da cultura corporal de movimento. As intenções primárias das mídias não são necessariamente compatíveis com as finalidades escolares. Esta aparente contradição leva-nos a indagar, em diálogo com a área de mídia-educação, quais seriam as potencialidades das mídias como estratégia de ação pedagógicaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz E. Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz E. Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP]Betti, Mauro [UNESP]2016-03-02T12:56:42Z2016-03-02T12:56:42Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article122-135application/pdfhttp://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2010n34p122Motrivivencia, ano XXII, n. 34, p. 122-135, 2010.0103-4111http://hdl.handle.net/11449/13443210.5007/2175-8042.2010n34p122ISSN0103-4111-2010-XXII-34-122-135.pdf6026760351434205Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporMotrivivenciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T18:53:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134432Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:14:42.036676Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiplicação e convergência das mídias: desafios para a educação física escolar
title Multiplicação e convergência das mídias: desafios para a educação física escolar
spellingShingle Multiplicação e convergência das mídias: desafios para a educação física escolar
Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP]
Media
School
Physical education
Media-education
Mídias
Escola
Educação Física
Mídia-educação
title_short Multiplicação e convergência das mídias: desafios para a educação física escolar
title_full Multiplicação e convergência das mídias: desafios para a educação física escolar
title_fullStr Multiplicação e convergência das mídias: desafios para a educação física escolar
title_full_unstemmed Multiplicação e convergência das mídias: desafios para a educação física escolar
title_sort Multiplicação e convergência das mídias: desafios para a educação física escolar
author Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP]
author_facet Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP]
Betti, Mauro [UNESP]
author_role author
author2 Betti, Mauro [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP]
Betti, Mauro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Media
School
Physical education
Media-education
Mídias
Escola
Educação Física
Mídia-educação
topic Media
School
Physical education
Media-education
Mídias
Escola
Educação Física
Mídia-educação
description This article presents pedagogical reflections on the relationship between media and physical education, a scenario in which digital technologies facilitate and expand access to media. Then there is the need to approach physical education to the media, given its importance in symbolic representation and behavior of students within the movement body culture. The primary intentions of the media are not necessarily compatible with the purposes of school. This apparent contradiction leads us to wonder, in dialogue with the area of media education, which would be the potential of media as a strategy for pedagogical action.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-03-02T12:56:42Z
2016-03-02T12:56:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2010n34p122
Motrivivencia, ano XXII, n. 34, p. 122-135, 2010.
0103-4111
http://hdl.handle.net/11449/134432
10.5007/2175-8042.2010n34p122
ISSN0103-4111-2010-XXII-34-122-135.pdf
6026760351434205
url http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2010n34p122
http://hdl.handle.net/11449/134432
identifier_str_mv Motrivivencia, ano XXII, n. 34, p. 122-135, 2010.
0103-4111
10.5007/2175-8042.2010n34p122
ISSN0103-4111-2010-XXII-34-122-135.pdf
6026760351434205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Motrivivencia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122-135
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129177865420800