Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74297 |
Resumo: | This article aim is to understand the appropriations of media by Physical Education teachers by through the methodological, critical and expressive-productive dimensions of media education. It was applied a whole questionnaire conjoined with a semi-structured review to basic education teachers. Media are enough used as a strong instrumental role, mainly in class planning. The work highlights that critical approach, as well as ethical and aesthetic aspects concerning media content crafting are not well explored, and ultimately suggests the signification for guiding these issues with respect teaching practice. |
id |
UFG-4_550dd39fa1b9d16e04e094f411fe283e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/74297 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questãoSchool. Physical education. Media-education.Escola. Educação Física. Mídia-Educação.This article aim is to understand the appropriations of media by Physical Education teachers by through the methodological, critical and expressive-productive dimensions of media education. It was applied a whole questionnaire conjoined with a semi-structured review to basic education teachers. Media are enough used as a strong instrumental role, mainly in class planning. The work highlights that critical approach, as well as ethical and aesthetic aspects concerning media content crafting are not well explored, and ultimately suggests the signification for guiding these issues with respect teaching practice.Este artículo tiene el objetivo de arrojar luz sobre el incorporación de dichos medios en relación con los docentes de Educación Física a través de un ámbito metodológico-crítico y expresivo-productivo da educación mediática. Se aplicó un cuestionario completo junto con una revisión semiestructurada a los docentes de educación básica. Los medios se utilizan suficientemente como un papel instrumental fuerte, principalmente en la planificación de clases. El enfoque crítico, así como los aspectos éticos y estéticos relacionados con la elaboración de contenidos mediáticos, no están bien explorados y, sugiere el significado de orientar estos temas con respeto a la práctica docente.O artigo teve como objetivo compreender as apropriações das mídias pelos professores de Educação Física por meio das dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva da Mídia-Educação. A etapa empírica envolveu a aplicação de um questionário e a realização de entrevista semiestruturada com professores da educação básica. Constatou que as mídias são usadas com um forte caráter instrumental, principalmente no planejamento das aulas. A abordagem crítica e os aspectos éticos e estéticos em relação à criação de conteúdos midiáticos são pouco explorados e sugere a importância de pautar estas questões na formação docente.Universidade Federal de Goiás2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/7429710.5216/rpp.v26.74297Pensar a Prática; Vol. 26 (2023)Pensar a Prática; v. 26 (2023)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/74297/40182Copyright (c) 2023 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPasquali, DenniaFantin, MonicaLazzarotti Filho, Ari2023-08-31T14:14:26Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/74297Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:43.110635Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão |
title |
Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão |
spellingShingle |
Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão Pasquali, Dennia School. Physical education. Media-education. Escola. Educação Física. Mídia-Educação. |
title_short |
Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão |
title_full |
Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão |
title_fullStr |
Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão |
title_full_unstemmed |
Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão |
title_sort |
Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão |
author |
Pasquali, Dennia |
author_facet |
Pasquali, Dennia Fantin, Monica Lazzarotti Filho, Ari |
author_role |
author |
author2 |
Fantin, Monica Lazzarotti Filho, Ari |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasquali, Dennia Fantin, Monica Lazzarotti Filho, Ari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
School. Physical education. Media-education. Escola. Educação Física. Mídia-Educação. |
topic |
School. Physical education. Media-education. Escola. Educação Física. Mídia-Educação. |
description |
This article aim is to understand the appropriations of media by Physical Education teachers by through the methodological, critical and expressive-productive dimensions of media education. It was applied a whole questionnaire conjoined with a semi-structured review to basic education teachers. Media are enough used as a strong instrumental role, mainly in class planning. The work highlights that critical approach, as well as ethical and aesthetic aspects concerning media content crafting are not well explored, and ultimately suggests the signification for guiding these issues with respect teaching practice. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74297 10.5216/rpp.v26.74297 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74297 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v26.74297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74297/40182 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 26 (2023) Pensar a Prática; v. 26 (2023) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874860433801216 |