A OBSERVAÇÃO REFLEXIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL CONSTITUINTE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES A ENSINAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26774 |
Resumo: | RESUMO O objetivo do trabalho foi (re)conhecer a observação como elemento da prática pedagógicas dos Professores em formação inicial. A pesquisa teve duração de três meses e foi realizada em escola pública de João Pessoa (PB). Participaram da investigação três acadêmicos do curso de Educação Física da UFPB. As técnicas de coleta foram: observação participante; grupo focal e documentos escritos; Foram analisadas 8 aulas de cada acadêmico. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Reconheceu-se três tipos de observação: a) espelhada; b) incorporativa; c) corporativa. Estes tipos se converteram em três estágios: a) sincrético; b) analítico; c) correlato. Aponta-se que a observação não somente corrobora no processo de transposição didática, mas que constrói também um saber coletivizado. Palavras chave: observação; transposição; aprendizagem; |
id |
UFG-4_5ce44d3f8c29626e30b1ceb5297656e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/26774 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A OBSERVAÇÃO REFLEXIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL CONSTITUINTE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES A ENSINARRESUMO O objetivo do trabalho foi (re)conhecer a observação como elemento da prática pedagógicas dos Professores em formação inicial. A pesquisa teve duração de três meses e foi realizada em escola pública de João Pessoa (PB). Participaram da investigação três acadêmicos do curso de Educação Física da UFPB. As técnicas de coleta foram: observação participante; grupo focal e documentos escritos; Foram analisadas 8 aulas de cada acadêmico. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Reconheceu-se três tipos de observação: a) espelhada; b) incorporativa; c) corporativa. Estes tipos se converteram em três estágios: a) sincrético; b) analítico; c) correlato. Aponta-se que a observação não somente corrobora no processo de transposição didática, mas que constrói também um saber coletivizado. Palavras chave: observação; transposição; aprendizagem;Universidade Federal de Goiás2014-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2677410.5216/rpp.v17i3.26774Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/26774/17110Martiny, Luis EugênioGomes-da-Silva, Pierre Normandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:27:48Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/26774Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:57.955539Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A OBSERVAÇÃO REFLEXIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL CONSTITUINTE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES A ENSINAR |
title |
A OBSERVAÇÃO REFLEXIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL CONSTITUINTE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES A ENSINAR |
spellingShingle |
A OBSERVAÇÃO REFLEXIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL CONSTITUINTE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES A ENSINAR Martiny, Luis Eugênio |
title_short |
A OBSERVAÇÃO REFLEXIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL CONSTITUINTE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES A ENSINAR |
title_full |
A OBSERVAÇÃO REFLEXIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL CONSTITUINTE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES A ENSINAR |
title_fullStr |
A OBSERVAÇÃO REFLEXIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL CONSTITUINTE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES A ENSINAR |
title_full_unstemmed |
A OBSERVAÇÃO REFLEXIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL CONSTITUINTE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES A ENSINAR |
title_sort |
A OBSERVAÇÃO REFLEXIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL CONSTITUINTE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES A ENSINAR |
author |
Martiny, Luis Eugênio |
author_facet |
Martiny, Luis Eugênio Gomes-da-Silva, Pierre Normando |
author_role |
author |
author2 |
Gomes-da-Silva, Pierre Normando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martiny, Luis Eugênio Gomes-da-Silva, Pierre Normando |
description |
RESUMO O objetivo do trabalho foi (re)conhecer a observação como elemento da prática pedagógicas dos Professores em formação inicial. A pesquisa teve duração de três meses e foi realizada em escola pública de João Pessoa (PB). Participaram da investigação três acadêmicos do curso de Educação Física da UFPB. As técnicas de coleta foram: observação participante; grupo focal e documentos escritos; Foram analisadas 8 aulas de cada acadêmico. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Reconheceu-se três tipos de observação: a) espelhada; b) incorporativa; c) corporativa. Estes tipos se converteram em três estágios: a) sincrético; b) analítico; c) correlato. Aponta-se que a observação não somente corrobora no processo de transposição didática, mas que constrói também um saber coletivizado. Palavras chave: observação; transposição; aprendizagem; |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26774 10.5216/rpp.v17i3.26774 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26774 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v17i3.26774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26774/17110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014) Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857518759936 |