O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: AVANÇOS METODOLOGICOS DOS ASPECTOS ESTRATÉGICO-TÁTICO-TÉCNICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galatti, Larissa Rafaela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bettega, Otávio Baggiotto, Paes, Roberto Rodrigues, Reverdito, Riller Silva, Seoane, Antonio Montero, Scaglia, Alcides José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39593
Resumo: O estudo tem por objetivo fortalecer conceitos relacionados ao ensino estratégico-tático-técnico dos Jogos Esportivos Coletivos (JEC) e sinalizar propostas de diferentes contextos culturais, a fim de estabelecer os avanços nos processos de organização e sistematização do seu ensino.  A metodologia caracteriza-se como um estudo bibliográfico de caráter descritivo-reflexivo. As novas tendências em pedagogia do esporte sinalizam que os métodos de iniciação esportiva devem proporcionar o novo e o desafiador, centrando o ensino no aluno e desencadeando o processo educacional a partir do escopo ontológico do jogo. 
id UFG-4_642d1600a4d3ebfe460c6571b6851595
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/39593
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: AVANÇOS METODOLOGICOS DOS ASPECTOS ESTRATÉGICO-TÁTICO-TÉCNICOSEnsinoMetodologiaEducação Física.O estudo tem por objetivo fortalecer conceitos relacionados ao ensino estratégico-tático-técnico dos Jogos Esportivos Coletivos (JEC) e sinalizar propostas de diferentes contextos culturais, a fim de estabelecer os avanços nos processos de organização e sistematização do seu ensino.  A metodologia caracteriza-se como um estudo bibliográfico de caráter descritivo-reflexivo. As novas tendências em pedagogia do esporte sinalizam que os métodos de iniciação esportiva devem proporcionar o novo e o desafiador, centrando o ensino no aluno e desencadeando o processo educacional a partir do escopo ontológico do jogo. Universidade Federal de Goiás2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3959310.5216/rpp.v20i3.39593Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/39593/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGalatti, Larissa RafaelaBettega, Otávio BaggiottoPaes, Roberto RodriguesReverdito, Riller SilvaSeoane, Antonio MonteroScaglia, Alcides José2017-11-07T10:44:47Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/39593Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:10.357782Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: AVANÇOS METODOLOGICOS DOS ASPECTOS ESTRATÉGICO-TÁTICO-TÉCNICOS
title O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: AVANÇOS METODOLOGICOS DOS ASPECTOS ESTRATÉGICO-TÁTICO-TÉCNICOS
spellingShingle O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: AVANÇOS METODOLOGICOS DOS ASPECTOS ESTRATÉGICO-TÁTICO-TÉCNICOS
Galatti, Larissa Rafaela
Ensino
Metodologia
Educação Física.
title_short O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: AVANÇOS METODOLOGICOS DOS ASPECTOS ESTRATÉGICO-TÁTICO-TÉCNICOS
title_full O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: AVANÇOS METODOLOGICOS DOS ASPECTOS ESTRATÉGICO-TÁTICO-TÉCNICOS
title_fullStr O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: AVANÇOS METODOLOGICOS DOS ASPECTOS ESTRATÉGICO-TÁTICO-TÉCNICOS
title_full_unstemmed O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: AVANÇOS METODOLOGICOS DOS ASPECTOS ESTRATÉGICO-TÁTICO-TÉCNICOS
title_sort O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: AVANÇOS METODOLOGICOS DOS ASPECTOS ESTRATÉGICO-TÁTICO-TÉCNICOS
author Galatti, Larissa Rafaela
author_facet Galatti, Larissa Rafaela
Bettega, Otávio Baggiotto
Paes, Roberto Rodrigues
Reverdito, Riller Silva
Seoane, Antonio Montero
Scaglia, Alcides José
author_role author
author2 Bettega, Otávio Baggiotto
Paes, Roberto Rodrigues
Reverdito, Riller Silva
Seoane, Antonio Montero
Scaglia, Alcides José
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galatti, Larissa Rafaela
Bettega, Otávio Baggiotto
Paes, Roberto Rodrigues
Reverdito, Riller Silva
Seoane, Antonio Montero
Scaglia, Alcides José
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Metodologia
Educação Física.
topic Ensino
Metodologia
Educação Física.
description O estudo tem por objetivo fortalecer conceitos relacionados ao ensino estratégico-tático-técnico dos Jogos Esportivos Coletivos (JEC) e sinalizar propostas de diferentes contextos culturais, a fim de estabelecer os avanços nos processos de organização e sistematização do seu ensino.  A metodologia caracteriza-se como um estudo bibliográfico de caráter descritivo-reflexivo. As novas tendências em pedagogia do esporte sinalizam que os métodos de iniciação esportiva devem proporcionar o novo e o desafiador, centrando o ensino no aluno e desencadeando o processo educacional a partir do escopo ontológico do jogo. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39593
10.5216/rpp.v20i3.39593
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39593
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v20i3.39593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39593/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)
Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858339794944