CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43885 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo analisar as contribuições da dança na formação inicial de professores de Educação Física que fazem parte do projeto “Corpo de Dança da UFPI”. A pesquisa qualitativa caracteriza-se como analítica descritiva. A coleta dados foi realizada por meio de um questionário misto aplicado junto à amostra constituída por 14 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPI que participam do Projeto “Corpo de Dança da UFPI”. Os resultados da pesquisa mostraram que os acadêmicos investigados perceberam que a dança contribuiu de maneira satisfatória na vida profissional, e ainda os possibilitaram vivenciar inúmeras experiências que foram além da Dança. Conclui-se, portanto, que a participação no Corpo de Dança da UFPI proporciona aos alunos de Educação Física uma melhor capacidade de solucionar problemas e construir suas próprias estratégias de ensino. Uma vez que o mesmo pode gerar campo de trabalho, um maior conhecimento por parte dos estudantes sobre como se configura o trabalho do docente de educação física com a dança. |
id |
UFG-4_8d4514fa12d94cfc176f7c0d57e25419 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/43885 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍPalavras-chaveEducação FísicaEnsinoFormação ProfissionalMetodologia.Formação ProfissionalO estudo tem como objetivo analisar as contribuições da dança na formação inicial de professores de Educação Física que fazem parte do projeto “Corpo de Dança da UFPI”. A pesquisa qualitativa caracteriza-se como analítica descritiva. A coleta dados foi realizada por meio de um questionário misto aplicado junto à amostra constituída por 14 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPI que participam do Projeto “Corpo de Dança da UFPI”. Os resultados da pesquisa mostraram que os acadêmicos investigados perceberam que a dança contribuiu de maneira satisfatória na vida profissional, e ainda os possibilitaram vivenciar inúmeras experiências que foram além da Dança. Conclui-se, portanto, que a participação no Corpo de Dança da UFPI proporciona aos alunos de Educação Física uma melhor capacidade de solucionar problemas e construir suas próprias estratégias de ensino. Uma vez que o mesmo pode gerar campo de trabalho, um maior conhecimento por parte dos estudantes sobre como se configura o trabalho do docente de educação física com a dança. Universidade Federal de Goiás2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4388510.5216/rpp.v20i4.43885Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/43885/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, José Carlosde Páscoa Rodrigues, JaneteSantos Nery, Simone Silvade Sousa Silva, Érika PriscilaPereira Nunes, Agdade Freitas Brito, Aline2018-01-22T12:21:07Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/43885Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:16.046941Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ |
title |
CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ dos Santos, José Carlos Palavras-chave Educação Física Ensino Formação Profissional Metodologia. Formação Profissional |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ |
author |
dos Santos, José Carlos |
author_facet |
dos Santos, José Carlos de Páscoa Rodrigues, Janete Santos Nery, Simone Silva de Sousa Silva, Érika Priscila Pereira Nunes, Agda de Freitas Brito, Aline |
author_role |
author |
author2 |
de Páscoa Rodrigues, Janete Santos Nery, Simone Silva de Sousa Silva, Érika Priscila Pereira Nunes, Agda de Freitas Brito, Aline |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, José Carlos de Páscoa Rodrigues, Janete Santos Nery, Simone Silva de Sousa Silva, Érika Priscila Pereira Nunes, Agda de Freitas Brito, Aline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave Educação Física Ensino Formação Profissional Metodologia. Formação Profissional |
topic |
Palavras-chave Educação Física Ensino Formação Profissional Metodologia. Formação Profissional |
description |
O estudo tem como objetivo analisar as contribuições da dança na formação inicial de professores de Educação Física que fazem parte do projeto “Corpo de Dança da UFPI”. A pesquisa qualitativa caracteriza-se como analítica descritiva. A coleta dados foi realizada por meio de um questionário misto aplicado junto à amostra constituída por 14 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPI que participam do Projeto “Corpo de Dança da UFPI”. Os resultados da pesquisa mostraram que os acadêmicos investigados perceberam que a dança contribuiu de maneira satisfatória na vida profissional, e ainda os possibilitaram vivenciar inúmeras experiências que foram além da Dança. Conclui-se, portanto, que a participação no Corpo de Dança da UFPI proporciona aos alunos de Educação Física uma melhor capacidade de solucionar problemas e construir suas próprias estratégias de ensino. Uma vez que o mesmo pode gerar campo de trabalho, um maior conhecimento por parte dos estudantes sobre como se configura o trabalho do docente de educação física com a dança. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43885 10.5216/rpp.v20i4.43885 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43885 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v20i4.43885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43885/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017) Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858737205248 |