CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, José Carlos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Páscoa Rodrigues, Janete, Santos Nery, Simone Silva, de Sousa Silva, Érika Priscila, Pereira Nunes, Agda, de Freitas Brito, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43885
Resumo: O estudo tem como objetivo analisar as contribuições da dança na formação inicial de professores de Educação Física que fazem parte do projeto “Corpo de Dança da UFPI”. A pesquisa qualitativa caracteriza-se como analítica descritiva. A coleta dados foi realizada por meio de um questionário misto aplicado junto à amostra constituída por 14 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPI que participam do Projeto “Corpo de Dança da UFPI”. Os resultados da pesquisa mostraram que os acadêmicos investigados perceberam que a dança contribuiu de maneira satisfatória na vida profissional, e ainda os possibilitaram vivenciar inúmeras experiências que foram além da Dança. Conclui-se, portanto, que a participação no Corpo de Dança da UFPI proporciona aos alunos de Educação Física uma melhor capacidade de solucionar problemas e construir suas próprias estratégias de ensino. Uma vez que o mesmo pode gerar campo de trabalho, um maior conhecimento por parte dos estudantes sobre como se configura o trabalho do docente de educação física com a dança. 
id UFG-4_8d4514fa12d94cfc176f7c0d57e25419
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/43885
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍPalavras-chaveEducação FísicaEnsinoFormação ProfissionalMetodologia.Formação ProfissionalO estudo tem como objetivo analisar as contribuições da dança na formação inicial de professores de Educação Física que fazem parte do projeto “Corpo de Dança da UFPI”. A pesquisa qualitativa caracteriza-se como analítica descritiva. A coleta dados foi realizada por meio de um questionário misto aplicado junto à amostra constituída por 14 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPI que participam do Projeto “Corpo de Dança da UFPI”. Os resultados da pesquisa mostraram que os acadêmicos investigados perceberam que a dança contribuiu de maneira satisfatória na vida profissional, e ainda os possibilitaram vivenciar inúmeras experiências que foram além da Dança. Conclui-se, portanto, que a participação no Corpo de Dança da UFPI proporciona aos alunos de Educação Física uma melhor capacidade de solucionar problemas e construir suas próprias estratégias de ensino. Uma vez que o mesmo pode gerar campo de trabalho, um maior conhecimento por parte dos estudantes sobre como se configura o trabalho do docente de educação física com a dança. Universidade Federal de Goiás2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4388510.5216/rpp.v20i4.43885Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/43885/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, José Carlosde Páscoa Rodrigues, JaneteSantos Nery, Simone Silvade Sousa Silva, Érika PriscilaPereira Nunes, Agdade Freitas Brito, Aline2018-01-22T12:21:07Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/43885Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:16.046941Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
title CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
dos Santos, José Carlos
Palavras-chave
Educação Física
Ensino
Formação Profissional
Metodologia.
Formação Profissional
title_short CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
title_full CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
author dos Santos, José Carlos
author_facet dos Santos, José Carlos
de Páscoa Rodrigues, Janete
Santos Nery, Simone Silva
de Sousa Silva, Érika Priscila
Pereira Nunes, Agda
de Freitas Brito, Aline
author_role author
author2 de Páscoa Rodrigues, Janete
Santos Nery, Simone Silva
de Sousa Silva, Érika Priscila
Pereira Nunes, Agda
de Freitas Brito, Aline
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, José Carlos
de Páscoa Rodrigues, Janete
Santos Nery, Simone Silva
de Sousa Silva, Érika Priscila
Pereira Nunes, Agda
de Freitas Brito, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
Educação Física
Ensino
Formação Profissional
Metodologia.
Formação Profissional
topic Palavras-chave
Educação Física
Ensino
Formação Profissional
Metodologia.
Formação Profissional
description O estudo tem como objetivo analisar as contribuições da dança na formação inicial de professores de Educação Física que fazem parte do projeto “Corpo de Dança da UFPI”. A pesquisa qualitativa caracteriza-se como analítica descritiva. A coleta dados foi realizada por meio de um questionário misto aplicado junto à amostra constituída por 14 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPI que participam do Projeto “Corpo de Dança da UFPI”. Os resultados da pesquisa mostraram que os acadêmicos investigados perceberam que a dança contribuiu de maneira satisfatória na vida profissional, e ainda os possibilitaram vivenciar inúmeras experiências que foram além da Dança. Conclui-se, portanto, que a participação no Corpo de Dança da UFPI proporciona aos alunos de Educação Física uma melhor capacidade de solucionar problemas e construir suas próprias estratégias de ensino. Uma vez que o mesmo pode gerar campo de trabalho, um maior conhecimento por parte dos estudantes sobre como se configura o trabalho do docente de educação física com a dança. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43885
10.5216/rpp.v20i4.43885
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43885
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v20i4.43885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43885/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017)
Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858737205248