O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Diego Luz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva Junior, Ivanildo Alves Lima da, Araujo, João Gabriel Eugênio, Sousa, Cleyton Batista de, Parente, Maria Larissy da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51677
Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar a produção acadêmica brasileira acerca do ensino das lutas como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar. Utilizou-se o método qualitativo de revisão sistemática, o qual foi pesquisado em periódicos do sistema WebQualis entre A1 e B2. Para seleção dos artigos foram analisados os títulos, resumos e estudo na integra, buscando artigos que tratassem do conteúdo “lutas na escola”. Foram selecionados 19 artigos que resultaram em três categorias: Aspectos Pedagógicos e Metodológicos das Lutas; Violência e Lutas no Contexto Escolar; e Formação Docente. Constatamos que é necessário sistematizar o ensino das lutas e refletir sobre sua intervenção pedagógica, potencializar a formação inicial e continuada na operacionalização deste conteúdo, distanciar as lutas da ideia de violência e promover a escola como local de estudo e propagação deste conteúdo.
id UFG-4_90e64d84747e2df639ba52f22bc01e88
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51677
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literaturaSchool Physical EducationTheachingFightEducación FísicaEnseñanzaPeleasEducação Física EscolarEnsinoLutasEste artigo teve como objetivo analisar a produção acadêmica brasileira acerca do ensino das lutas como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar. Utilizou-se o método qualitativo de revisão sistemática, o qual foi pesquisado em periódicos do sistema WebQualis entre A1 e B2. Para seleção dos artigos foram analisados os títulos, resumos e estudo na integra, buscando artigos que tratassem do conteúdo “lutas na escola”. Foram selecionados 19 artigos que resultaram em três categorias: Aspectos Pedagógicos e Metodológicos das Lutas; Violência e Lutas no Contexto Escolar; e Formação Docente. Constatamos que é necessário sistematizar o ensino das lutas e refletir sobre sua intervenção pedagógica, potencializar a formação inicial e continuada na operacionalização deste conteúdo, distanciar as lutas da ideia de violência e promover a escola como local de estudo e propagação deste conteúdo.Universidade Federal de Goiás2019-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5167710.5216/rpp.v22.51677Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51677/32998Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Diego LuzSilva Junior, Ivanildo Alves Lima daAraujo, João Gabriel EugênioSousa, Cleyton Batista deParente, Maria Larissy da Cruz2020-02-28T14:10:19Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51677Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:23.320354Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura
title O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura
Moura, Diego Luz
School Physical Education
Theaching
Fight
Educación Física
Enseñanza
Peleas
Educação Física Escolar
Ensino
Lutas
title_short O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura
title_full O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura
title_sort O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura
author Moura, Diego Luz
author_facet Moura, Diego Luz
Silva Junior, Ivanildo Alves Lima da
Araujo, João Gabriel Eugênio
Sousa, Cleyton Batista de
Parente, Maria Larissy da Cruz
author_role author
author2 Silva Junior, Ivanildo Alves Lima da
Araujo, João Gabriel Eugênio
Sousa, Cleyton Batista de
Parente, Maria Larissy da Cruz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Diego Luz
Silva Junior, Ivanildo Alves Lima da
Araujo, João Gabriel Eugênio
Sousa, Cleyton Batista de
Parente, Maria Larissy da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv School Physical Education
Theaching
Fight
Educación Física
Enseñanza
Peleas
Educação Física Escolar
Ensino
Lutas
topic School Physical Education
Theaching
Fight
Educación Física
Enseñanza
Peleas
Educação Física Escolar
Ensino
Lutas
description Este artigo teve como objetivo analisar a produção acadêmica brasileira acerca do ensino das lutas como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar. Utilizou-se o método qualitativo de revisão sistemática, o qual foi pesquisado em periódicos do sistema WebQualis entre A1 e B2. Para seleção dos artigos foram analisados os títulos, resumos e estudo na integra, buscando artigos que tratassem do conteúdo “lutas na escola”. Foram selecionados 19 artigos que resultaram em três categorias: Aspectos Pedagógicos e Metodológicos das Lutas; Violência e Lutas no Contexto Escolar; e Formação Docente. Constatamos que é necessário sistematizar o ensino das lutas e refletir sobre sua intervenção pedagógica, potencializar a formação inicial e continuada na operacionalização deste conteúdo, distanciar as lutas da ideia de violência e promover a escola como local de estudo e propagação deste conteúdo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51677
10.5216/rpp.v22.51677
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51677
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.51677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51677/32998
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859171315712