O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51677 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo analisar a produção acadêmica brasileira acerca do ensino das lutas como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar. Utilizou-se o método qualitativo de revisão sistemática, o qual foi pesquisado em periódicos do sistema WebQualis entre A1 e B2. Para seleção dos artigos foram analisados os títulos, resumos e estudo na integra, buscando artigos que tratassem do conteúdo “lutas na escola”. Foram selecionados 19 artigos que resultaram em três categorias: Aspectos Pedagógicos e Metodológicos das Lutas; Violência e Lutas no Contexto Escolar; e Formação Docente. Constatamos que é necessário sistematizar o ensino das lutas e refletir sobre sua intervenção pedagógica, potencializar a formação inicial e continuada na operacionalização deste conteúdo, distanciar as lutas da ideia de violência e promover a escola como local de estudo e propagação deste conteúdo. |
id |
UFG-4_90e64d84747e2df639ba52f22bc01e88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51677 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literaturaSchool Physical EducationTheachingFightEducación FísicaEnseñanzaPeleasEducação Física EscolarEnsinoLutasEste artigo teve como objetivo analisar a produção acadêmica brasileira acerca do ensino das lutas como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar. Utilizou-se o método qualitativo de revisão sistemática, o qual foi pesquisado em periódicos do sistema WebQualis entre A1 e B2. Para seleção dos artigos foram analisados os títulos, resumos e estudo na integra, buscando artigos que tratassem do conteúdo “lutas na escola”. Foram selecionados 19 artigos que resultaram em três categorias: Aspectos Pedagógicos e Metodológicos das Lutas; Violência e Lutas no Contexto Escolar; e Formação Docente. Constatamos que é necessário sistematizar o ensino das lutas e refletir sobre sua intervenção pedagógica, potencializar a formação inicial e continuada na operacionalização deste conteúdo, distanciar as lutas da ideia de violência e promover a escola como local de estudo e propagação deste conteúdo.Universidade Federal de Goiás2019-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5167710.5216/rpp.v22.51677Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51677/32998Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Diego LuzSilva Junior, Ivanildo Alves Lima daAraujo, João Gabriel EugênioSousa, Cleyton Batista deParente, Maria Larissy da Cruz2020-02-28T14:10:19Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51677Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:23.320354Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura |
title |
O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura |
spellingShingle |
O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura Moura, Diego Luz School Physical Education Theaching Fight Educación Física Enseñanza Peleas Educação Física Escolar Ensino Lutas |
title_short |
O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura |
title_full |
O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura |
title_fullStr |
O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura |
title_full_unstemmed |
O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura |
title_sort |
O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura |
author |
Moura, Diego Luz |
author_facet |
Moura, Diego Luz Silva Junior, Ivanildo Alves Lima da Araujo, João Gabriel Eugênio Sousa, Cleyton Batista de Parente, Maria Larissy da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Silva Junior, Ivanildo Alves Lima da Araujo, João Gabriel Eugênio Sousa, Cleyton Batista de Parente, Maria Larissy da Cruz |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Diego Luz Silva Junior, Ivanildo Alves Lima da Araujo, João Gabriel Eugênio Sousa, Cleyton Batista de Parente, Maria Larissy da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
School Physical Education Theaching Fight Educación Física Enseñanza Peleas Educação Física Escolar Ensino Lutas |
topic |
School Physical Education Theaching Fight Educación Física Enseñanza Peleas Educação Física Escolar Ensino Lutas |
description |
Este artigo teve como objetivo analisar a produção acadêmica brasileira acerca do ensino das lutas como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar. Utilizou-se o método qualitativo de revisão sistemática, o qual foi pesquisado em periódicos do sistema WebQualis entre A1 e B2. Para seleção dos artigos foram analisados os títulos, resumos e estudo na integra, buscando artigos que tratassem do conteúdo “lutas na escola”. Foram selecionados 19 artigos que resultaram em três categorias: Aspectos Pedagógicos e Metodológicos das Lutas; Violência e Lutas no Contexto Escolar; e Formação Docente. Constatamos que é necessário sistematizar o ensino das lutas e refletir sobre sua intervenção pedagógica, potencializar a formação inicial e continuada na operacionalização deste conteúdo, distanciar as lutas da ideia de violência e promover a escola como local de estudo e propagação deste conteúdo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51677 10.5216/rpp.v22.51677 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51677 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.51677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51677/32998 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859171315712 |