FORMAÇÃO CONTINUADA NA IMPLEMENTAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50877 |
Resumo: | Considerando o processo de formação continuada no campo da Educação Física, encontramos em destaque reflexões sobre o esporte educacional e sua ação pedagógica no contexto escolar. O presente trabalho apresenta o resultado da análise desse contexto a partir do processo de formação continuada e implementação do esporte educacional por meio da experiência de professores da rede estadual de ensino no estado de Sergipe-Brasil. Os resultados indicam a relevância do processo formativo para a construção de um planejamento cuja aplicabilidade se dá no sentido de oportunizar a prática do esporte educacional enquanto elemento da cultura, potencializando ações coletivas que rompem com a linearidade técnica-instrumental, valorizando a relação atitudinal, conceitual e procedimental por meio do esporte. |
id |
UFG-4_a2aa2ab7137b36b40fe3c9e4428f5110 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50877 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA IMPLEMENTAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAREducação Física EscolarFormação ContinuadaEsporte EducacionalEducação Física EscolarConsiderando o processo de formação continuada no campo da Educação Física, encontramos em destaque reflexões sobre o esporte educacional e sua ação pedagógica no contexto escolar. O presente trabalho apresenta o resultado da análise desse contexto a partir do processo de formação continuada e implementação do esporte educacional por meio da experiência de professores da rede estadual de ensino no estado de Sergipe-Brasil. Os resultados indicam a relevância do processo formativo para a construção de um planejamento cuja aplicabilidade se dá no sentido de oportunizar a prática do esporte educacional enquanto elemento da cultura, potencializando ações coletivas que rompem com a linearidade técnica-instrumental, valorizando a relação atitudinal, conceitual e procedimental por meio do esporte.Universidade Federal de Goiás2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quanti-Qualitativa; Exploratória; Descritiva.application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5087710.5216/rpp.v21i4.50877Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/50877/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Vânia de Fátima Matias deCosta, Luciane Cristina Arantes daAnversa, Ana Luiza BarbosaOliveira, Amauri Aparecido Bássoli de2018-12-27T23:00:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/50877Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:22.159467Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA IMPLEMENTAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA IMPLEMENTAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA IMPLEMENTAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Souza, Vânia de Fátima Matias de Educação Física Escolar Formação Continuada Esporte Educacional Educação Física Escolar |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA IMPLEMENTAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA IMPLEMENTAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA IMPLEMENTAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA IMPLEMENTAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA IMPLEMENTAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
author |
Souza, Vânia de Fátima Matias de |
author_facet |
Souza, Vânia de Fátima Matias de Costa, Luciane Cristina Arantes da Anversa, Ana Luiza Barbosa Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Luciane Cristina Arantes da Anversa, Ana Luiza Barbosa Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vânia de Fátima Matias de Costa, Luciane Cristina Arantes da Anversa, Ana Luiza Barbosa Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Formação Continuada Esporte Educacional Educação Física Escolar |
topic |
Educação Física Escolar Formação Continuada Esporte Educacional Educação Física Escolar |
description |
Considerando o processo de formação continuada no campo da Educação Física, encontramos em destaque reflexões sobre o esporte educacional e sua ação pedagógica no contexto escolar. O presente trabalho apresenta o resultado da análise desse contexto a partir do processo de formação continuada e implementação do esporte educacional por meio da experiência de professores da rede estadual de ensino no estado de Sergipe-Brasil. Os resultados indicam a relevância do processo formativo para a construção de um planejamento cuja aplicabilidade se dá no sentido de oportunizar a prática do esporte educacional enquanto elemento da cultura, potencializando ações coletivas que rompem com a linearidade técnica-instrumental, valorizando a relação atitudinal, conceitual e procedimental por meio do esporte. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Quanti-Qualitativa; Exploratória; Descritiva. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50877 10.5216/rpp.v21i4.50877 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50877 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i4.50877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50877/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859148247040 |