A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NO ESTÁGIO DE 6º AO 9º ANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado da Silva, Patricia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Azevedo Júnior, Mario Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50225
Resumo: O objetivo foi identificar as estratégias de ensino de esportes coletivos utilizadas por estudantes no estágio supervisionado do 6º ao 9º ano de duas universidades federais e verificar o que influenciou nessa escolha: disciplinas, experiências esportivas pré-formação profissional e/ou as experiências de ensino durante a formação inicial. Realizou-se estimulação da recordação, entrevista e análise dos Projetos Pedagógicos de Curso. Metade dos estagiários optou por métodos mais tradicionais. Todas as variáveis estudadas influenciaram nas escolhas didático-metodológicas dos estagiários. As disciplinas do curso de graduação e as experiências de prática docente parecem auxiliar na ressignificação dos saberes produzidos nas experiências pré-formação profissional.
id UFG-4_aff62757bbe01cdcf0c0716e3308a59b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50225
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NO ESTÁGIO DE 6º AO 9º ANOEducação FísicaFormação InicialEnsino dos EsportesSaberes Docentes.O objetivo foi identificar as estratégias de ensino de esportes coletivos utilizadas por estudantes no estágio supervisionado do 6º ao 9º ano de duas universidades federais e verificar o que influenciou nessa escolha: disciplinas, experiências esportivas pré-formação profissional e/ou as experiências de ensino durante a formação inicial. Realizou-se estimulação da recordação, entrevista e análise dos Projetos Pedagógicos de Curso. Metade dos estagiários optou por métodos mais tradicionais. Todas as variáveis estudadas influenciaram nas escolhas didático-metodológicas dos estagiários. As disciplinas do curso de graduação e as experiências de prática docente parecem auxiliar na ressignificação dos saberes produzidos nas experiências pré-formação profissional.Universidade Federal de Goiás2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; Estudo de casos múltiplos.application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5022510.5216/rpp.v21i4.50225Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/50225/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado da Silva, PatriciaAzevedo Júnior, Mario Renato2018-12-27T23:00:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/50225Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:21.023135Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NO ESTÁGIO DE 6º AO 9º ANO
title A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NO ESTÁGIO DE 6º AO 9º ANO
spellingShingle A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NO ESTÁGIO DE 6º AO 9º ANO
Machado da Silva, Patricia
Educação Física
Formação Inicial
Ensino dos Esportes
Saberes Docentes.
title_short A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NO ESTÁGIO DE 6º AO 9º ANO
title_full A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NO ESTÁGIO DE 6º AO 9º ANO
title_fullStr A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NO ESTÁGIO DE 6º AO 9º ANO
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NO ESTÁGIO DE 6º AO 9º ANO
title_sort A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NO ESTÁGIO DE 6º AO 9º ANO
author Machado da Silva, Patricia
author_facet Machado da Silva, Patricia
Azevedo Júnior, Mario Renato
author_role author
author2 Azevedo Júnior, Mario Renato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado da Silva, Patricia
Azevedo Júnior, Mario Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Formação Inicial
Ensino dos Esportes
Saberes Docentes.
topic Educação Física
Formação Inicial
Ensino dos Esportes
Saberes Docentes.
description O objetivo foi identificar as estratégias de ensino de esportes coletivos utilizadas por estudantes no estágio supervisionado do 6º ao 9º ano de duas universidades federais e verificar o que influenciou nessa escolha: disciplinas, experiências esportivas pré-formação profissional e/ou as experiências de ensino durante a formação inicial. Realizou-se estimulação da recordação, entrevista e análise dos Projetos Pedagógicos de Curso. Metade dos estagiários optou por métodos mais tradicionais. Todas as variáveis estudadas influenciaram nas escolhas didático-metodológicas dos estagiários. As disciplinas do curso de graduação e as experiências de prática docente parecem auxiliar na ressignificação dos saberes produzidos nas experiências pré-formação profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa; Estudo de casos múltiplos.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50225
10.5216/rpp.v21i4.50225
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50225
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v21i4.50225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50225/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)
Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858867228672