REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento Soares, Daniela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marconi Schiavon, Laurita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70462
Resumo: Este artigo parte da abordagem onto-epistemológica relativista e interacionista para discutir a formação profissional de treinadores/as de esportes e práticas corporais. A partir da análise de programas dessa finalidade, ressalta contribuições da teoria de Lev Vygotsky, destacando: a interação entre a base biológica humana e o meio e as estratégias pedagógicas e avaliativas, o desenvolvimento potencial e as interações entre treinadores/as de experiências variáveis e a importância das vivências (perijivânie) e as relações de afeto entre aprendizes/as e mediadores/as. Para tanto, destaca iniciativas que contemplam estratégias pedagógicas afins e sugere a adoção de práticas que incentivem o diálogo, a aproximação com os contextos de atuação e o compartilhamento de conhecimentos.
id UFG-4_be2946fad5360602be7a48fb1db7c3cd
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/70462
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORYREFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DE FORMADORES A LA LUZ DE LA TEORÍA HISTÓRICO-CULTURALReflexões sobre a formação de treinadores/as à luz da teoria histórico-culturalProfessional education. Non-formal education. Historical-cultural theory. Physical Education.Formación profesional. La educación no formal. Teoría socio-histórica-cultural. Educación física.Formação profissional. Educação não-formal. Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Educação Física.Este artigo parte da abordagem onto-epistemológica relativista e interacionista para discutir a formação profissional de treinadores/as de esportes e práticas corporais. A partir da análise de programas dessa finalidade, ressalta contribuições da teoria de Lev Vygotsky, destacando: a interação entre a base biológica humana e o meio e as estratégias pedagógicas e avaliativas, o desenvolvimento potencial e as interações entre treinadores/as de experiências variáveis e a importância das vivências (perijivânie) e as relações de afeto entre aprendizes/as e mediadores/as. Para tanto, destaca iniciativas que contemplam estratégias pedagógicas afins e sugere a adoção de práticas que incentivem o diálogo, a aproximação com os contextos de atuação e o compartilhamento de conhecimentos.Universidade Federal de Goiás2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/7046210.5216/rpp.v25.70462Pensar a Prática; Vol. 25 (2022)Pensar a Prática; v. 25 (2022)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/70462/38182Copyright (c) 2022 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBento Soares, DanielaMarconi Schiavon, Laurita 2022-03-29T16:39:16Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/70462Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:39.796651Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY
REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DE FORMADORES A LA LUZ DE LA TEORÍA HISTÓRICO-CULTURAL
Reflexões sobre a formação de treinadores/as à luz da teoria histórico-cultural
title REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY
spellingShingle REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY
Bento Soares, Daniela
Professional education. Non-formal education. Historical-cultural theory. Physical Education.
Formación profesional. La educación no formal. Teoría socio-histórica-cultural. Educación física.
Formação profissional. Educação não-formal. Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Educação Física.
title_short REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY
title_full REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY
title_fullStr REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY
title_full_unstemmed REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY
title_sort REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY
author Bento Soares, Daniela
author_facet Bento Soares, Daniela
Marconi Schiavon, Laurita
author_role author
author2 Marconi Schiavon, Laurita
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento Soares, Daniela
Marconi Schiavon, Laurita
dc.subject.por.fl_str_mv Professional education. Non-formal education. Historical-cultural theory. Physical Education.
Formación profesional. La educación no formal. Teoría socio-histórica-cultural. Educación física.
Formação profissional. Educação não-formal. Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Educação Física.
topic Professional education. Non-formal education. Historical-cultural theory. Physical Education.
Formación profesional. La educación no formal. Teoría socio-histórica-cultural. Educación física.
Formação profissional. Educação não-formal. Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Educação Física.
description Este artigo parte da abordagem onto-epistemológica relativista e interacionista para discutir a formação profissional de treinadores/as de esportes e práticas corporais. A partir da análise de programas dessa finalidade, ressalta contribuições da teoria de Lev Vygotsky, destacando: a interação entre a base biológica humana e o meio e as estratégias pedagógicas e avaliativas, o desenvolvimento potencial e as interações entre treinadores/as de experiências variáveis e a importância das vivências (perijivânie) e as relações de afeto entre aprendizes/as e mediadores/as. Para tanto, destaca iniciativas que contemplam estratégias pedagógicas afins e sugere a adoção de práticas que incentivem o diálogo, a aproximação com os contextos de atuação e o compartilhamento de conhecimentos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70462
10.5216/rpp.v25.70462
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70462
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v25.70462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70462/38182
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 25 (2022)
Pensar a Prática; v. 25 (2022)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874860206260224