REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70462 |
Resumo: | Este artigo parte da abordagem onto-epistemológica relativista e interacionista para discutir a formação profissional de treinadores/as de esportes e práticas corporais. A partir da análise de programas dessa finalidade, ressalta contribuições da teoria de Lev Vygotsky, destacando: a interação entre a base biológica humana e o meio e as estratégias pedagógicas e avaliativas, o desenvolvimento potencial e as interações entre treinadores/as de experiências variáveis e a importância das vivências (perijivânie) e as relações de afeto entre aprendizes/as e mediadores/as. Para tanto, destaca iniciativas que contemplam estratégias pedagógicas afins e sugere a adoção de práticas que incentivem o diálogo, a aproximação com os contextos de atuação e o compartilhamento de conhecimentos. |
id |
UFG-4_be2946fad5360602be7a48fb1db7c3cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/70462 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORYREFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DE FORMADORES A LA LUZ DE LA TEORÍA HISTÓRICO-CULTURALReflexões sobre a formação de treinadores/as à luz da teoria histórico-culturalProfessional education. Non-formal education. Historical-cultural theory. Physical Education.Formación profesional. La educación no formal. Teoría socio-histórica-cultural. Educación física.Formação profissional. Educação não-formal. Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Educação Física.Este artigo parte da abordagem onto-epistemológica relativista e interacionista para discutir a formação profissional de treinadores/as de esportes e práticas corporais. A partir da análise de programas dessa finalidade, ressalta contribuições da teoria de Lev Vygotsky, destacando: a interação entre a base biológica humana e o meio e as estratégias pedagógicas e avaliativas, o desenvolvimento potencial e as interações entre treinadores/as de experiências variáveis e a importância das vivências (perijivânie) e as relações de afeto entre aprendizes/as e mediadores/as. Para tanto, destaca iniciativas que contemplam estratégias pedagógicas afins e sugere a adoção de práticas que incentivem o diálogo, a aproximação com os contextos de atuação e o compartilhamento de conhecimentos.Universidade Federal de Goiás2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/7046210.5216/rpp.v25.70462Pensar a Prática; Vol. 25 (2022)Pensar a Prática; v. 25 (2022)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/70462/38182Copyright (c) 2022 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBento Soares, DanielaMarconi Schiavon, Laurita 2022-03-29T16:39:16Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/70462Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:39.796651Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DE FORMADORES A LA LUZ DE LA TEORÍA HISTÓRICO-CULTURAL Reflexões sobre a formação de treinadores/as à luz da teoria histórico-cultural |
title |
REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY |
spellingShingle |
REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY Bento Soares, Daniela Professional education. Non-formal education. Historical-cultural theory. Physical Education. Formación profesional. La educación no formal. Teoría socio-histórica-cultural. Educación física. Formação profissional. Educação não-formal. Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Educação Física. |
title_short |
REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY |
title_full |
REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY |
title_fullStr |
REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY |
title_full_unstemmed |
REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY |
title_sort |
REFLECTIONS ON COACH EDUCATION BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY |
author |
Bento Soares, Daniela |
author_facet |
Bento Soares, Daniela Marconi Schiavon, Laurita |
author_role |
author |
author2 |
Marconi Schiavon, Laurita |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento Soares, Daniela Marconi Schiavon, Laurita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professional education. Non-formal education. Historical-cultural theory. Physical Education. Formación profesional. La educación no formal. Teoría socio-histórica-cultural. Educación física. Formação profissional. Educação não-formal. Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Educação Física. |
topic |
Professional education. Non-formal education. Historical-cultural theory. Physical Education. Formación profesional. La educación no formal. Teoría socio-histórica-cultural. Educación física. Formação profissional. Educação não-formal. Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Educação Física. |
description |
Este artigo parte da abordagem onto-epistemológica relativista e interacionista para discutir a formação profissional de treinadores/as de esportes e práticas corporais. A partir da análise de programas dessa finalidade, ressalta contribuições da teoria de Lev Vygotsky, destacando: a interação entre a base biológica humana e o meio e as estratégias pedagógicas e avaliativas, o desenvolvimento potencial e as interações entre treinadores/as de experiências variáveis e a importância das vivências (perijivânie) e as relações de afeto entre aprendizes/as e mediadores/as. Para tanto, destaca iniciativas que contemplam estratégias pedagógicas afins e sugere a adoção de práticas que incentivem o diálogo, a aproximação com os contextos de atuação e o compartilhamento de conhecimentos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70462 10.5216/rpp.v25.70462 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70462 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v25.70462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70462/38182 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 25 (2022) Pensar a Prática; v. 25 (2022) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874860206260224 |