AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
DOI: | 10.5216/rpp.v20i3.45304 |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45304 |
Resumo: | Esta pesquisa voltou-se ao clareamento das Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares(AACC) nas IES públicas de Minas Gerais, como uma das essências pedagógicas da e para a formação docente, a partir da interpretação do Projeto Político Pedagógico destas instituições. Optou-se por uma investigação qualitativa com enfoque descritivo. Para análise dos dados foram estabelecidas categorias e estas apresentadas por meio de quadros explicativos. Os resultados obtidos declaram que todas as IES cumprem a carga horária destinada as AACC. Nenhuma das instituições analisadas aponta momentos para discussão ou devolução dos relatórios referentes às AACC. Todas as IES se preocupam em oferecer aos ingressantes ensino de qualidade, fomentando pesquisas e publicações. Palavras chave: Formação Docente; Formação Docente em Educação Física; Projeto Pedagógico; AACC. |
id |
UFG-4_c133f88b1bfabebae3510168e89afe0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/45304 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
spelling |
AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAISPalavras chaveFormação DocenteFormação Docente em Educação FísicaProjeto PedagógicoAACC.Esta pesquisa voltou-se ao clareamento das Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares(AACC) nas IES públicas de Minas Gerais, como uma das essências pedagógicas da e para a formação docente, a partir da interpretação do Projeto Político Pedagógico destas instituições. Optou-se por uma investigação qualitativa com enfoque descritivo. Para análise dos dados foram estabelecidas categorias e estas apresentadas por meio de quadros explicativos. Os resultados obtidos declaram que todas as IES cumprem a carga horária destinada as AACC. Nenhuma das instituições analisadas aponta momentos para discussão ou devolução dos relatórios referentes às AACC. Todas as IES se preocupam em oferecer aos ingressantes ensino de qualidade, fomentando pesquisas e publicações. Palavras chave: Formação Docente; Formação Docente em Educação Física; Projeto Pedagógico; AACC. Universidade Federal de Goiás2017-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4530410.5216/rpp.v20i3.45304Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/45304/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessResende, Marcia HelenaNista-Piccolo, Vilma Lení2017-11-07T10:44:46Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/45304Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2017-11-07T10:44:46Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS |
title |
AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS |
spellingShingle |
AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS Resende, Marcia Helena Palavras chave Formação Docente Formação Docente em Educação Física Projeto Pedagógico AACC. Resende, Marcia Helena Palavras chave Formação Docente Formação Docente em Educação Física Projeto Pedagógico AACC. |
title_short |
AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS |
title_full |
AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS |
title_fullStr |
AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS |
title_full_unstemmed |
AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS |
title_sort |
AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS |
author |
Resende, Marcia Helena |
author_facet |
Resende, Marcia Helena Resende, Marcia Helena Nista-Piccolo, Vilma Lení Nista-Piccolo, Vilma Lení |
author_role |
author |
author2 |
Nista-Piccolo, Vilma Lení |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Marcia Helena Nista-Piccolo, Vilma Lení |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras chave Formação Docente Formação Docente em Educação Física Projeto Pedagógico AACC. |
topic |
Palavras chave Formação Docente Formação Docente em Educação Física Projeto Pedagógico AACC. |
description |
Esta pesquisa voltou-se ao clareamento das Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares(AACC) nas IES públicas de Minas Gerais, como uma das essências pedagógicas da e para a formação docente, a partir da interpretação do Projeto Político Pedagógico destas instituições. Optou-se por uma investigação qualitativa com enfoque descritivo. Para análise dos dados foram estabelecidas categorias e estas apresentadas por meio de quadros explicativos. Os resultados obtidos declaram que todas as IES cumprem a carga horária destinada as AACC. Nenhuma das instituições analisadas aponta momentos para discussão ou devolução dos relatórios referentes às AACC. Todas as IES se preocupam em oferecer aos ingressantes ensino de qualidade, fomentando pesquisas e publicações. Palavras chave: Formação Docente; Formação Docente em Educação Física; Projeto Pedagógico; AACC. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45304 10.5216/rpp.v20i3.45304 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45304 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v20i3.45304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45304/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017) Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1822181579114414080 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5216/rpp.v20i3.45304 |