AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Marcia Helena
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nista-Piccolo, Vilma Lení
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
DOI: 10.5216/rpp.v20i3.45304
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45304
Resumo: Esta pesquisa voltou-se ao clareamento das Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares(AACC) nas IES públicas de Minas Gerais, como uma das essências pedagógicas da e para a formação docente, a partir da interpretação do Projeto Político Pedagógico destas instituições. Optou-se por uma investigação  qualitativa com enfoque descritivo. Para análise dos dados foram estabelecidas categorias e estas apresentadas por meio de quadros explicativos. Os resultados obtidos declaram que todas as IES cumprem a carga horária destinada as AACC. Nenhuma das instituições analisadas aponta  momentos para discussão ou devolução dos relatórios referentes às AACC. Todas as IES se preocupam em oferecer aos ingressantes ensino de qualidade, fomentando pesquisas e  publicações.  Palavras chave: Formação Docente; Formação Docente em Educação Física; Projeto Pedagógico; AACC.    
id UFG-4_c133f88b1bfabebae3510168e89afe0d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/45304
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
spelling AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAISPalavras chaveFormação DocenteFormação Docente em Educação FísicaProjeto PedagógicoAACC.Esta pesquisa voltou-se ao clareamento das Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares(AACC) nas IES públicas de Minas Gerais, como uma das essências pedagógicas da e para a formação docente, a partir da interpretação do Projeto Político Pedagógico destas instituições. Optou-se por uma investigação  qualitativa com enfoque descritivo. Para análise dos dados foram estabelecidas categorias e estas apresentadas por meio de quadros explicativos. Os resultados obtidos declaram que todas as IES cumprem a carga horária destinada as AACC. Nenhuma das instituições analisadas aponta  momentos para discussão ou devolução dos relatórios referentes às AACC. Todas as IES se preocupam em oferecer aos ingressantes ensino de qualidade, fomentando pesquisas e  publicações.  Palavras chave: Formação Docente; Formação Docente em Educação Física; Projeto Pedagógico; AACC.    Universidade Federal de Goiás2017-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4530410.5216/rpp.v20i3.45304Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/45304/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessResende, Marcia HelenaNista-Piccolo, Vilma Lení2017-11-07T10:44:46Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/45304Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2017-11-07T10:44:46Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS
title AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS
spellingShingle AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS
AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS
Resende, Marcia Helena
Palavras chave
Formação Docente
Formação Docente em Educação Física
Projeto Pedagógico
AACC.
Resende, Marcia Helena
Palavras chave
Formação Docente
Formação Docente em Educação Física
Projeto Pedagógico
AACC.
title_short AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS
title_full AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS
title_fullStr AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS
AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS
title_full_unstemmed AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS
AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS
title_sort AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS
author Resende, Marcia Helena
author_facet Resende, Marcia Helena
Resende, Marcia Helena
Nista-Piccolo, Vilma Lení
Nista-Piccolo, Vilma Lení
author_role author
author2 Nista-Piccolo, Vilma Lení
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Marcia Helena
Nista-Piccolo, Vilma Lení
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras chave
Formação Docente
Formação Docente em Educação Física
Projeto Pedagógico
AACC.
topic Palavras chave
Formação Docente
Formação Docente em Educação Física
Projeto Pedagógico
AACC.
description Esta pesquisa voltou-se ao clareamento das Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares(AACC) nas IES públicas de Minas Gerais, como uma das essências pedagógicas da e para a formação docente, a partir da interpretação do Projeto Político Pedagógico destas instituições. Optou-se por uma investigação  qualitativa com enfoque descritivo. Para análise dos dados foram estabelecidas categorias e estas apresentadas por meio de quadros explicativos. Os resultados obtidos declaram que todas as IES cumprem a carga horária destinada as AACC. Nenhuma das instituições analisadas aponta  momentos para discussão ou devolução dos relatórios referentes às AACC. Todas as IES se preocupam em oferecer aos ingressantes ensino de qualidade, fomentando pesquisas e  publicações.  Palavras chave: Formação Docente; Formação Docente em Educação Física; Projeto Pedagógico; AACC.    
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45304
10.5216/rpp.v20i3.45304
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45304
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v20i3.45304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45304/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)
Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1822181579114414080
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5216/rpp.v20i3.45304