THE CITY AND LEISURE ON TWO WHEELS: A MATTER OF SPACE, TIME AND ACTION!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rechia, Simone
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tschoke, Aline, Machado, Gabriela Cardoso, Joukoski, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39007
Resumo: Essa pesquisa buscou relacionar lazer, uso da bicicleta e mobilidade urbana. Para tanto, questionam-se quais as possibilidades e as barreiras para o uso da bicicleta na cidade de Curitiba-PR. Seguindo uma abordagem qualitativa foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e uma análise interpretativa. Sendo assim, surgiram as seguintes categorias de análise: espaço físico das bicicletas; espaço dos ciclistas em Curitiba; espaço do cicloativismo e espaço das políticas públicas. Conclui-se que as barreiras encontradas foram: falta de educação no trânsito, falta de fiscalização das normas e leis, falta de manutenção e planejamento da malha cicloviária e falta de uma cultura para o uso da bicicleta na cidade. Essa pesquisa buscou relacionar lazer, uso da bicicleta e mobilidade urbana. Para tanto, questionam-se quais as possibilidades e as barreiras para o uso da bicicleta na cidade de Curitiba-PR. Seguindo uma abordagem qualitativa foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e uma análise interpretativa. Sendo assim, surgiram as seguintes categorias de análise: espaço físico das bicicletas; espaço dos ciclistas em Curitiba; espaço do cicloativismo e espaço das políticas públicas. Conclui-se que as barreiras encontradas foram: falta de educação no trânsito, falta de fiscalização das normas e leis, falta de manutenção e planejamento da malha cicloviária e falta de uma cultura para o uso da bicicleta na cidade. Essa pesquisa buscou relacionar lazer, uso da bicicleta e mobilidade urbana. Para tanto, questionam-se quais as possibilidades e as barreiras para o uso da bicicleta na cidade de Curitiba-PR. Seguindo uma abordagem qualitativa foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e uma análise interpretativa. Sendo assim, surgiram as seguintes categorias de análise: espaço físico das bicicletas; espaço dos ciclistas em Curitiba; espaço do cicloativismo e espaço das políticas públicas. Conclui-se que as barreiras encontradas foram: falta de educação no trânsito, falta de fiscalização das normas e leis, falta de manutenção e planejamento da malha cicloviária e falta de uma cultura para o uso da bicicleta na cidade. Essa pesquisa buscou relacionar lazer, uso da bicicleta e mobilidade urbana. Para tanto, questionam-se quais as possibilidades e as barreiras para o uso da bicicleta na cidade de Curitiba-PR. Seguindo uma abordagem qualitativa foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e uma análise interpretativa. Sendo assim, surgiram as seguintes categorias de análise: espaço físico das bicicletas; espaço dos ciclistas em Curitiba; espaço do cicloativismo e espaço das políticas públicas. Conclui-se que as barreiras encontradas foram: falta de educação no trânsito, falta de fiscalização das normas e leis, falta de manutenção e planejamento da malha cicloviária e falta de uma cultura para o uso da bicicleta na cidade.
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