THE CITY AND LEISURE ON TWO WHEELS: A MATTER OF SPACE, TIME AND ACTION!
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39007 |
Resumo: | Essa pesquisa buscou relacionar lazer, uso da bicicleta e mobilidade urbana. Para tanto, questionam-se quais as possibilidades e as barreiras para o uso da bicicleta na cidade de Curitiba-PR. Seguindo uma abordagem qualitativa foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e uma análise interpretativa. Sendo assim, surgiram as seguintes categorias de análise: espaço físico das bicicletas; espaço dos ciclistas em Curitiba; espaço do cicloativismo e espaço das políticas públicas. Conclui-se que as barreiras encontradas foram: falta de educação no trânsito, falta de fiscalização das normas e leis, falta de manutenção e planejamento da malha cicloviária e falta de uma cultura para o uso da bicicleta na cidade. Essa pesquisa buscou relacionar lazer, uso da bicicleta e mobilidade urbana. Para tanto, questionam-se quais as possibilidades e as barreiras para o uso da bicicleta na cidade de Curitiba-PR. Seguindo uma abordagem qualitativa foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e uma análise interpretativa. Sendo assim, surgiram as seguintes categorias de análise: espaço físico das bicicletas; espaço dos ciclistas em Curitiba; espaço do cicloativismo e espaço das políticas públicas. Conclui-se que as barreiras encontradas foram: falta de educação no trânsito, falta de fiscalização das normas e leis, falta de manutenção e planejamento da malha cicloviária e falta de uma cultura para o uso da bicicleta na cidade. Essa pesquisa buscou relacionar lazer, uso da bicicleta e mobilidade urbana. Para tanto, questionam-se quais as possibilidades e as barreiras para o uso da bicicleta na cidade de Curitiba-PR. Seguindo uma abordagem qualitativa foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e uma análise interpretativa. Sendo assim, surgiram as seguintes categorias de análise: espaço físico das bicicletas; espaço dos ciclistas em Curitiba; espaço do cicloativismo e espaço das políticas públicas. Conclui-se que as barreiras encontradas foram: falta de educação no trânsito, falta de fiscalização das normas e leis, falta de manutenção e planejamento da malha cicloviária e falta de uma cultura para o uso da bicicleta na cidade. Essa pesquisa buscou relacionar lazer, uso da bicicleta e mobilidade urbana. Para tanto, questionam-se quais as possibilidades e as barreiras para o uso da bicicleta na cidade de Curitiba-PR. Seguindo uma abordagem qualitativa foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e uma análise interpretativa. Sendo assim, surgiram as seguintes categorias de análise: espaço físico das bicicletas; espaço dos ciclistas em Curitiba; espaço do cicloativismo e espaço das políticas públicas. Conclui-se que as barreiras encontradas foram: falta de educação no trânsito, falta de fiscalização das normas e leis, falta de manutenção e planejamento da malha cicloviária e falta de uma cultura para o uso da bicicleta na cidade. |
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THE CITY AND LEISURE ON TWO WHEELS: A MATTER OF SPACE, TIME AND ACTION!LA CIUDAD Y OCIO EN DOS RUEDAS: UNA CUESTIÓN DE ESPACIO, TIEMPO Y ACCIÓN!A CIDADE E O LAZER SOBRE DUAS RODAS: UMA QUESTÃO DE ESPAÇO, TEMPO E AÇÃO!Leisureurban mobilityquality of life.leisureociomovilidad urbanacalidad de vida.ocioLazermobilidade urbanaqualidade de vida.lazerEssa pesquisa buscou relacionar lazer, uso da bicicleta e mobilidade urbana. Para tanto, questionam-se quais as possibilidades e as barreiras para o uso da bicicleta na cidade de Curitiba-PR. Seguindo uma abordagem qualitativa foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e uma análise interpretativa. Sendo assim, surgiram as seguintes categorias de análise: espaço físico das bicicletas; espaço dos ciclistas em Curitiba; espaço do cicloativismo e espaço das políticas públicas. Conclui-se que as barreiras encontradas foram: falta de educação no trânsito, falta de fiscalização das normas e leis, falta de manutenção e planejamento da malha cicloviária e falta de uma cultura para o uso da bicicleta na cidade. Essa pesquisa buscou relacionar lazer, uso da bicicleta e mobilidade urbana. Para tanto, questionam-se quais as possibilidades e as barreiras para o uso da bicicleta na cidade de Curitiba-PR. Seguindo uma abordagem qualitativa foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e uma análise interpretativa. Sendo assim, surgiram as seguintes categorias de análise: espaço físico das bicicletas; espaço dos ciclistas em Curitiba; espaço do cicloativismo e espaço das políticas públicas. Conclui-se que as barreiras encontradas foram: falta de educação no trânsito, falta de fiscalização das normas e leis, falta de manutenção e planejamento da malha cicloviária e falta de uma cultura para o uso da bicicleta na cidade. Essa pesquisa buscou relacionar lazer, uso da bicicleta e mobilidade urbana. Para tanto, questionam-se quais as possibilidades e as barreiras para o uso da bicicleta na cidade de Curitiba-PR. Seguindo uma abordagem qualitativa foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e uma análise interpretativa. Sendo assim, surgiram as seguintes categorias de análise: espaço físico das bicicletas; espaço dos ciclistas em Curitiba; espaço do cicloativismo e espaço das políticas públicas. Conclui-se que as barreiras encontradas foram: falta de educação no trânsito, falta de fiscalização das normas e leis, falta de manutenção e planejamento da malha cicloviária e falta de uma cultura para o uso da bicicleta na cidade. Essa pesquisa buscou relacionar lazer, uso da bicicleta e mobilidade urbana. Para tanto, questionam-se quais as possibilidades e as barreiras para o uso da bicicleta na cidade de Curitiba-PR. Seguindo uma abordagem qualitativa foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e uma análise interpretativa. Sendo assim, surgiram as seguintes categorias de análise: espaço físico das bicicletas; espaço dos ciclistas em Curitiba; espaço do cicloativismo e espaço das políticas públicas. Conclui-se que as barreiras encontradas foram: falta de educação no trânsito, falta de fiscalização das normas e leis, falta de manutenção e planejamento da malha cicloviária e falta de uma cultura para o uso da bicicleta na cidade. Universidade Federal de Goiás2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaPesquisa Qualitativaavaliado por paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3900710.5216/rpp.v19i3.39007Pensar a Prática; Vol. 19 No. 3 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 3 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/39007/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRechia, SimoneTschoke, AlineMachado, Gabriela CardosoJoukoski, Simone2018-09-04T19:46:41Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/39007Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:09.089280Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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