O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Daniel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Graça, Amândio Braga dos Santos, Ramos, Valmor, Milistetd, Michel, Nascimento, Juarez Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34641
Resumo: O objetivo foi investigar como o conhecimento do contexto emerge nas práticas pedagógicas de estudantes-professores em diferentes etapas da formação inicial em Educação Física.  Os participantes deste estudo de caso qualitativo foram quatro duplas de estudantes que representavam diferentes etapas de um curso de Licenciatura. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e de questionários. Os resultados mostram que houve preocupação maior dos estudantes investigados com o microcontexto de aula. Especificamente, a gestão de infraestrutura de aula, logísticos e recursos disponíveis e, em menor proporção a gestão dos conteúdos. Conclui-se que a falta de reflexão e utilização de  conhecimentos de contextos mais amplos comprometeu a qualidade da intervenção e formação pedagógica dos estudantes-professores.
id UFG-4_c5f7ecb091fffeb0379f208400111995
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/34641
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICAFormação de professoresEnsinoEducação FísicaO objetivo foi investigar como o conhecimento do contexto emerge nas práticas pedagógicas de estudantes-professores em diferentes etapas da formação inicial em Educação Física.  Os participantes deste estudo de caso qualitativo foram quatro duplas de estudantes que representavam diferentes etapas de um curso de Licenciatura. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e de questionários. Os resultados mostram que houve preocupação maior dos estudantes investigados com o microcontexto de aula. Especificamente, a gestão de infraestrutura de aula, logísticos e recursos disponíveis e, em menor proporção a gestão dos conteúdos. Conclui-se que a falta de reflexão e utilização de  conhecimentos de contextos mais amplos comprometeu a qualidade da intervenção e formação pedagógica dos estudantes-professores.Universidade Federal de Goiás2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa Empirica de campoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3464110.5216/rpp.v19i3.34641Pensar a Prática; Vol. 19 No. 3 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 3 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/34641/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcon, DanielGraça, Amândio Braga dos SantosRamos, ValmorMilistetd, MichelNascimento, Juarez Vieira2018-09-04T19:46:40Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/34641Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:05.754756Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Marcon, Daniel
Formação de professores
Ensino
Educação Física
title_short O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author Marcon, Daniel
author_facet Marcon, Daniel
Graça, Amândio Braga dos Santos
Ramos, Valmor
Milistetd, Michel
Nascimento, Juarez Vieira
author_role author
author2 Graça, Amândio Braga dos Santos
Ramos, Valmor
Milistetd, Michel
Nascimento, Juarez Vieira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Daniel
Graça, Amândio Braga dos Santos
Ramos, Valmor
Milistetd, Michel
Nascimento, Juarez Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino
Educação Física
topic Formação de professores
Ensino
Educação Física
description O objetivo foi investigar como o conhecimento do contexto emerge nas práticas pedagógicas de estudantes-professores em diferentes etapas da formação inicial em Educação Física.  Os participantes deste estudo de caso qualitativo foram quatro duplas de estudantes que representavam diferentes etapas de um curso de Licenciatura. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e de questionários. Os resultados mostram que houve preocupação maior dos estudantes investigados com o microcontexto de aula. Especificamente, a gestão de infraestrutura de aula, logísticos e recursos disponíveis e, em menor proporção a gestão dos conteúdos. Conclui-se que a falta de reflexão e utilização de  conhecimentos de contextos mais amplos comprometeu a qualidade da intervenção e formação pedagógica dos estudantes-professores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa Empirica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34641
10.5216/rpp.v19i3.34641
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34641
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v19i3.34641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34641/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 19 No. 3 (2016)
Pensar a Prática; v. 19 n. 3 (2016)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857972793344