Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Daniel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Graça, Amândio Braga dos Santos, Nascimento, Juarez Vieira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4384
Resumo: O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) é utilizado pelo professor para transformar seus conhecimentos sobre o conteúdo em conhecimentos compreensíveis e ensináveis aos alunos. Para a construção do CPC, a literatura indica que os futuros professores se deparem com questões inerentes à atuação docente desde seu ingresso na formação inicial, e não apenas nos estágios curriculares. Diante disso, este ensaio objetivou refletir sobre a relação entre os contextos de formação inicial e de atuação docente na Educação Básica, bem como sobre os eventuais reflexos das experiências de prática pedagógica nos estágios curriculares dos futuros professores e na construção do seu CPC. A literatura consultada sugere que: o contexto de formação necessita permear e ser permeado pelos contextos social e educacional que circundam os cursos, sendo a relação entre formação inicial e Educação Básica pautada pela harmonia, complementaridade e reciprocidade; a participação das práticas pedagógicas na construção do CPC permite que os futuros professores cheguem aos estágios curriculares em melhores condições de assumir as responsabilidades inerentes a essa etapa de sua formação docente; e mesmo que a literatura não evidencie estratégias para a implementação das práticas pedagógicas, é crescente o consenso de que elas necessitam distribuir-se horizontalmente nos cursos de formação inicial de professores.
id UNESP-7_0f996610e38143c70759fdf42a4ec481
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4384
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professoresFormação de professores. Docência. Estágios curriculares. Práticas de ensino. Conhecimentos docentesCurso de Formação de ProfessoresO conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) é utilizado pelo professor para transformar seus conhecimentos sobre o conteúdo em conhecimentos compreensíveis e ensináveis aos alunos. Para a construção do CPC, a literatura indica que os futuros professores se deparem com questões inerentes à atuação docente desde seu ingresso na formação inicial, e não apenas nos estágios curriculares. Diante disso, este ensaio objetivou refletir sobre a relação entre os contextos de formação inicial e de atuação docente na Educação Básica, bem como sobre os eventuais reflexos das experiências de prática pedagógica nos estágios curriculares dos futuros professores e na construção do seu CPC. A literatura consultada sugere que: o contexto de formação necessita permear e ser permeado pelos contextos social e educacional que circundam os cursos, sendo a relação entre formação inicial e Educação Básica pautada pela harmonia, complementaridade e reciprocidade; a participação das práticas pedagógicas na construção do CPC permite que os futuros professores cheguem aos estágios curriculares em melhores condições de assumir as responsabilidades inerentes a essa etapa de sua formação docente; e mesmo que a literatura não evidencie estratégias para a implementação das práticas pedagógicas, é crescente o consenso de que elas necessitam distribuir-se horizontalmente nos cursos de formação inicial de professores.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4384Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 39 (2012); 16 - 37Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 39 (2012); 16 - 37Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 39 (2012); 16 - 371981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4384/4341Marcon, DanielGraça, Amândio Braga dos SantosNascimento, Juarez Vieira doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-15T19:17:02Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4384Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-05-15T19:17:02EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
title Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
spellingShingle Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
Marcon, Daniel
Formação de professores. Docência. Estágios curriculares. Práticas de ensino. Conhecimentos docentes
Curso de Formação de Professores
title_short Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
title_full Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
title_fullStr Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
title_full_unstemmed Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
title_sort Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
author Marcon, Daniel
author_facet Marcon, Daniel
Graça, Amândio Braga dos Santos
Nascimento, Juarez Vieira do
author_role author
author2 Graça, Amândio Braga dos Santos
Nascimento, Juarez Vieira do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Daniel
Graça, Amândio Braga dos Santos
Nascimento, Juarez Vieira do
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Docência. Estágios curriculares. Práticas de ensino. Conhecimentos docentes
Curso de Formação de Professores
topic Formação de professores. Docência. Estágios curriculares. Práticas de ensino. Conhecimentos docentes
Curso de Formação de Professores
description O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) é utilizado pelo professor para transformar seus conhecimentos sobre o conteúdo em conhecimentos compreensíveis e ensináveis aos alunos. Para a construção do CPC, a literatura indica que os futuros professores se deparem com questões inerentes à atuação docente desde seu ingresso na formação inicial, e não apenas nos estágios curriculares. Diante disso, este ensaio objetivou refletir sobre a relação entre os contextos de formação inicial e de atuação docente na Educação Básica, bem como sobre os eventuais reflexos das experiências de prática pedagógica nos estágios curriculares dos futuros professores e na construção do seu CPC. A literatura consultada sugere que: o contexto de formação necessita permear e ser permeado pelos contextos social e educacional que circundam os cursos, sendo a relação entre formação inicial e Educação Básica pautada pela harmonia, complementaridade e reciprocidade; a participação das práticas pedagógicas na construção do CPC permite que os futuros professores cheguem aos estágios curriculares em melhores condições de assumir as responsabilidades inerentes a essa etapa de sua formação docente; e mesmo que a literatura não evidencie estratégias para a implementação das práticas pedagógicas, é crescente o consenso de que elas necessitam distribuir-se horizontalmente nos cursos de formação inicial de professores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4384
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4384/4341
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 39 (2012); 16 - 37
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 39 (2012); 16 - 37
Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 39 (2012); 16 - 37
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811415080961