Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Daniel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Graça, Amândio Braga dos Santos, Nascimento, Juarez Vieira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16833
Resumo: O conhecimento pedagógico do conteúdo é concebido como o responsável por transformar o conhecimento do conteúdo dos professores em conhecimento ensinável e compreensível pelos alunos. Para o desenvolvimento desse conhecimento na formação inicial em Educação Física, tem sido recomendada a aproximação entre os contextos de formação e da Educação Básica, especialmente por meio de estratégias de práticas pedagógicas. Diante disso, este ensaio teórico objetivou apresentar e discutir alguns critérios que subsidiem os programas de formação inicial em Educação Física nas tarefas de estruturação e de implementação dessas práticas pedagógicas. As informações analisadas permitem identificar cinco diferentes aspectos que podem orientar os programas de formação: local de realização (Instituição de Ensino Superior, escola ou espaços comunitários); quantidade de estudantes-professores ministrantes (grupos, trios, duplas ou individualmente); alunos participantes (colegas ou alunos da comunidade); quantidade de alunos participantes (um, dois, pequenos grupos ou a turma inteira); e quantidade de atividades ministradas (uma, uma sequência pedagógica ou uma unidade didática completa). A literatura sugere, ainda, que o alcance dos objetivos das práticas pedagógicas nos programas de formação inicial depende das concepções que os programas de formação, os professores-formadores e os estudantes-professores têm a respeito da participação dessas estratégias formativas na formação dos futuros professores de Educação Física. Acredita-se, pois, que esses cinco critérios contribuam para a implementação de diferentes modalidades de práticas pedagógicas, as quais permitirão ao conhecimento pedagógico do conteúdo atuar como interlocutor entre a base de conhecimentos para o ensino e o contexto de ensino e aprendizagem, o que potencializará o gradativo desenvolvimento do próprio conhecimento pedagógico do conteúdo e a formação docente dos futuros professores ao longo da formação inicial em Educação Física.
id USP-35_0998c8475b50e07d40ce63df4f6069be
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16833
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores Criteria for implementation of pedagogical practices in physical education teacher education and implications in pedagogical content knowledge of prospective teachers Teaching formationPedagogical competencesTeaching strategiesKnowledge base for teachingFormação de professoresDocênciaPreparação docenteCompetências pedagógicasEstratégias de ensino O conhecimento pedagógico do conteúdo é concebido como o responsável por transformar o conhecimento do conteúdo dos professores em conhecimento ensinável e compreensível pelos alunos. Para o desenvolvimento desse conhecimento na formação inicial em Educação Física, tem sido recomendada a aproximação entre os contextos de formação e da Educação Básica, especialmente por meio de estratégias de práticas pedagógicas. Diante disso, este ensaio teórico objetivou apresentar e discutir alguns critérios que subsidiem os programas de formação inicial em Educação Física nas tarefas de estruturação e de implementação dessas práticas pedagógicas. As informações analisadas permitem identificar cinco diferentes aspectos que podem orientar os programas de formação: local de realização (Instituição de Ensino Superior, escola ou espaços comunitários); quantidade de estudantes-professores ministrantes (grupos, trios, duplas ou individualmente); alunos participantes (colegas ou alunos da comunidade); quantidade de alunos participantes (um, dois, pequenos grupos ou a turma inteira); e quantidade de atividades ministradas (uma, uma sequência pedagógica ou uma unidade didática completa). A literatura sugere, ainda, que o alcance dos objetivos das práticas pedagógicas nos programas de formação inicial depende das concepções que os programas de formação, os professores-formadores e os estudantes-professores têm a respeito da participação dessas estratégias formativas na formação dos futuros professores de Educação Física. Acredita-se, pois, que esses cinco critérios contribuam para a implementação de diferentes modalidades de práticas pedagógicas, as quais permitirão ao conhecimento pedagógico do conteúdo atuar como interlocutor entre a base de conhecimentos para o ensino e o contexto de ensino e aprendizagem, o que potencializará o gradativo desenvolvimento do próprio conhecimento pedagógico do conteúdo e a formação docente dos futuros professores ao longo da formação inicial em Educação Física. Pedagogical content knowledge is conceived as responsible for transforming teachers` content knowledge into teachable knowledge comprehensible to students. For the entire development of the pedagogical content knowledge during Physical Education teacher education, the approximation between contexts of formation and basic education, especially through strategies of pedagogical practices, has been recommended. Considering these concerns, this theoretical essay has aimed to present and discuss some criteria which subsidize formation programs in Physical Education in tasks for structuring and implementing these pedagogical practices. The information analyzed allows to identify five different aspects which can orientate formation programs: place of execution (higher education institution, school or community spaces); number of prospective teachers who will give the pedagogical practice (groups, trios, pairs or individually); students participating in the activities (classmates or community students); number of students participating (one, two, small groups or the whole class); and the number of activities which will be given (one, a pedagogical sequence, or a complete teaching unit). Literature also suggests that the achievement of pedagogical practices goals in prospective formation programs depends on conceptions that formation programs, teacher educators, and prospective teachers have concerning the participation of these forming strategies in the formation of future Physical Education teachers. Therefore, it is believed these five criteria may contribute for the implementation of different modalities of pedagogical practices which will allow pedagogical content knowledge to function as interlocutor between the knowledge base for teaching and the teaching and learning context, which will maximize both gradual development of pedagogical content knowledge itself and prospective teachers' professional and teaching formation during Physical Education teacher education programs. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1683310.1590/S1807-55092011000300013Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 n. 3 (2011); 497-511 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 Núm. 3 (2011); 497-511 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 No. 3 (2011); 497-511 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16833/18546Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcon, DanielGraça, Amândio Braga dos SantosNascimento, Juarez Vieira do2012-05-22T12:48:35Zoai:revistas.usp.br:article/16833Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:48:35Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
Criteria for implementation of pedagogical practices in physical education teacher education and implications in pedagogical content knowledge of prospective teachers
title Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
spellingShingle Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
Marcon, Daniel
Teaching formation
Pedagogical competences
Teaching strategies
Knowledge base for teaching
Formação de professores
Docência
Preparação docente
Competências pedagógicas
Estratégias de ensino
title_short Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
title_full Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
title_fullStr Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
title_full_unstemmed Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
title_sort Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
author Marcon, Daniel
author_facet Marcon, Daniel
Graça, Amândio Braga dos Santos
Nascimento, Juarez Vieira do
author_role author
author2 Graça, Amândio Braga dos Santos
Nascimento, Juarez Vieira do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Daniel
Graça, Amândio Braga dos Santos
Nascimento, Juarez Vieira do
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching formation
Pedagogical competences
Teaching strategies
Knowledge base for teaching
Formação de professores
Docência
Preparação docente
Competências pedagógicas
Estratégias de ensino
topic Teaching formation
Pedagogical competences
Teaching strategies
Knowledge base for teaching
Formação de professores
Docência
Preparação docente
Competências pedagógicas
Estratégias de ensino
description O conhecimento pedagógico do conteúdo é concebido como o responsável por transformar o conhecimento do conteúdo dos professores em conhecimento ensinável e compreensível pelos alunos. Para o desenvolvimento desse conhecimento na formação inicial em Educação Física, tem sido recomendada a aproximação entre os contextos de formação e da Educação Básica, especialmente por meio de estratégias de práticas pedagógicas. Diante disso, este ensaio teórico objetivou apresentar e discutir alguns critérios que subsidiem os programas de formação inicial em Educação Física nas tarefas de estruturação e de implementação dessas práticas pedagógicas. As informações analisadas permitem identificar cinco diferentes aspectos que podem orientar os programas de formação: local de realização (Instituição de Ensino Superior, escola ou espaços comunitários); quantidade de estudantes-professores ministrantes (grupos, trios, duplas ou individualmente); alunos participantes (colegas ou alunos da comunidade); quantidade de alunos participantes (um, dois, pequenos grupos ou a turma inteira); e quantidade de atividades ministradas (uma, uma sequência pedagógica ou uma unidade didática completa). A literatura sugere, ainda, que o alcance dos objetivos das práticas pedagógicas nos programas de formação inicial depende das concepções que os programas de formação, os professores-formadores e os estudantes-professores têm a respeito da participação dessas estratégias formativas na formação dos futuros professores de Educação Física. Acredita-se, pois, que esses cinco critérios contribuam para a implementação de diferentes modalidades de práticas pedagógicas, as quais permitirão ao conhecimento pedagógico do conteúdo atuar como interlocutor entre a base de conhecimentos para o ensino e o contexto de ensino e aprendizagem, o que potencializará o gradativo desenvolvimento do próprio conhecimento pedagógico do conteúdo e a formação docente dos futuros professores ao longo da formação inicial em Educação Física.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16833
10.1590/S1807-55092011000300013
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16833
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092011000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16833/18546
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 n. 3 (2011); 497-511
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 Núm. 3 (2011); 497-511
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 No. 3 (2011); 497-511
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931487293440