AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13333 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa é verificar o conhecimento que professores de Educação Física que atuam no Ensino Superior têm sobre as dimensões dos conteúdos e, se estes conhecimentos são utilizados em suas aulas nos cursos de graduação. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa. Constatamos que 91% dos professores participantes da pesquisa conhecem as dimensões de conteúdos, sendo que todos afirmaram utilizar esses conhecimentos em suas aulas, porém quando solicitado que listassem alguns dos conteúdos que abordam nas aulas, houve certa confusão nas respostas, tais como conteúdos atitudinais mencionados como conteúdos procedimentais. Entendemos que essa falta de domínio teórico/ conceitual pode comprometer a formação dos futuros professores de Educação Básica. |
id |
UFG-4_dae43443b9c18ac0313c8915bd82d5c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/13333 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIORFormação de professoresEnsino SuperiorDimensões de conteúdos.O objetivo da pesquisa é verificar o conhecimento que professores de Educação Física que atuam no Ensino Superior têm sobre as dimensões dos conteúdos e, se estes conhecimentos são utilizados em suas aulas nos cursos de graduação. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa. Constatamos que 91% dos professores participantes da pesquisa conhecem as dimensões de conteúdos, sendo que todos afirmaram utilizar esses conhecimentos em suas aulas, porém quando solicitado que listassem alguns dos conteúdos que abordam nas aulas, houve certa confusão nas respostas, tais como conteúdos atitudinais mencionados como conteúdos procedimentais. Entendemos que essa falta de domínio teórico/ conceitual pode comprometer a formação dos futuros professores de Educação Básica. Universidade Federal de Goiás2011-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa descritiva; Abordagem qualitativa.application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1333310.5216/rpp.v14i2.13333Pensar a Prática; Vol. 14 No. 2 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 2 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/13333/9589Dudeck, Tamara SuellenMoreira, Evando Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:18:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/13333Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2016-06-20T18:18:45Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR |
title |
AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR Dudeck, Tamara Suellen Formação de professores Ensino Superior Dimensões de conteúdos. |
title_short |
AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR |
title_full |
AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR |
author |
Dudeck, Tamara Suellen |
author_facet |
Dudeck, Tamara Suellen Moreira, Evando Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Evando Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dudeck, Tamara Suellen Moreira, Evando Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino Superior Dimensões de conteúdos. |
topic |
Formação de professores Ensino Superior Dimensões de conteúdos. |
description |
O objetivo da pesquisa é verificar o conhecimento que professores de Educação Física que atuam no Ensino Superior têm sobre as dimensões dos conteúdos e, se estes conhecimentos são utilizados em suas aulas nos cursos de graduação. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa. Constatamos que 91% dos professores participantes da pesquisa conhecem as dimensões de conteúdos, sendo que todos afirmaram utilizar esses conhecimentos em suas aulas, porém quando solicitado que listassem alguns dos conteúdos que abordam nas aulas, houve certa confusão nas respostas, tais como conteúdos atitudinais mencionados como conteúdos procedimentais. Entendemos que essa falta de domínio teórico/ conceitual pode comprometer a formação dos futuros professores de Educação Básica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa descritiva; Abordagem qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13333 10.5216/rpp.v14i2.13333 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13333 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v14i2.13333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13333/9589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 14 No. 2 (2011) Pensar a Prática; v. 14 n. 2 (2011) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1820234258554290176 |