AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dudeck, Tamara Suellen
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Moreira, Evando Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13333
Resumo: O objetivo da pesquisa é verificar o conhecimento que professores de Educação Física que atuam no Ensino Superior têm sobre as dimensões dos conteúdos e, se estes conhecimentos são utilizados em suas aulas nos cursos de graduação. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa. Constatamos que 91% dos professores participantes da pesquisa conhecem as dimensões de conteúdos, sendo que todos afirmaram utilizar esses conhecimentos em suas aulas, porém quando solicitado que listassem alguns dos conteúdos que abordam nas aulas, houve certa confusão nas respostas, tais como conteúdos atitudinais mencionados como conteúdos procedimentais. Entendemos que essa falta de domínio teórico/ conceitual pode comprometer a formação dos futuros professores de Educação Básica.
id UFG-4_dae43443b9c18ac0313c8915bd82d5c1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/13333
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIORFormação de professoresEnsino SuperiorDimensões de conteúdos.O objetivo da pesquisa é verificar o conhecimento que professores de Educação Física que atuam no Ensino Superior têm sobre as dimensões dos conteúdos e, se estes conhecimentos são utilizados em suas aulas nos cursos de graduação. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa. Constatamos que 91% dos professores participantes da pesquisa conhecem as dimensões de conteúdos, sendo que todos afirmaram utilizar esses conhecimentos em suas aulas, porém quando solicitado que listassem alguns dos conteúdos que abordam nas aulas, houve certa confusão nas respostas, tais como conteúdos atitudinais mencionados como conteúdos procedimentais. Entendemos que essa falta de domínio teórico/ conceitual pode comprometer a formação dos futuros professores de Educação Básica. Universidade Federal de Goiás2011-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa descritiva; Abordagem qualitativa.application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1333310.5216/rpp.v14i2.13333Pensar a Prática; Vol. 14 No. 2 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 2 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/13333/9589Dudeck, Tamara SuellenMoreira, Evando Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:18:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/13333Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:44.362135Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR
title AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR
Dudeck, Tamara Suellen
Formação de professores
Ensino Superior
Dimensões de conteúdos.
title_short AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR
title_full AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR
title_sort AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR
author Dudeck, Tamara Suellen
author_facet Dudeck, Tamara Suellen
Moreira, Evando Carlos
author_role author
author2 Moreira, Evando Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dudeck, Tamara Suellen
Moreira, Evando Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino Superior
Dimensões de conteúdos.
topic Formação de professores
Ensino Superior
Dimensões de conteúdos.
description O objetivo da pesquisa é verificar o conhecimento que professores de Educação Física que atuam no Ensino Superior têm sobre as dimensões dos conteúdos e, se estes conhecimentos são utilizados em suas aulas nos cursos de graduação. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa. Constatamos que 91% dos professores participantes da pesquisa conhecem as dimensões de conteúdos, sendo que todos afirmaram utilizar esses conhecimentos em suas aulas, porém quando solicitado que listassem alguns dos conteúdos que abordam nas aulas, houve certa confusão nas respostas, tais como conteúdos atitudinais mencionados como conteúdos procedimentais. Entendemos que essa falta de domínio teórico/ conceitual pode comprometer a formação dos futuros professores de Educação Básica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa descritiva; Abordagem qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13333
10.5216/rpp.v14i2.13333
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13333
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v14i2.13333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13333/9589
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 14 No. 2 (2011)
Pensar a Prática; v. 14 n. 2 (2011)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874856626421760