Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da área

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA RIBEIRO, BRUNA
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: LEMA DEL RIO MARTINS, RODRIGO, DA SILVA MELLO, ANDRÉ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/67737
Resumo: The work analyzes, through a Systematic Review, the way the Physical Education academic-scientific production has discussed with the students regarding the teaching contents mobilized in Elementary School. It uses as sources the following database: LILACS; SciELO; SCOPUS; and Capes Periodical Portal. The 46 papers found were gathered into three analysis categories: learners representations, gender and specific contents. Despite auscultating the students, only a few researchers aimed at understanding their senses and their expectations. Most of the texts focused on the students’ opinion on the pedagogical strategies used by the Teachers, making explicit, thus, the periferic place they occupy in these researches.
id UFG-4_dcb1e833aa9e375c9f2f4c039e95626a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/67737
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da áreaPhysical educationElementary educationAcademic contentsStudentsEducación fisicaEnseñanza fundamentalContenidos DidácticosEstudiantesEducação FísicaEnsino FundamentalConteúdos de ensinoEstudantesThe work analyzes, through a Systematic Review, the way the Physical Education academic-scientific production has discussed with the students regarding the teaching contents mobilized in Elementary School. It uses as sources the following database: LILACS; SciELO; SCOPUS; and Capes Periodical Portal. The 46 papers found were gathered into three analysis categories: learners representations, gender and specific contents. Despite auscultating the students, only a few researchers aimed at understanding their senses and their expectations. Most of the texts focused on the students’ opinion on the pedagogical strategies used by the Teachers, making explicit, thus, the periferic place they occupy in these researches.Analiza, a través de una Revisión Sistemática, cómo la producción académico-científica de la Educación Física ha dialogado con los estudiantes sobre los contenidos didácticos movilizados en Educación Primaria. Utiliza como fuentes las siguientes bases de datos: LILACS; SciELO; SCOPUS; e y Portal de Revistas de Capes. Los 46 artículos encontrados se agruparon en tres categorías de análisis: representaciones de estudiantes, género y contenido específico. A pesar de escuchar a los estudiantes, pocos estudios han buscado comprender los significados y expectativas de estos temas. La mayoría de los textos se centraron en la opinión de los estudiantes sobre las estrategias pedagógicas adoptadas por los docentes, explicando así el lugar periférico que ocupan en estas investigaciones.Analisa, por meio de uma Revisão Sistemática, como a produção acadêmico-científico da Educação Física tem dialogado com os estudantes sobre os conteúdos de ensino mobilizados no Ensino Fundamental. Utiliza como fontes as seguintes bases de dados: LILACS; SciELO; SCOPUS; e Portal de Periódicos da Capes. Os 46 artigos encontrados foram agrupados em três categorias de análise: representações discentes, gênero e conteúdos específicos. Apesar de auscultarem os estudantes, poucas pesquisas buscaram compreender os sentidos e as expectativas desses sujeitos. A maioria dos textos focalizou a opinião dos estudantes sobre as estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes, explicitando, dessa forma, o lugar periférico que ocupam nessas pesquisas.Universidade Federal de Goiás2021-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/6773710.5216/rpp.v24.67737Pensar a Prática; Vol. 24 (2021)Pensar a Prática; v. 24 (2021)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/67737/37463Copyright (c) 2021 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessALMEIDA RIBEIRO, BRUNA LEMA DEL RIO MARTINS, RODRIGODA SILVA MELLO, ANDRÉ2022-03-10T13:26:57Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/67737Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:36.886256Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da área
title Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da área
spellingShingle Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da área
ALMEIDA RIBEIRO, BRUNA
Physical education
Elementary education
Academic contents
Students
Educación fisica
Enseñanza fundamental
Contenidos Didácticos
Estudiantes
Educação Física
Ensino Fundamental
Conteúdos de ensino
Estudantes
title_short Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da área
title_full Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da área
title_fullStr Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da área
title_full_unstemmed Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da área
title_sort Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da área
author ALMEIDA RIBEIRO, BRUNA
author_facet ALMEIDA RIBEIRO, BRUNA
LEMA DEL RIO MARTINS, RODRIGO
DA SILVA MELLO, ANDRÉ
author_role author
author2 LEMA DEL RIO MARTINS, RODRIGO
DA SILVA MELLO, ANDRÉ
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA RIBEIRO, BRUNA
LEMA DEL RIO MARTINS, RODRIGO
DA SILVA MELLO, ANDRÉ
dc.subject.por.fl_str_mv Physical education
Elementary education
Academic contents
Students
Educación fisica
Enseñanza fundamental
Contenidos Didácticos
Estudiantes
Educação Física
Ensino Fundamental
Conteúdos de ensino
Estudantes
topic Physical education
Elementary education
Academic contents
Students
Educación fisica
Enseñanza fundamental
Contenidos Didácticos
Estudiantes
Educação Física
Ensino Fundamental
Conteúdos de ensino
Estudantes
description The work analyzes, through a Systematic Review, the way the Physical Education academic-scientific production has discussed with the students regarding the teaching contents mobilized in Elementary School. It uses as sources the following database: LILACS; SciELO; SCOPUS; and Capes Periodical Portal. The 46 papers found were gathered into three analysis categories: learners representations, gender and specific contents. Despite auscultating the students, only a few researchers aimed at understanding their senses and their expectations. Most of the texts focused on the students’ opinion on the pedagogical strategies used by the Teachers, making explicit, thus, the periferic place they occupy in these researches.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/67737
10.5216/rpp.v24.67737
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/67737
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v24.67737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/67737/37463
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 24 (2021)
Pensar a Prática; v. 24 (2021)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874860111888384