Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Priscilla Nascimento [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121263
Resumo: Dentre as várias instituições das quais o ser humano participa, a escola é uma das mais importantes responsáveis pela construção da representação de quem somos. O educando é o objetivo maior da escola, mas na especificidade da Educação Física que, em geral, é totalmente desvinculada do projeto educacional das escolas, muito pouco tem sido feito, na prática, no sentido de educar os alunos “para a vida. Assim, esse trabalho tem como finalidade implementar aulas de Educação Física que contribuam para a formação do cidadão, e para isto foram elaboradas e desenvolvidas aulas que abordem o conteúdo handebol nas suas três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. O método utilizado foi o da pesquisa-ação que, de natureza qualitativa, tem como característica o interrelacionamento entre o pesquisador e as pessoas participantes do estudo. As principais dificuldades foram: trabalhar novos conteúdos e a dimensão procedimental, e lidar com o número elevado de alunos. Porém, os momentos de tratar das dimensões conceituais e atitudinais foram muito bem sucedidos.
id UNSP_c2325647a634a5ccfa1f9294f893d46d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121263
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadãoEducação física - Estudo e ensinoEducação física escolarDimensão do conteúdoDentre as várias instituições das quais o ser humano participa, a escola é uma das mais importantes responsáveis pela construção da representação de quem somos. O educando é o objetivo maior da escola, mas na especificidade da Educação Física que, em geral, é totalmente desvinculada do projeto educacional das escolas, muito pouco tem sido feito, na prática, no sentido de educar os alunos “para a vida. Assim, esse trabalho tem como finalidade implementar aulas de Educação Física que contribuam para a formação do cidadão, e para isto foram elaboradas e desenvolvidas aulas que abordem o conteúdo handebol nas suas três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. O método utilizado foi o da pesquisa-ação que, de natureza qualitativa, tem como característica o interrelacionamento entre o pesquisador e as pessoas participantes do estudo. As principais dificuldades foram: trabalhar novos conteúdos e a dimensão procedimental, e lidar com o número elevado de alunos. Porém, os momentos de tratar das dimensões conceituais e atitudinais foram muito bem sucedidos.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Priscilla Nascimento [UNESP]2015-03-23T15:28:59Z2015-03-23T15:28:59Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfSILVA, Priscilla Nascimento. Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão. 2009. 56 f. , 2009.http://hdl.handle.net/11449/121263000607034silva_pn_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-22T06:27:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121263Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:43:07.236212Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão
title Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão
spellingShingle Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão
Silva, Priscilla Nascimento [UNESP]
Educação física - Estudo e ensino
Educação física escolar
Dimensão do conteúdo
title_short Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão
title_full Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão
title_fullStr Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão
title_full_unstemmed Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão
title_sort Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão
author Silva, Priscilla Nascimento [UNESP]
author_facet Silva, Priscilla Nascimento [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Priscilla Nascimento [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
Educação física escolar
Dimensão do conteúdo
topic Educação física - Estudo e ensino
Educação física escolar
Dimensão do conteúdo
description Dentre as várias instituições das quais o ser humano participa, a escola é uma das mais importantes responsáveis pela construção da representação de quem somos. O educando é o objetivo maior da escola, mas na especificidade da Educação Física que, em geral, é totalmente desvinculada do projeto educacional das escolas, muito pouco tem sido feito, na prática, no sentido de educar os alunos “para a vida. Assim, esse trabalho tem como finalidade implementar aulas de Educação Física que contribuam para a formação do cidadão, e para isto foram elaboradas e desenvolvidas aulas que abordem o conteúdo handebol nas suas três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. O método utilizado foi o da pesquisa-ação que, de natureza qualitativa, tem como característica o interrelacionamento entre o pesquisador e as pessoas participantes do estudo. As principais dificuldades foram: trabalhar novos conteúdos e a dimensão procedimental, e lidar com o número elevado de alunos. Porém, os momentos de tratar das dimensões conceituais e atitudinais foram muito bem sucedidos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-03-23T15:28:59Z
2015-03-23T15:28:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Priscilla Nascimento. Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão. 2009. 56 f. , 2009.
http://hdl.handle.net/11449/121263
000607034
silva_pn_tcc_rcla.pdf
identifier_str_mv SILVA, Priscilla Nascimento. Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão. 2009. 56 f. , 2009.
000607034
silva_pn_tcc_rcla.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/121263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129545217245184