Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/121263 |
Resumo: | Dentre as várias instituições das quais o ser humano participa, a escola é uma das mais importantes responsáveis pela construção da representação de quem somos. O educando é o objetivo maior da escola, mas na especificidade da Educação Física que, em geral, é totalmente desvinculada do projeto educacional das escolas, muito pouco tem sido feito, na prática, no sentido de educar os alunos “para a vida. Assim, esse trabalho tem como finalidade implementar aulas de Educação Física que contribuam para a formação do cidadão, e para isto foram elaboradas e desenvolvidas aulas que abordem o conteúdo handebol nas suas três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. O método utilizado foi o da pesquisa-ação que, de natureza qualitativa, tem como característica o interrelacionamento entre o pesquisador e as pessoas participantes do estudo. As principais dificuldades foram: trabalhar novos conteúdos e a dimensão procedimental, e lidar com o número elevado de alunos. Porém, os momentos de tratar das dimensões conceituais e atitudinais foram muito bem sucedidos. |
id |
UNSP_c2325647a634a5ccfa1f9294f893d46d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/121263 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadãoEducação física - Estudo e ensinoEducação física escolarDimensão do conteúdoDentre as várias instituições das quais o ser humano participa, a escola é uma das mais importantes responsáveis pela construção da representação de quem somos. O educando é o objetivo maior da escola, mas na especificidade da Educação Física que, em geral, é totalmente desvinculada do projeto educacional das escolas, muito pouco tem sido feito, na prática, no sentido de educar os alunos “para a vida. Assim, esse trabalho tem como finalidade implementar aulas de Educação Física que contribuam para a formação do cidadão, e para isto foram elaboradas e desenvolvidas aulas que abordem o conteúdo handebol nas suas três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. O método utilizado foi o da pesquisa-ação que, de natureza qualitativa, tem como característica o interrelacionamento entre o pesquisador e as pessoas participantes do estudo. As principais dificuldades foram: trabalhar novos conteúdos e a dimensão procedimental, e lidar com o número elevado de alunos. Porém, os momentos de tratar das dimensões conceituais e atitudinais foram muito bem sucedidos.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Priscilla Nascimento [UNESP]2015-03-23T15:28:59Z2015-03-23T15:28:59Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfSILVA, Priscilla Nascimento. Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão. 2009. 56 f. , 2009.http://hdl.handle.net/11449/121263000607034silva_pn_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-22T06:27:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121263Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:43:07.236212Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão |
title |
Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão |
spellingShingle |
Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão Silva, Priscilla Nascimento [UNESP] Educação física - Estudo e ensino Educação física escolar Dimensão do conteúdo |
title_short |
Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão |
title_full |
Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão |
title_fullStr |
Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão |
title_full_unstemmed |
Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão |
title_sort |
Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão |
author |
Silva, Priscilla Nascimento [UNESP] |
author_facet |
Silva, Priscilla Nascimento [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Darido, Suraya Cristina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Priscilla Nascimento [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estudo e ensino Educação física escolar Dimensão do conteúdo |
topic |
Educação física - Estudo e ensino Educação física escolar Dimensão do conteúdo |
description |
Dentre as várias instituições das quais o ser humano participa, a escola é uma das mais importantes responsáveis pela construção da representação de quem somos. O educando é o objetivo maior da escola, mas na especificidade da Educação Física que, em geral, é totalmente desvinculada do projeto educacional das escolas, muito pouco tem sido feito, na prática, no sentido de educar os alunos “para a vida. Assim, esse trabalho tem como finalidade implementar aulas de Educação Física que contribuam para a formação do cidadão, e para isto foram elaboradas e desenvolvidas aulas que abordem o conteúdo handebol nas suas três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. O método utilizado foi o da pesquisa-ação que, de natureza qualitativa, tem como característica o interrelacionamento entre o pesquisador e as pessoas participantes do estudo. As principais dificuldades foram: trabalhar novos conteúdos e a dimensão procedimental, e lidar com o número elevado de alunos. Porém, os momentos de tratar das dimensões conceituais e atitudinais foram muito bem sucedidos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2015-03-23T15:28:59Z 2015-03-23T15:28:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Priscilla Nascimento. Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão. 2009. 56 f. , 2009. http://hdl.handle.net/11449/121263 000607034 silva_pn_tcc_rcla.pdf |
identifier_str_mv |
SILVA, Priscilla Nascimento. Educação física, escola, dimensões do conteúdo e formação do cidadão. 2009. 56 f. , 2009. 000607034 silva_pn_tcc_rcla.pdf |
url |
http://hdl.handle.net/11449/121263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
56 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129545217245184 |