The teaching of Geography in Apprenticeship and the reading/analysis of issues and of current affairs from the perspective of geographical scales

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Janio Roque Barros
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ateliê Geográfico
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/27362
Resumo: Resumo O ensino de Geografia foi debatido e questionado criticamente nos espaços acadêmicos e nos espaços educacionais das escolas do ensino básico, sobretudo a partir dos anos 1990. Nesse contexto, muitos estagiários assumiram a regência formal de classe em unidades educacionais dos ciclos Fundamental e Médio, criando-se, geralmente, uma expectativa de um ensino de Geografia inovador, crítico e atual. Os estagiários ainda são vistos como aqueles / aquelas que trazem as novidades. No presente artigo, busca-se trazer elementos para discussão sobre o ensino de Geografia e o seu papel na análise de temáticas da atualidade, considerando-se toda complexidade que envolve essas questões, em uma perspectiva transescalar e contextualizada. Para atingir os objetivos, fez-se uma leitura crítica de planos de cursos e planos de aulas de alguns graduandos da Universidade do Estado da Bahia, em final de curso, além das observações de aulas na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. Os resultados dessa apreciação crítica revelaram que se deve avançar muito no trabalho com temáticas da atualidade e na abordagem escalar e transescalar em sala de aula, por isso, esse texto apresenta uma natureza diagnóstica, crítica e propositiva. Palavras-chaves: Ensino de Geografia; estágio supervisionado; atualidade; escalas geográficas.   Abstract The teaching of Geography was debated and critically questioned in academic and educational areas of primary schools, especially since the 1990s. In this context, many trainees took over formal teaching apprenticeship at educational units of the elementary and secondary cycles, creating a general expectation of an innovative, critical and current teaching of Geography. Trainees are still perceived as those who bring innovations. In this article, it was sought to provide elements for discussing the teaching of Geography and its role in the analysis of current issues, considering all the complexity involving these issues in a trans-scale and contextualized perspective. In order to achieve the goals, ??a critical reading of course plans and of class plans of some students at State University of Bahia was done at the end of a semester. Yet as part of the data collection, the research counted on classroom participant observation in Santo Antônio de Jesus, in the Bahia’s Reconcavo. The results of these critical appraisals reveal that there is still much teaching development to be achieved in order to approach `current issues` at a scale and trans-scale dimension in the classroom, so this text has a critical, purposeful and diagnostic essence. Keywords: Teaching of Geography; Supervised teaching apprenticeship; Current affairs; Geographical scales.   Résumé L´enseignement de la géographie est un sujet de débat et de réflexions critiques dans les domaines académiques et éducationnels, surtout à partir des années 1990. Dans ce contexte, de nombreux stagiaires ont assuré la régence formelle de la classe en unités éducationnelles au niveau des cycles de l´enseignement Primaire et Moyen, en créant, généralement, l´attente d´un enseignement de la Géographie innovateur, critique et actuel. Les stagiaires sont toujours vus comme ceux qui apportent des nouveautés. Dans cet article, on cherchera à apporter des éléments de discussions vis à vis de l´enseignement de la Géographie et son rôle dans l´analyse des thèmes de l´actualité, en considérant toute la complexité que comprennent ces questions, dans une perspective trans-échelle et mise en contexte. Pour atteindre ces objectifs, une lecture critique des plans d´études et de classes de quelques étudiants de premier cycle de l´Université de l´État de Bahia, en fin de formation, a été faite, ajoutée aux observations de classes de la ville de Santo Antonio de Jesus, dans la région du Reconcave bahianais. Les résultats de ces appréciations critiques ont révélé qu´il faudra encore beaucoup avancer dans le travail sur le thème de l´actualité et dans l´abordage de l´échelle et trans-échelle en salle de classe. C´est pour ces raisons que ce texte possède une nature diagnostique, critique et propositive. Mots-clefs: Enseignement de la Géographie; stage supervisionné ; actualité ; échelles géographiques. 
id UFG-5_1e629bfd02cae3cc506a9e611947fd19
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/27362
network_acronym_str UFG-5
network_name_str Ateliê Geográfico
repository_id_str
spelling The teaching of Geography in Apprenticeship and the reading/analysis of issues and of current affairs from the perspective of geographical scalesL´enseignement de la Géographie au niveau de la régence et la lecture/analyse des thèmes et questions de l´actualité au regard des échelles géographiquesO ensino de Geografia nos estágios de regência e a leitura/análise de temáticas e questões da atualidade sob a ótica das escalas geográficas - DOI 10.5216/ag.v9i1.27362Resumo O ensino de Geografia foi debatido e questionado criticamente nos espaços acadêmicos e nos espaços educacionais das escolas do ensino básico, sobretudo a partir dos anos 1990. Nesse contexto, muitos estagiários assumiram a regência formal de classe em unidades educacionais dos ciclos Fundamental e Médio, criando-se, geralmente, uma expectativa de um ensino de Geografia inovador, crítico e atual. Os estagiários ainda são vistos como aqueles / aquelas que trazem as novidades. No presente artigo, busca-se trazer elementos para discussão sobre o ensino de Geografia e o seu papel na análise de temáticas da atualidade, considerando-se toda complexidade que envolve essas questões, em uma perspectiva transescalar e contextualizada. Para atingir os objetivos, fez-se uma leitura crítica de planos de cursos e planos de aulas de alguns graduandos da Universidade do Estado da Bahia, em final de curso, além das observações de aulas na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. Os resultados dessa apreciação crítica revelaram que se deve avançar muito no trabalho com temáticas da atualidade e na abordagem escalar e transescalar em sala de aula, por isso, esse texto apresenta uma natureza diagnóstica, crítica e propositiva. Palavras-chaves: Ensino de Geografia; estágio supervisionado; atualidade; escalas geográficas.   Abstract The teaching of Geography was debated and critically questioned in academic and educational areas of primary schools, especially since the 1990s. In this context, many trainees took over formal teaching apprenticeship at educational units of the elementary and secondary cycles, creating a general expectation of an innovative, critical and current teaching of Geography. Trainees are still perceived as those who bring innovations. In this article, it was sought to provide elements for discussing the teaching of Geography and its role in the analysis of current issues, considering all the complexity involving these issues in a trans-scale and contextualized perspective. In order to achieve the goals, ??a critical reading of course plans and of class plans of some students at State University of Bahia was done at the end of a semester. Yet as part of the data collection, the research counted on classroom participant observation in Santo Antônio de Jesus, in the Bahia’s Reconcavo. The results of these critical appraisals reveal that there is still much teaching development to be achieved in order to approach `current issues` at a scale and trans-scale dimension in the classroom, so this text has a critical, purposeful and diagnostic essence. Keywords: Teaching of Geography; Supervised teaching apprenticeship; Current affairs; Geographical scales.   Résumé L´enseignement de la géographie est un sujet de débat et de réflexions critiques dans les domaines académiques et éducationnels, surtout à partir des années 1990. Dans ce contexte, de nombreux stagiaires ont assuré la régence formelle de la classe en unités éducationnelles au niveau des cycles de l´enseignement Primaire et Moyen, en créant, généralement, l´attente d´un enseignement de la Géographie innovateur, critique et actuel. Les stagiaires sont toujours vus comme ceux qui apportent des nouveautés. Dans cet article, on cherchera à apporter des éléments de discussions vis à vis de l´enseignement de la Géographie et son rôle dans l´analyse des thèmes de l´actualité, en considérant toute la complexité que comprennent ces questions, dans une perspective trans-échelle et mise en contexte. Pour atteindre ces objectifs, une lecture critique des plans d´études et de classes de quelques étudiants de premier cycle de l´Université de l´État de Bahia, en fin de formation, a été faite, ajoutée aux observations de classes de la ville de Santo Antonio de Jesus, dans la région du Reconcave bahianais. Les résultats de ces appréciations critiques ont révélé qu´il faudra encore beaucoup avancer dans le travail sur le thème de l´actualité et dans l´abordage de l´échelle et trans-échelle en salle de classe. C´est pour ces raisons que ce texte possède une nature diagnostique, critique et propositive. Mots-clefs: Enseignement de la Géographie; stage supervisionné ; actualité ; échelles géographiques. Universidade Federal de Goiás2014-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/2736210.5216/ag.v9i1.27362Ateliê Geográfico Journal; Vol. 9 No. 1 (2015); 119-137Ateliê Geográfico; Vol. 9 Núm. 1 (2015); 119-137Ateliê Geográfico; v. 9 n. 1 (2015); 119-1371982-195610.5216/ag.v9i1.%areponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/27362/1859410.5216/ag.v9i1.27362Castro, Janio Roque Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-16T22:25:47Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/27362Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2024-05-21T19:55:19.696001Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv The teaching of Geography in Apprenticeship and the reading/analysis of issues and of current affairs from the perspective of geographical scales
L´enseignement de la Géographie au niveau de la régence et la lecture/analyse des thèmes et questions de l´actualité au regard des échelles géographiques
O ensino de Geografia nos estágios de regência e a leitura/análise de temáticas e questões da atualidade sob a ótica das escalas geográficas - DOI 10.5216/ag.v9i1.27362
title The teaching of Geography in Apprenticeship and the reading/analysis of issues and of current affairs from the perspective of geographical scales
spellingShingle The teaching of Geography in Apprenticeship and the reading/analysis of issues and of current affairs from the perspective of geographical scales
Castro, Janio Roque Barros
title_short The teaching of Geography in Apprenticeship and the reading/analysis of issues and of current affairs from the perspective of geographical scales
title_full The teaching of Geography in Apprenticeship and the reading/analysis of issues and of current affairs from the perspective of geographical scales
title_fullStr The teaching of Geography in Apprenticeship and the reading/analysis of issues and of current affairs from the perspective of geographical scales
title_full_unstemmed The teaching of Geography in Apprenticeship and the reading/analysis of issues and of current affairs from the perspective of geographical scales
title_sort The teaching of Geography in Apprenticeship and the reading/analysis of issues and of current affairs from the perspective of geographical scales
author Castro, Janio Roque Barros
author_facet Castro, Janio Roque Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Janio Roque Barros
description Resumo O ensino de Geografia foi debatido e questionado criticamente nos espaços acadêmicos e nos espaços educacionais das escolas do ensino básico, sobretudo a partir dos anos 1990. Nesse contexto, muitos estagiários assumiram a regência formal de classe em unidades educacionais dos ciclos Fundamental e Médio, criando-se, geralmente, uma expectativa de um ensino de Geografia inovador, crítico e atual. Os estagiários ainda são vistos como aqueles / aquelas que trazem as novidades. No presente artigo, busca-se trazer elementos para discussão sobre o ensino de Geografia e o seu papel na análise de temáticas da atualidade, considerando-se toda complexidade que envolve essas questões, em uma perspectiva transescalar e contextualizada. Para atingir os objetivos, fez-se uma leitura crítica de planos de cursos e planos de aulas de alguns graduandos da Universidade do Estado da Bahia, em final de curso, além das observações de aulas na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. Os resultados dessa apreciação crítica revelaram que se deve avançar muito no trabalho com temáticas da atualidade e na abordagem escalar e transescalar em sala de aula, por isso, esse texto apresenta uma natureza diagnóstica, crítica e propositiva. Palavras-chaves: Ensino de Geografia; estágio supervisionado; atualidade; escalas geográficas.   Abstract The teaching of Geography was debated and critically questioned in academic and educational areas of primary schools, especially since the 1990s. In this context, many trainees took over formal teaching apprenticeship at educational units of the elementary and secondary cycles, creating a general expectation of an innovative, critical and current teaching of Geography. Trainees are still perceived as those who bring innovations. In this article, it was sought to provide elements for discussing the teaching of Geography and its role in the analysis of current issues, considering all the complexity involving these issues in a trans-scale and contextualized perspective. In order to achieve the goals, ??a critical reading of course plans and of class plans of some students at State University of Bahia was done at the end of a semester. Yet as part of the data collection, the research counted on classroom participant observation in Santo Antônio de Jesus, in the Bahia’s Reconcavo. The results of these critical appraisals reveal that there is still much teaching development to be achieved in order to approach `current issues` at a scale and trans-scale dimension in the classroom, so this text has a critical, purposeful and diagnostic essence. Keywords: Teaching of Geography; Supervised teaching apprenticeship; Current affairs; Geographical scales.   Résumé L´enseignement de la géographie est un sujet de débat et de réflexions critiques dans les domaines académiques et éducationnels, surtout à partir des années 1990. Dans ce contexte, de nombreux stagiaires ont assuré la régence formelle de la classe en unités éducationnelles au niveau des cycles de l´enseignement Primaire et Moyen, en créant, généralement, l´attente d´un enseignement de la Géographie innovateur, critique et actuel. Les stagiaires sont toujours vus comme ceux qui apportent des nouveautés. Dans cet article, on cherchera à apporter des éléments de discussions vis à vis de l´enseignement de la Géographie et son rôle dans l´analyse des thèmes de l´actualité, en considérant toute la complexité que comprennent ces questions, dans une perspective trans-échelle et mise en contexte. Pour atteindre ces objectifs, une lecture critique des plans d´études et de classes de quelques étudiants de premier cycle de l´Université de l´État de Bahia, en fin de formation, a été faite, ajoutée aux observations de classes de la ville de Santo Antonio de Jesus, dans la région du Reconcave bahianais. Les résultats de ces appréciations critiques ont révélé qu´il faudra encore beaucoup avancer dans le travail sur le thème de l´actualité et dans l´abordage de l´échelle et trans-échelle en salle de classe. C´est pour ces raisons que ce texte possède une nature diagnostique, critique et propositive. Mots-clefs: Enseignement de la Géographie; stage supervisionné ; actualité ; échelles géographiques. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/27362
10.5216/ag.v9i1.27362
url https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/27362
identifier_str_mv 10.5216/ag.v9i1.27362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/27362/18594
10.5216/ag.v9i1.27362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Ateliê Geográfico Journal; Vol. 9 No. 1 (2015); 119-137
Ateliê Geográfico; Vol. 9 Núm. 1 (2015); 119-137
Ateliê Geográfico; v. 9 n. 1 (2015); 119-137
1982-1956
10.5216/ag.v9i1.%a
reponame:Ateliê Geográfico
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Ateliê Geográfico
collection Ateliê Geográfico
repository.name.fl_str_mv Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br
_version_ 1799874835885588480