Analysis of perception and practices of Environmental Education in schools in Curitiba/PR: elements for socio-environmental awareness raising
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ateliê Geográfico |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/34226 |
Resumo: | ResumoEsse artigo apresenta a percepção de alunos de quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas, situadas próximas ao rio Belém, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná sobre os problemas socioambientais e as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas em suas escolas. Realizou-se uma entrevista, contendo três perguntas semiabertas e uma pergunta em que a resposta deveria ser na forma de um desenho. Conclui-se que a percepção dos alunos dos quartos anos é menos elaborada, em relação ao dos alunos de quintos anos. Os alunos apresentam pouco conhecimento dos problemas ambientais, apesar da grande maioria conhecer o rio Belém, embora alguns desconheçam o seu nome. A prática de Educação Ambiental é de caráter intraescolares, sendo relacionada aos conteúdos de animais e plantas, aos rios e a observação da natureza. As metodologias empregadas pelos professores na Educação Ambiental não estão alcançando seus objetivos propostos.Palavras-chave: Percepção ambiental; Educação Ambiental; alunos. AbstractThis paper presents the perception of fourth and fifth year students at state and private elementary schools located close to the River Belém in Curitiba-PR, Brazil, with regard to socio-environmental problems and environmental education practices undertaken in their schools. They were interviewed using three half-open questions and a fourth question to be answered in the form of a drawing. Results show that perception of fourth year students was lower than that of fifth year students. The students showed little knowledge of environmental problems, despite the majority of them knowing River Belém, although some of them do not know its name. Environmental Education at the schools is intramural and involves such subject matter as animals, plants, rivers and nature observation. The methodology used by teachers to provide environmental education is not reaching the proposed objective.Keywords: Environmental Perception; Environmental Education; Students. ResumenEn este artículo se muestra la percepción de alumnos de cuarto y quinto grado de las escuelas primarias, tanto públicas como privadas, ubicadas cerca del río Belém, en la ciudad de Curitiba, Estado de Paraná en cuanto a los problemas socio-ambientales. Además, se investigó la percepción de los mismos sobre las actividades de Educación Ambiental desarrolladas en sus escuelas. Se les ha realizado una entrevista con tres preguntas semi-abiertas y una en la que la respuesta debe ser en la forma de un dibujo. Se concluye que la percepción (conocimiento) de los estudiantes de las salas de cuarto grado es menos elaborado en relación con los alumnos quinto grado. Los estudiantes presentan poco conocimiento de los problemas ambientales, a pesar que la mayoría conoce el río Belém, aunque algunos desconocen su nombre. La mayoría de las actividades de Educación Ambiental son de carácter intraescolar, estando relacionados los contenidos con los animales y las plantas, los ríos y la observación de la naturaleza. Las metodologías empleadas por los docentes de Educación Ambiental no están alcanzando los objetivos propuestos.Palabras clave: Percepción ambiental; Educación Ambiental; estudiantes. |
id |
UFG-5_985ea551b7a5b9e1edecabab4a0b7549 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/34226 |
network_acronym_str |
UFG-5 |
network_name_str |
Ateliê Geográfico |
repository_id_str |
|
spelling |
Analysis of perception and practices of Environmental Education in schools in Curitiba/PR: elements for socio-environmental awareness raisingAnálisis de la percepción y prácticas de Educación Ambiental en escuelas Curitiba-PR: estimacion preventiva para la conciencia socioambientalesAnálise da percepção e das práticas de Educação Ambiental em escolas de Curitiba/PR: subsídio à sensibilização socioambientalResumoEsse artigo apresenta a percepção de alunos de quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas, situadas próximas ao rio Belém, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná sobre os problemas socioambientais e as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas em suas escolas. Realizou-se uma entrevista, contendo três perguntas semiabertas e uma pergunta em que a resposta deveria ser na forma de um desenho. Conclui-se que a percepção dos alunos dos quartos anos é menos elaborada, em relação ao dos alunos de quintos anos. Os alunos apresentam pouco conhecimento dos problemas ambientais, apesar da grande maioria conhecer o rio Belém, embora alguns desconheçam o seu nome. A prática de Educação Ambiental é de caráter intraescolares, sendo relacionada aos conteúdos de animais e plantas, aos rios e a observação da natureza. As metodologias empregadas pelos professores na Educação Ambiental não estão alcançando seus objetivos propostos.Palavras-chave: Percepção ambiental; Educação Ambiental; alunos. AbstractThis paper presents the perception of fourth and fifth year students at state and private elementary schools located close to the River Belém in Curitiba-PR, Brazil, with regard to socio-environmental problems and environmental education practices undertaken in their schools. They were interviewed using three half-open questions and a fourth question to be answered in the form of a drawing. Results show that perception of fourth year students was lower than that of fifth year students. The students showed little knowledge of environmental problems, despite the majority of them knowing River Belém, although some of them do not know its name. Environmental Education at the schools is intramural and involves such subject matter as animals, plants, rivers and nature observation. The methodology used by teachers to provide environmental education is not reaching the proposed objective.Keywords: Environmental Perception; Environmental Education; Students. ResumenEn este artículo se muestra la percepción de alumnos de cuarto y quinto grado de las escuelas primarias, tanto públicas como privadas, ubicadas cerca del río Belém, en la ciudad de Curitiba, Estado de Paraná en cuanto a los problemas socio-ambientales. Además, se investigó la percepción de los mismos sobre las actividades de Educación Ambiental desarrolladas en sus escuelas. Se les ha realizado una entrevista con tres preguntas semi-abiertas y una en la que la respuesta debe ser en la forma de un dibujo. Se concluye que la percepción (conocimiento) de los estudiantes de las salas de cuarto grado es menos elaborado en relación con los alumnos quinto grado. Los estudiantes presentan poco conocimiento de los problemas ambientales, a pesar que la mayoría conoce el río Belém, aunque algunos desconocen su nombre. La mayoría de las actividades de Educación Ambiental son de carácter intraescolar, estando relacionados los contenidos con los animales y las plantas, los ríos y la observación de la naturaleza. Las metodologías empleadas por los docentes de Educación Ambiental no están alcanzando los objetivos propuestos.Palabras clave: Percepción ambiental; Educación Ambiental; estudiantes.Universidade Federal de Goiás2017-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/3422610.5216/ag.v11i1.34226Ateliê Geográfico Journal; Vol. 11 No. 1 (2017); 87-108Ateliê Geográfico; Vol. 11 Núm. 1 (2017); 87-108Ateliê Geográfico; v. 11 n. 1 (2017); 87-1081982-1956reponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/34226/23188Copyright (c) 2017 Ateliê Geográficoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuciane Blum Vestena, CarlaRedin Vestena, Leandro2017-08-10T19:46:54Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/34226Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2024-05-21T19:55:23.026805Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analysis of perception and practices of Environmental Education in schools in Curitiba/PR: elements for socio-environmental awareness raising Análisis de la percepción y prácticas de Educación Ambiental en escuelas Curitiba-PR: estimacion preventiva para la conciencia socioambientales Análise da percepção e das práticas de Educação Ambiental em escolas de Curitiba/PR: subsídio à sensibilização socioambiental |
title |
Analysis of perception and practices of Environmental Education in schools in Curitiba/PR: elements for socio-environmental awareness raising |
spellingShingle |
Analysis of perception and practices of Environmental Education in schools in Curitiba/PR: elements for socio-environmental awareness raising Luciane Blum Vestena, Carla |
title_short |
Analysis of perception and practices of Environmental Education in schools in Curitiba/PR: elements for socio-environmental awareness raising |
title_full |
Analysis of perception and practices of Environmental Education in schools in Curitiba/PR: elements for socio-environmental awareness raising |
title_fullStr |
Analysis of perception and practices of Environmental Education in schools in Curitiba/PR: elements for socio-environmental awareness raising |
title_full_unstemmed |
Analysis of perception and practices of Environmental Education in schools in Curitiba/PR: elements for socio-environmental awareness raising |
title_sort |
Analysis of perception and practices of Environmental Education in schools in Curitiba/PR: elements for socio-environmental awareness raising |
author |
Luciane Blum Vestena, Carla |
author_facet |
Luciane Blum Vestena, Carla Redin Vestena, Leandro |
author_role |
author |
author2 |
Redin Vestena, Leandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciane Blum Vestena, Carla Redin Vestena, Leandro |
description |
ResumoEsse artigo apresenta a percepção de alunos de quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas, situadas próximas ao rio Belém, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná sobre os problemas socioambientais e as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas em suas escolas. Realizou-se uma entrevista, contendo três perguntas semiabertas e uma pergunta em que a resposta deveria ser na forma de um desenho. Conclui-se que a percepção dos alunos dos quartos anos é menos elaborada, em relação ao dos alunos de quintos anos. Os alunos apresentam pouco conhecimento dos problemas ambientais, apesar da grande maioria conhecer o rio Belém, embora alguns desconheçam o seu nome. A prática de Educação Ambiental é de caráter intraescolares, sendo relacionada aos conteúdos de animais e plantas, aos rios e a observação da natureza. As metodologias empregadas pelos professores na Educação Ambiental não estão alcançando seus objetivos propostos.Palavras-chave: Percepção ambiental; Educação Ambiental; alunos. AbstractThis paper presents the perception of fourth and fifth year students at state and private elementary schools located close to the River Belém in Curitiba-PR, Brazil, with regard to socio-environmental problems and environmental education practices undertaken in their schools. They were interviewed using three half-open questions and a fourth question to be answered in the form of a drawing. Results show that perception of fourth year students was lower than that of fifth year students. The students showed little knowledge of environmental problems, despite the majority of them knowing River Belém, although some of them do not know its name. Environmental Education at the schools is intramural and involves such subject matter as animals, plants, rivers and nature observation. The methodology used by teachers to provide environmental education is not reaching the proposed objective.Keywords: Environmental Perception; Environmental Education; Students. ResumenEn este artículo se muestra la percepción de alumnos de cuarto y quinto grado de las escuelas primarias, tanto públicas como privadas, ubicadas cerca del río Belém, en la ciudad de Curitiba, Estado de Paraná en cuanto a los problemas socio-ambientales. Además, se investigó la percepción de los mismos sobre las actividades de Educación Ambiental desarrolladas en sus escuelas. Se les ha realizado una entrevista con tres preguntas semi-abiertas y una en la que la respuesta debe ser en la forma de un dibujo. Se concluye que la percepción (conocimiento) de los estudiantes de las salas de cuarto grado es menos elaborado en relación con los alumnos quinto grado. Los estudiantes presentan poco conocimiento de los problemas ambientales, a pesar que la mayoría conoce el río Belém, aunque algunos desconocen su nombre. La mayoría de las actividades de Educación Ambiental son de carácter intraescolar, estando relacionados los contenidos con los animales y las plantas, los ríos y la observación de la naturaleza. Las metodologías empleadas por los docentes de Educación Ambiental no están alcanzando los objetivos propuestos.Palabras clave: Percepción ambiental; Educación Ambiental; estudiantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/34226 10.5216/ag.v11i1.34226 |
url |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/34226 |
identifier_str_mv |
10.5216/ag.v11i1.34226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/34226/23188 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ateliê Geográfico info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ateliê Geográfico |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ateliê Geográfico Journal; Vol. 11 No. 1 (2017); 87-108 Ateliê Geográfico; Vol. 11 Núm. 1 (2017); 87-108 Ateliê Geográfico; v. 11 n. 1 (2017); 87-108 1982-1956 reponame:Ateliê Geográfico instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Ateliê Geográfico |
collection |
Ateliê Geográfico |
repository.name.fl_str_mv |
Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br |
_version_ |
1799874836061749248 |