FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santana, Luana Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31217
Resumo: Este texto tem como objetivo analisar a formação, os saberes e as práticas deprofessores de história que atuam em uma escola pública localizada na cidade de Capinópolis,MG, Brasil. A abordagem metodológica utilizada foi inspirada na História Oral Temática.Foram entrevistadas três professoras de história que atuavam na rede estadual de ensino,desde os anos finais do ensino fundamental até o ensino médio, especificamente, na escolaSérgio de Freitas Pacheco, em Capinópolis. As narrativas orais foram transcritas etextualizadas com o propósito de refletir sobre a formação, os saberes e as práticas, mastambém não deixando de lado as necessidades, dificuldades, vantagens, desvantagens e oprocesso da construção da identidade docente. Verificou-se que as professoras constroem suasidentidades ao longo da vida, em diferentes espaços de formação. A formação docente, ascondições de trabalho, as políticas públicas, direta ou indiretamente, são constitutivas dossaberes e das práticas pedagógicas. Mesmo diante das adversidades, essas professorasprocuram desenvolver suas práticas na perspectiva de contribuir para a formação cidadã dascrianças e jovens.
id UFG-9_030c6811334fb7e39e4cf8e74875e668
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/31217
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASILEste texto tem como objetivo analisar a formação, os saberes e as práticas deprofessores de história que atuam em uma escola pública localizada na cidade de Capinópolis,MG, Brasil. A abordagem metodológica utilizada foi inspirada na História Oral Temática.Foram entrevistadas três professoras de história que atuavam na rede estadual de ensino,desde os anos finais do ensino fundamental até o ensino médio, especificamente, na escolaSérgio de Freitas Pacheco, em Capinópolis. As narrativas orais foram transcritas etextualizadas com o propósito de refletir sobre a formação, os saberes e as práticas, mastambém não deixando de lado as necessidades, dificuldades, vantagens, desvantagens e oprocesso da construção da identidade docente. Verificou-se que as professoras constroem suasidentidades ao longo da vida, em diferentes espaços de formação. A formação docente, ascondições de trabalho, as políticas públicas, direta ou indiretamente, são constitutivas dossaberes e das práticas pedagógicas. Mesmo diante das adversidades, essas professorasprocuram desenvolver suas práticas na perspectiva de contribuir para a formação cidadã dascrianças e jovens.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2014-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3121710.5216/rpp.v12i1.31217Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 1 (2014): Poíesis Pedagógica; 197-2182178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31217/16811Júnior, Astrogildo Fernandes da SilvaSantana, Luana Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-01T15:11:11ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL
title FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL
spellingShingle FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL
Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva
title_short FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL
title_full FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL
title_fullStr FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL
title_full_unstemmed FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL
title_sort FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL
author Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva
author_facet Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva
Santana, Luana Ferreira
author_role author
author2 Santana, Luana Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva
Santana, Luana Ferreira
description Este texto tem como objetivo analisar a formação, os saberes e as práticas deprofessores de história que atuam em uma escola pública localizada na cidade de Capinópolis,MG, Brasil. A abordagem metodológica utilizada foi inspirada na História Oral Temática.Foram entrevistadas três professoras de história que atuavam na rede estadual de ensino,desde os anos finais do ensino fundamental até o ensino médio, especificamente, na escolaSérgio de Freitas Pacheco, em Capinópolis. As narrativas orais foram transcritas etextualizadas com o propósito de refletir sobre a formação, os saberes e as práticas, mastambém não deixando de lado as necessidades, dificuldades, vantagens, desvantagens e oprocesso da construção da identidade docente. Verificou-se que as professoras constroem suasidentidades ao longo da vida, em diferentes espaços de formação. A formação docente, ascondições de trabalho, as políticas públicas, direta ou indiretamente, são constitutivas dossaberes e das práticas pedagógicas. Mesmo diante das adversidades, essas professorasprocuram desenvolver suas práticas na perspectiva de contribuir para a formação cidadã dascrianças e jovens.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31217
10.5216/rpp.v12i1.31217
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31217
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v12i1.31217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31217/16811
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 1 (2014): Poíesis Pedagógica; 197-218
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329425625088