FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31217 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo analisar a formação, os saberes e as práticas deprofessores de história que atuam em uma escola pública localizada na cidade de Capinópolis,MG, Brasil. A abordagem metodológica utilizada foi inspirada na História Oral Temática.Foram entrevistadas três professoras de história que atuavam na rede estadual de ensino,desde os anos finais do ensino fundamental até o ensino médio, especificamente, na escolaSérgio de Freitas Pacheco, em Capinópolis. As narrativas orais foram transcritas etextualizadas com o propósito de refletir sobre a formação, os saberes e as práticas, mastambém não deixando de lado as necessidades, dificuldades, vantagens, desvantagens e oprocesso da construção da identidade docente. Verificou-se que as professoras constroem suasidentidades ao longo da vida, em diferentes espaços de formação. A formação docente, ascondições de trabalho, as políticas públicas, direta ou indiretamente, são constitutivas dossaberes e das práticas pedagógicas. Mesmo diante das adversidades, essas professorasprocuram desenvolver suas práticas na perspectiva de contribuir para a formação cidadã dascrianças e jovens. |
id |
UFG-9_030c6811334fb7e39e4cf8e74875e668 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/31217 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASILEste texto tem como objetivo analisar a formação, os saberes e as práticas deprofessores de história que atuam em uma escola pública localizada na cidade de Capinópolis,MG, Brasil. A abordagem metodológica utilizada foi inspirada na História Oral Temática.Foram entrevistadas três professoras de história que atuavam na rede estadual de ensino,desde os anos finais do ensino fundamental até o ensino médio, especificamente, na escolaSérgio de Freitas Pacheco, em Capinópolis. As narrativas orais foram transcritas etextualizadas com o propósito de refletir sobre a formação, os saberes e as práticas, mastambém não deixando de lado as necessidades, dificuldades, vantagens, desvantagens e oprocesso da construção da identidade docente. Verificou-se que as professoras constroem suasidentidades ao longo da vida, em diferentes espaços de formação. A formação docente, ascondições de trabalho, as políticas públicas, direta ou indiretamente, são constitutivas dossaberes e das práticas pedagógicas. Mesmo diante das adversidades, essas professorasprocuram desenvolver suas práticas na perspectiva de contribuir para a formação cidadã dascrianças e jovens.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2014-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3121710.5216/rpp.v12i1.31217Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 1 (2014): Poíesis Pedagógica; 197-2182178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31217/16811Júnior, Astrogildo Fernandes da SilvaSantana, Luana Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-01T15:11:11ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL |
title |
FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL |
spellingShingle |
FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva |
title_short |
FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL |
title_full |
FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL |
title_fullStr |
FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL |
title_sort |
FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL |
author |
Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva |
author_facet |
Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva Santana, Luana Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Luana Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva Santana, Luana Ferreira |
description |
Este texto tem como objetivo analisar a formação, os saberes e as práticas deprofessores de história que atuam em uma escola pública localizada na cidade de Capinópolis,MG, Brasil. A abordagem metodológica utilizada foi inspirada na História Oral Temática.Foram entrevistadas três professoras de história que atuavam na rede estadual de ensino,desde os anos finais do ensino fundamental até o ensino médio, especificamente, na escolaSérgio de Freitas Pacheco, em Capinópolis. As narrativas orais foram transcritas etextualizadas com o propósito de refletir sobre a formação, os saberes e as práticas, mastambém não deixando de lado as necessidades, dificuldades, vantagens, desvantagens e oprocesso da construção da identidade docente. Verificou-se que as professoras constroem suasidentidades ao longo da vida, em diferentes espaços de formação. A formação docente, ascondições de trabalho, as políticas públicas, direta ou indiretamente, são constitutivas dossaberes e das práticas pedagógicas. Mesmo diante das adversidades, essas professorasprocuram desenvolver suas práticas na perspectiva de contribuir para a formação cidadã dascrianças e jovens. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31217 10.5216/rpp.v12i1.31217 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31217 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v12i1.31217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31217/16811 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 1 (2014): Poíesis Pedagógica; 197-218 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329425625088 |