“INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17301 |
Resumo: | O presente artigo tem a finalidade de apresentar algumas discussões relativas às “inovações” teórico-metodológicas no campo da História Educação, tendo em vista a ampliação desta área nas últimas três décadas. Tal adensamento decorreu em razão da constituição e consolidação de grupos de pesquisas por todo país, ficando estes devotados aos estudos sobre o processo de formação da sociedade brasileira, a partir dos embates travados no âmbito da criação de um “sistema” nacional de ensino público. Com este horizonte o texto procura demarcar qual foi a contribuição da “revolução historiográfica francesa” aos estudos histórico-educacionais e como esta historiografia educacional incorpora as “novas abordagenas”, os “novos objetos” e os “novos problemas” às suas pesquisas. Assim, emerge os debates em torno dos estudos relacionados ao local versus o global, da imprensa enquanto fonte de pesquisa, seja esta especializada ou não. Portanto, esta análise busca discutir em que cenário afloram essas tendências e quais são as perspectivas atuais para o campo da História da Educação no país. |
id |
UFG-9_629b88b165f1d70588911350081b38cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/17301 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
“INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS.O presente artigo tem a finalidade de apresentar algumas discussões relativas às “inovações” teórico-metodológicas no campo da História Educação, tendo em vista a ampliação desta área nas últimas três décadas. Tal adensamento decorreu em razão da constituição e consolidação de grupos de pesquisas por todo país, ficando estes devotados aos estudos sobre o processo de formação da sociedade brasileira, a partir dos embates travados no âmbito da criação de um “sistema” nacional de ensino público. Com este horizonte o texto procura demarcar qual foi a contribuição da “revolução historiográfica francesa” aos estudos histórico-educacionais e como esta historiografia educacional incorpora as “novas abordagenas”, os “novos objetos” e os “novos problemas” às suas pesquisas. Assim, emerge os debates em torno dos estudos relacionados ao local versus o global, da imprensa enquanto fonte de pesquisa, seja esta especializada ou não. Portanto, esta análise busca discutir em que cenário afloram essas tendências e quais são as perspectivas atuais para o campo da História da Educação no país.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2012-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1730110.5216/rpp.v9i2.17301Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 35-592178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17301/10388Carvalho, Carlos Henrique deCarvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-25T16:03:15ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
“INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. |
title |
“INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. |
spellingShingle |
“INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. Carvalho, Carlos Henrique de |
title_short |
“INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. |
title_full |
“INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. |
title_fullStr |
“INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. |
title_full_unstemmed |
“INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. |
title_sort |
“INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. |
author |
Carvalho, Carlos Henrique de |
author_facet |
Carvalho, Carlos Henrique de Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Carlos Henrique de Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de |
description |
O presente artigo tem a finalidade de apresentar algumas discussões relativas às “inovações” teórico-metodológicas no campo da História Educação, tendo em vista a ampliação desta área nas últimas três décadas. Tal adensamento decorreu em razão da constituição e consolidação de grupos de pesquisas por todo país, ficando estes devotados aos estudos sobre o processo de formação da sociedade brasileira, a partir dos embates travados no âmbito da criação de um “sistema” nacional de ensino público. Com este horizonte o texto procura demarcar qual foi a contribuição da “revolução historiográfica francesa” aos estudos histórico-educacionais e como esta historiografia educacional incorpora as “novas abordagenas”, os “novos objetos” e os “novos problemas” às suas pesquisas. Assim, emerge os debates em torno dos estudos relacionados ao local versus o global, da imprensa enquanto fonte de pesquisa, seja esta especializada ou não. Portanto, esta análise busca discutir em que cenário afloram essas tendências e quais são as perspectivas atuais para o campo da História da Educação no país. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17301 10.5216/rpp.v9i2.17301 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17301 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v9i2.17301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17301/10388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 35-59 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329296650240 |