“INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carlos Henrique de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17301
Resumo: O presente artigo tem a finalidade de apresentar algumas discussões relativas às “inovações” teórico-metodológicas no campo da História Educação, tendo em vista a ampliação desta área nas últimas três décadas. Tal adensamento decorreu em razão da constituição e consolidação de grupos de  pesquisas por todo país, ficando estes devotados aos estudos sobre o processo de formação da sociedade brasileira, a partir dos embates travados no âmbito da criação de um “sistema” nacional de ensino público. Com este horizonte o texto procura demarcar qual foi a contribuição da “revolução historiográfica francesa” aos estudos histórico-educacionais e como esta historiografia educacional incorpora as “novas abordagenas”, os “novos objetos” e os “novos problemas” às suas pesquisas. Assim, emerge os debates em torno dos estudos relacionados ao local versus o global, da imprensa enquanto fonte de pesquisa, seja esta especializada ou não. Portanto, esta análise busca discutir em que cenário afloram essas tendências e quais são as perspectivas atuais para o campo da História da Educação no país.
id UFG-9_629b88b165f1d70588911350081b38cf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/17301
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling “INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS.O presente artigo tem a finalidade de apresentar algumas discussões relativas às “inovações” teórico-metodológicas no campo da História Educação, tendo em vista a ampliação desta área nas últimas três décadas. Tal adensamento decorreu em razão da constituição e consolidação de grupos de  pesquisas por todo país, ficando estes devotados aos estudos sobre o processo de formação da sociedade brasileira, a partir dos embates travados no âmbito da criação de um “sistema” nacional de ensino público. Com este horizonte o texto procura demarcar qual foi a contribuição da “revolução historiográfica francesa” aos estudos histórico-educacionais e como esta historiografia educacional incorpora as “novas abordagenas”, os “novos objetos” e os “novos problemas” às suas pesquisas. Assim, emerge os debates em torno dos estudos relacionados ao local versus o global, da imprensa enquanto fonte de pesquisa, seja esta especializada ou não. Portanto, esta análise busca discutir em que cenário afloram essas tendências e quais são as perspectivas atuais para o campo da História da Educação no país.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2012-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1730110.5216/rpp.v9i2.17301Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 35-592178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17301/10388Carvalho, Carlos Henrique deCarvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-25T16:03:15ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv “INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS.
title “INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS.
spellingShingle “INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS.
Carvalho, Carlos Henrique de
title_short “INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS.
title_full “INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS.
title_fullStr “INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS.
title_full_unstemmed “INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS.
title_sort “INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS.
author Carvalho, Carlos Henrique de
author_facet Carvalho, Carlos Henrique de
Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de
author_role author
author2 Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Carlos Henrique de
Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de
description O presente artigo tem a finalidade de apresentar algumas discussões relativas às “inovações” teórico-metodológicas no campo da História Educação, tendo em vista a ampliação desta área nas últimas três décadas. Tal adensamento decorreu em razão da constituição e consolidação de grupos de  pesquisas por todo país, ficando estes devotados aos estudos sobre o processo de formação da sociedade brasileira, a partir dos embates travados no âmbito da criação de um “sistema” nacional de ensino público. Com este horizonte o texto procura demarcar qual foi a contribuição da “revolução historiográfica francesa” aos estudos histórico-educacionais e como esta historiografia educacional incorpora as “novas abordagenas”, os “novos objetos” e os “novos problemas” às suas pesquisas. Assim, emerge os debates em torno dos estudos relacionados ao local versus o global, da imprensa enquanto fonte de pesquisa, seja esta especializada ou não. Portanto, esta análise busca discutir em que cenário afloram essas tendências e quais são as perspectivas atuais para o campo da História da Educação no país.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17301
10.5216/rpp.v9i2.17301
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17301
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v9i2.17301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17301/10388
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 35-59
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329296650240