Uso da torta de mamona na produção orgânica de morangos cv. Camarosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirinus, Marines Batalha Moreno
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barreto, Caroline Farias, Silva, Pricila Santos, Krolow, Ana Cristina Richter, Gomes, César Bauer, Malgarim, Marcelo Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agrarian (Dourados. Online)
DOI: 10.30612/agrarian.v11i39.5263
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/5263
Resumo: No Brasil, a cultura do morangueiro possui grande importância, necessitando de novas alternativas orgânicas para o controle de fitopatógenos no solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de tratamentos alternativos para o controle fitossanitário via solo, na produção e qualidade de pós-colheita de morangos cv. Camarosa. O experimento foi realizado em uma área com nove parcelas de 1,2 m2, por tratamento, distribuídos aleatoriamente, onde o solo foi tratado por 45 dias antes do plantio das mudas, com os tratamentos de 1,5 Kg de torta de mamona com lona preta, biofumigação com 1,5 Kg de torta de mamona, biofumigação com 0,75 Kg de torta de mamona, incorporação de 0,75 Kg de torta de mamona, incorporação de 1,5 Kg de torta de mamona, alqueive e solarização. Para as análises foram utilizados 20 pseudofrutos, com três repetições por tratamento, avaliando-se massa fresca, sólidos solúveis, acidez titulável, pH e ácido ascórbico. Para a acidez, a lona+1,5 Kg e biofumigação+1,5 Kg demonstraram que a torta de mamona elevou a acidez dos frutos. Os sólidos dos morangos na solarização foi superior aos demais, seguido pelos lona+1,5 Kg e incorporação de 0,75 Kg. O pH foi menor nos frutos do incorporação de 0,75 Kg, seguido pelo tratamento com biofumigação. Solarização apresentou a menor massa fresca e ácido ascórbico. O presente estudo demonstrou que a torta de mamona manteve a qualidade dos morangos.
id UFGD-10_be8cdb69d2e8a5bd553b5884e2ebc1b5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5263
network_acronym_str UFGD-10
network_name_str Agrarian (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai
spelling Uso da torta de mamona na produção orgânica de morangos cv. CamarosaFragaria x ananassapós-colheitafitopatógenosbiofumigaçãosolarizaçãoNo Brasil, a cultura do morangueiro possui grande importância, necessitando de novas alternativas orgânicas para o controle de fitopatógenos no solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de tratamentos alternativos para o controle fitossanitário via solo, na produção e qualidade de pós-colheita de morangos cv. Camarosa. O experimento foi realizado em uma área com nove parcelas de 1,2 m2, por tratamento, distribuídos aleatoriamente, onde o solo foi tratado por 45 dias antes do plantio das mudas, com os tratamentos de 1,5 Kg de torta de mamona com lona preta, biofumigação com 1,5 Kg de torta de mamona, biofumigação com 0,75 Kg de torta de mamona, incorporação de 0,75 Kg de torta de mamona, incorporação de 1,5 Kg de torta de mamona, alqueive e solarização. Para as análises foram utilizados 20 pseudofrutos, com três repetições por tratamento, avaliando-se massa fresca, sólidos solúveis, acidez titulável, pH e ácido ascórbico. Para a acidez, a lona+1,5 Kg e biofumigação+1,5 Kg demonstraram que a torta de mamona elevou a acidez dos frutos. Os sólidos dos morangos na solarização foi superior aos demais, seguido pelos lona+1,5 Kg e incorporação de 0,75 Kg. O pH foi menor nos frutos do incorporação de 0,75 Kg, seguido pelo tratamento com biofumigação. Solarização apresentou a menor massa fresca e ácido ascórbico. O presente estudo demonstrou que a torta de mamona manteve a qualidade dos morangos.Editora UFGD2018-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/526310.30612/agrarian.v11i39.5263Agrarian; v. 11 n. 39 (2018); 1-5Agrarian Journal; Vol. 11 No. 39 (2018); 1-51984-2538reponame:Agrarian (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/5263/4328Copyright (c) 2018 Agrarianinfo:eu-repo/semantics/openAccessKirinus, Marines Batalha MorenoBarreto, Caroline FariasSilva, Pricila SantosKrolow, Ana Cristina RichterGomes, César BauerMalgarim, Marcelo Barbosa2019-10-07T16:56:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5263Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarianPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oairevistaagrarian@ufgd.edu.br||1984-25381984-252Xopendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai2019-10-07T16:56:54Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da torta de mamona na produção orgânica de morangos cv. Camarosa
title Uso da torta de mamona na produção orgânica de morangos cv. Camarosa
spellingShingle Uso da torta de mamona na produção orgânica de morangos cv. Camarosa
Uso da torta de mamona na produção orgânica de morangos cv. Camarosa
Kirinus, Marines Batalha Moreno
Fragaria x ananassa
pós-colheita
fitopatógenos
biofumigação
solarização
Kirinus, Marines Batalha Moreno
Fragaria x ananassa
pós-colheita
fitopatógenos
biofumigação
solarização
title_short Uso da torta de mamona na produção orgânica de morangos cv. Camarosa
title_full Uso da torta de mamona na produção orgânica de morangos cv. Camarosa
title_fullStr Uso da torta de mamona na produção orgânica de morangos cv. Camarosa
Uso da torta de mamona na produção orgânica de morangos cv. Camarosa
title_full_unstemmed Uso da torta de mamona na produção orgânica de morangos cv. Camarosa
Uso da torta de mamona na produção orgânica de morangos cv. Camarosa
title_sort Uso da torta de mamona na produção orgânica de morangos cv. Camarosa
author Kirinus, Marines Batalha Moreno
author_facet Kirinus, Marines Batalha Moreno
Kirinus, Marines Batalha Moreno
Barreto, Caroline Farias
Silva, Pricila Santos
Krolow, Ana Cristina Richter
Gomes, César Bauer
Malgarim, Marcelo Barbosa
Barreto, Caroline Farias
Silva, Pricila Santos
Krolow, Ana Cristina Richter
Gomes, César Bauer
Malgarim, Marcelo Barbosa
author_role author
author2 Barreto, Caroline Farias
Silva, Pricila Santos
Krolow, Ana Cristina Richter
Gomes, César Bauer
Malgarim, Marcelo Barbosa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kirinus, Marines Batalha Moreno
Barreto, Caroline Farias
Silva, Pricila Santos
Krolow, Ana Cristina Richter
Gomes, César Bauer
Malgarim, Marcelo Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Fragaria x ananassa
pós-colheita
fitopatógenos
biofumigação
solarização
topic Fragaria x ananassa
pós-colheita
fitopatógenos
biofumigação
solarização
description No Brasil, a cultura do morangueiro possui grande importância, necessitando de novas alternativas orgânicas para o controle de fitopatógenos no solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de tratamentos alternativos para o controle fitossanitário via solo, na produção e qualidade de pós-colheita de morangos cv. Camarosa. O experimento foi realizado em uma área com nove parcelas de 1,2 m2, por tratamento, distribuídos aleatoriamente, onde o solo foi tratado por 45 dias antes do plantio das mudas, com os tratamentos de 1,5 Kg de torta de mamona com lona preta, biofumigação com 1,5 Kg de torta de mamona, biofumigação com 0,75 Kg de torta de mamona, incorporação de 0,75 Kg de torta de mamona, incorporação de 1,5 Kg de torta de mamona, alqueive e solarização. Para as análises foram utilizados 20 pseudofrutos, com três repetições por tratamento, avaliando-se massa fresca, sólidos solúveis, acidez titulável, pH e ácido ascórbico. Para a acidez, a lona+1,5 Kg e biofumigação+1,5 Kg demonstraram que a torta de mamona elevou a acidez dos frutos. Os sólidos dos morangos na solarização foi superior aos demais, seguido pelos lona+1,5 Kg e incorporação de 0,75 Kg. O pH foi menor nos frutos do incorporação de 0,75 Kg, seguido pelo tratamento com biofumigação. Solarização apresentou a menor massa fresca e ácido ascórbico. O presente estudo demonstrou que a torta de mamona manteve a qualidade dos morangos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/5263
10.30612/agrarian.v11i39.5263
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/5263
identifier_str_mv 10.30612/agrarian.v11i39.5263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/5263/4328
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Agrarian
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Agrarian
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian; v. 11 n. 39 (2018); 1-5
Agrarian Journal; Vol. 11 No. 39 (2018); 1-5
1984-2538
reponame:Agrarian (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Agrarian (Dourados. Online)
collection Agrarian (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistaagrarian@ufgd.edu.br||
_version_ 1822179446689366016
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.30612/agrarian.v11i39.5263