Trabalho e conflito: a luta docente pela hora-atividade em Mato Grosso do Sul
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1531 |
Resumo: | A conjuntura educacional atual resulta da conjugação das lutas, conquistas e perdas no que diz respeito à dimensão valorativa do trabalho dos professores tanto no aspecto salarial quanto organizacional de seu tempo de atuação. Nesta pesquisa serão abordadas as condições sociológicas e históricas da luta trabalhista docente em prol de melhores condições de vida, em especial da preparação de suas atividades de ensino. Apesar de esta dinâmica pressupor uma análise macro do sistema econômico e político predominante nos últimos séculos, o que não deixa de ser feito de forma complementar e geral, o objeto central de reflexão aqui é o embate travado nas ultimas décadas através do movimento associativo docente pela conquista e ampliação da hora-atividade em Mato Grosso do Sul. Desta maneira o aparato legal do estado por meio dos estatutos do magistério, as demandas surgidas no pós-constituição de 1988 e o protagonismo do movimento sindical do estado serão os caminhos para a compreensão de como a ideia que culminou na Lei 11.738/2008 foi estruturada e se consolidou em Mato Grosso do Sul. |
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Apesar de esta dinâmica pressupor uma análise macro do sistema econômico e político predominante nos últimos séculos, o que não deixa de ser feito de forma complementar e geral, o objeto central de reflexão aqui é o embate travado nas ultimas décadas através do movimento associativo docente pela conquista e ampliação da hora-atividade em Mato Grosso do Sul. Desta maneira o aparato legal do estado por meio dos estatutos do magistério, as demandas surgidas no pós-constituição de 1988 e o protagonismo do movimento sindical do estado serão os caminhos para a compreensão de como a ideia que culminou na Lei 11.738/2008 foi estruturada e se consolidou em Mato Grosso do Sul.The current educational situation results from the combination of the struggles, achievements and losses with respect to the values dimension of teachers' work both in salary and organizational aspect of its time of operation. In this research will address the sociological and historical conditions of the teaching labor struggle for better living conditions, in particular the preparation of their teaching activities. Although this dynamic assume a macro analysis of the economic system and political prevailing in recent centuries, which does not fail to be done to complement and generally, the central object of reflection here is caught clash in recent decades through the teaching association movement by conquest and expansion of time-activity in Mato Grosso do Sul. in this way the legal apparatus of the state through the teaching of the statutes, the demands arising in the post-1988 constitution and the role of the state of the labor movement will be the ways to understand how the idea that culminated in Law 11,738 / 2008 was structured and consolidated in Mato Grosso do Sul.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-23T19:13:46Z No. of bitstreams: 1 DanielStockmann.pdf: 1960289 bytes, checksum: 5de3ce7aaf05b04614a041b7c99200e4 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-23T19:13:46Z (GMT). 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