Contribuições do PIBID aos licenciados egressos: desafios para a política e para a gestão educacional
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5351 |
Resumo: | Esta Tese de Doutoramento tem como tema o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na perspectiva da política e da gestão educacional, e como objeto de pesquisa, as contribuições do Programa aos egressos de iniciação à docência do estado de Mato Grosso do Sul (MS). O objetivo da pesquisa é analisar o PIBID no estado de MS em relação às contribuições aos licenciados egressos para o ingresso e exercício da docência, na perspectiva da política e da gestão educacional. O tempo histórico da pesquisa contempla o período de 2013 a 2017, tendo em vista o lançamento e a vigência do Edital CAPES n.º 061/2013, que concedeu o maior número de bolsas de iniciação à docência já implementadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na história da política de formação de professores. O problema da pesquisa considerando o objeto, se desmembra nas seguintes questões: 1. A participação no PIBID colaborou para a inserção dos egressos de iniciação à docência como professores nas escolas da Rede Pública de ensino? 2. Quais foram as contribuições do PIBID na perspectiva dos licenciados egressos? 3. Quais foram os desafios e dificuldades encontrados pelos egressos para a inserção profissional? Por meio do método crítico do conhecimento adotou-se a metodologia de natureza qualiquantitativa mediante a pesquisa documental, exploratória, bibliográfica e de campo. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se a análise documental da legislação do PIBID, em relação aos processos formais instituídos no âmbito do Ministério da Educação (MEC) e da CAPES, Relatórios de Gestão da CAPES e das Instituições de Ensino Superior (IES) de MS e, questionários on-line aplicados aos sujeitos da pesquisa (egressos de iniciação à docência). A análise dos dados compete aos procedimentos da análise de conteúdo. A tese defendida é de que o PIBID no MS, na perspectiva da política e da gestão educacional, contribuiu significativamente para a formação dos licenciados egressos com fundamentos teóricos e práticos para melhor compreensão da docência, para a opção da carreira docente e para o seu ingresso no exercício da docência na rede básica de ensino, bem como, evidenciou potencialidades, desafios e perspectivas para uma contribuição significativa na qualidade da formação inicial, na valorização do magistério e na inserção à docência. Nesse sentido, a relevância dessa pesquisa justifica-se pela necessidade de estudar o PIBID em relação aos egressos, uma vez que é possível analisar as contribuições do Programa, com objetivo de conhecer como esses egressos se apropriaram dos conhecimentos e como o PIBID tem contribuído para a prática docente. Os resultados revelaram que apesar das dificuldades, fragilidades e incertezas do PIBID apontadas pelas IES de MS, o Programa tem cumprido o seu papel social na formação dos futuros professores, impactando as licenciaturas, a pósgraduação, a formação continuada e as escolas de educação básica com dinamismo, criatividade e construção de novos conhecimentos. Na perspectiva dos egressos, considerando as categorias temáticas e as dimensões analisadas, o PIBID vem atingindo os seus objetivos e tem contribuído significativamente para o incentivo à docência, para uma formação mais sólida pautada numa prática social e para o exercício da docência. Conclui-se também que, as formações e as vivências no PIBID foram importantes para os egressos, para a construção da sua identidade profissional e para superar os desafios e as dificuldades no início da carreira, possibilitando segurança e conhecimentos para a prática docente. |
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Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2023.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5351Esta Tese de Doutoramento tem como tema o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na perspectiva da política e da gestão educacional, e como objeto de pesquisa, as contribuições do Programa aos egressos de iniciação à docência do estado de Mato Grosso do Sul (MS). O objetivo da pesquisa é analisar o PIBID no estado de MS em relação às contribuições aos licenciados egressos para o ingresso e exercício da docência, na perspectiva da política e da gestão educacional. O tempo histórico da pesquisa contempla o período de 2013 a 2017, tendo em vista o lançamento e a vigência do Edital CAPES n.º 061/2013, que concedeu o maior número de bolsas de iniciação à docência já implementadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na história da política de formação de professores. O problema da pesquisa considerando o objeto, se desmembra nas seguintes questões: 1. A participação no PIBID colaborou para a inserção dos egressos de iniciação à docência como professores nas escolas da Rede Pública de ensino? 2. Quais foram as contribuições do PIBID na perspectiva dos licenciados egressos? 3. Quais foram os desafios e dificuldades encontrados pelos egressos para a inserção profissional? Por meio do método crítico do conhecimento adotou-se a metodologia de natureza qualiquantitativa mediante a pesquisa documental, exploratória, bibliográfica e de campo. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se a análise documental da legislação do PIBID, em relação aos processos formais instituídos no âmbito do Ministério da Educação (MEC) e da CAPES, Relatórios de Gestão da CAPES e das Instituições de Ensino Superior (IES) de MS e, questionários on-line aplicados aos sujeitos da pesquisa (egressos de iniciação à docência). A análise dos dados compete aos procedimentos da análise de conteúdo. A tese defendida é de que o PIBID no MS, na perspectiva da política e da gestão educacional, contribuiu significativamente para a formação dos licenciados egressos com fundamentos teóricos e práticos para melhor compreensão da docência, para a opção da carreira docente e para o seu ingresso no exercício da docência na rede básica de ensino, bem como, evidenciou potencialidades, desafios e perspectivas para uma contribuição significativa na qualidade da formação inicial, na valorização do magistério e na inserção à docência. Nesse sentido, a relevância dessa pesquisa justifica-se pela necessidade de estudar o PIBID em relação aos egressos, uma vez que é possível analisar as contribuições do Programa, com objetivo de conhecer como esses egressos se apropriaram dos conhecimentos e como o PIBID tem contribuído para a prática docente. Os resultados revelaram que apesar das dificuldades, fragilidades e incertezas do PIBID apontadas pelas IES de MS, o Programa tem cumprido o seu papel social na formação dos futuros professores, impactando as licenciaturas, a pósgraduação, a formação continuada e as escolas de educação básica com dinamismo, criatividade e construção de novos conhecimentos. Na perspectiva dos egressos, considerando as categorias temáticas e as dimensões analisadas, o PIBID vem atingindo os seus objetivos e tem contribuído significativamente para o incentivo à docência, para uma formação mais sólida pautada numa prática social e para o exercício da docência. Conclui-se também que, as formações e as vivências no PIBID foram importantes para os egressos, para a construção da sua identidade profissional e para superar os desafios e as dificuldades no início da carreira, possibilitando segurança e conhecimentos para a prática docente.This Doctoral Thesis brings as its theme the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) from the perspective of educational policy and management and as research object, the contributions of the Program to graduates of teaching initiation in the State of Mato Grosso do Sul (MS) – Brazil. The goal of this study is to analyze the PIBID in the State of MS regarding to its contributions to the graduates for exercising and teaching from the perspective of educational policy and management. The historical time of the research is from 2013 to 2017, in view of the launch and validity of the CAPES Announcement No. 061/2013, for granting the largest number of scholarships for teaching initiation implemented by CAPES in the history of teacher training policy. The research problem, taking into account the object, is broken down into the following questions: 1. Participation in PIBID contributed to the inclusion of graduates from initiation to teaching as teachers in public schools? 2.What were the contributions of PIBID from the perspective of the graduates? 3. What were the challenges and difficulties encountered by the graduates in their professional insertion? By the critical knowledge method, a quali-quantitative methodology was adopted by means of documentary, exploratory, bibliographic and field research. As a data collection procedure, we used the documental analysis of the PIBID legislation regarding the formal processes instituted in the scope of the Ministry of Education (MEC) and the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Also, Management Reports from CAPES and Higher Education Institutions (IES) of MS, besides on-line questionnaires applied to the research subjects (egresses of initiation to teaching). The data analysis is based on the content analysis procedures. The thesis defended here is that the PIBID in MS, from the perspective of educational policy and management, contributed significantly to the training of graduates with theoretical and practical foundations for a better understanding of teaching. Besides, for the option of a teaching career and for their entry into the teaching profession in the public basic education, as well as highlighting its potentials, challenges and prospects for a significant contribution to the quality of initial training, the appreciation of teaching and insertion into the teaching profession. In this sense, the relevance of this research is justified by the need to study the PIBID in relation to its graduates, since it is possible to analyze the contributions of the Program, with the aim of knowing how these graduates appropriated the knowledge and how the PIBID has contributed to their teaching practice. The results showed that despite the difficulties, weaknesses and uncertainties from PIBID, as pointed out by the IES of MS, the Program has fulfilled its social role in training future teachers, impacting undergraduate courses, graduate studies, continuing education and basic education schools with dynamism, creativity and the construction of new knowledge. From the perspective of the graduates, considering the thematic categories and the dimensions analyzed, the PIBID has been reaching its objectives and has contributed significantly to the encouragement of teaching, to a more solid formation based on a social practice and to the exercise of teaching. It is also concluded that the training and experiences at PIBID were important for the graduates, for the construction of their professional identity and to overcome the challenges and difficulties at the beginning of their careers, providing confidence and knowledge for teaching practice.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-03-06T18:20:05Z No. of bitstreams: 1 AdrianadeFatimaVilelaBiscaro.pdf: 2491337 bytes, checksum: 3783e9f9d12270fe13f792526f4453f4 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-06T18:20:05Z (GMT). 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